terça-feira, 10 de maio de 2011

Mais mentiras do "Novo Modelo de Tributação"

Outra mentira do Novo Modelo de Tributação: os valores das taxas estão defasados.
Segundo dados constantes do Tribunal de Contas do Estado, de 2003 a 2009, a receita proveniente de taxas cresceu 79%. No mesmo período, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) aumentou apenas 29,75%. Vale dizer: a arrecadação de taxas, no período, cresceu quase 50% acima da inflação.
Nesse período, quem mais contribui para o incremento da arrecadação com taxas foi o ex-prefeito Marcos Alvim. De 2006 para 2007, no seu governo, essa receita passou de R$ 2,3 milhões para R$ 3,1 milhões de reais, correspondente a um aumento de mais de 809 mil reais. Em termos percentuais, houve um acréscimo de 35% num só ano. Apenas para lembrar, a inflação oficial em 2006 foi de apenas 3,14%. Em outras palavras, a arrecadação aumentou mais de 30% acima da inflação.

Embora outros fatores possam influenciar nesses aumentos arrecadatórios, é possível afirmar, com certeza, que a receita com taxas, sobretudo com as de serviços urbanos, vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos a ponto de, atualmente, corresponder ao dobro do que é arrecadado com o IPTU. Isso explica por que os governantes vivem reclamando que não têm dinheiro para gastar. O curioso é que foram eles mesmos que optaram por aumentar absurdamente, como visto, o valor da taxas, sobretudo as de serviços urbanos, que, por coincidência, vão parar nos bolsos das empreiteiras que prestam serviços de coleta de lixo, varrição e conservação de ruas. Por que será?

2 comentários:

Aristeu disse...

Não é aquele velho ditado que quanto mais ganha mais gasta? Ou seria mais gosta?

Anônimo disse...

É MUITO CONFUSO ESTE PREFEITO

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...