Rádio Viola - Araguari-MG - 100% caipira!

terça-feira, 18 de junho de 2024

Operação Transata: investigações envolvendo ex-secretário da Prefeitura de Araguari



O engenheiro Dickson Santos Gomes, ex-secretário de planejamento e gestor de contratos da Prefeitura de Araguari, está atualmente sob investigação por corrupção na Prefeitura de Goiânia. Após deixar esse cargo em outubro de 2022, ele assumiu a superintendência de obras e infraestrutura na Seinfra da capital goiana, onde permaneceu por cerca de um ano e quatro meses. Durante esse período em Goiânia, foi mencionado em escândalos graves, envolvendo crimes de corrupção, segundo reportagens do jornal O Popular (leia aqui).

De acordo com a Polícia Civil de Goiás, Dickson Santos Gomes é suspeito de ser elo entre o ex-titular da Seinfra, Denes Pereira, e um grupo empresarial envolvido em um esquema de fraude em licitações e contratos relacionados à iluminação pública, tema central da Operação Transata da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) -  veja a reportagem da TV Anhaguera aqui.

Dickson atuou na Prefeitura de Goiânia em outubro de 2022 como diretor administrativo da Seinfra, passando a exercer, uma semana depois, o cargo de superintendente. Ele foi exonerado em 1º de março de 2024, logo após a Operação Lumière da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra Ordem Tributária (DOT).

Já a Operação Transata investiga irregularidades no uso de atas de registro preços publicadas por outros municípios, prática que nem sempre é economicamente vantajosa e pode ser usada no desvio de dinheiro público para os bolsos de agentes públicos e empresários. Conforme já divulgado pelo blog, as empresas investigadas (Elétrica Radiante, Goiás Led, Delvalle e Elétrica Luz) e outras contratadas pelo município de Araguari são originárias de Goiânia. Essas fornecedoras de material elétrico, conforme noticiado anteriormente (leia aqui), possuíam contratos de R$ 18 milhões com a Prefeitura de Araguari. 

Os fatos aqui narrados levantam sérias questões sobre a lisura de contratos e licitações em Araguari. Mais do que isso, exigem que o Ministério Público do Estado de Minas Gerais cumpra a sua função constitucional e investigue imediatamente os fatos ocorridos no município, conforme solicitamos no blog (clique aqui) e requerido em denúncia encaminhada ao órgão (leia aqui).


Saiba mais...

Comissionado foi elo de empresas com secretário de Infraestrutura, diz Polícia Civil  

Mistérios empresariais: 🕵️‍♂️conexões obscuras entre fornecedores de material elétrico para a Prefeitura de Araguari

💡 Iluminando o mistério: empresas de Goiânia no Natal Luz 2023

O modo de agir das empresas de material elétrico de Goiânia nas licitações




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Será?