sábado, 7 de maio de 2011

Araguari continua sem atendimento no PSF

 



Cidade tem 13 unidades do Programa de Saúde da Família

A falta de médico nos Programas de Saúde da Família (PSF) em várias cidades da região foi assunto no MGTV. Os municípios estavam correndo o risco de ter os recursos bloqueados e as equipes descredenciadas pelo Ministério da Saúde.
A Superintendência Regional de Saúde se reuniu com os prefeitos dessas cidades para resolver o problema. A previsão era de que esta semana as cidades já teriam médico. A equipe de reportagem do MGTV voltou a Araguari e a situação continua a mesma.
Leia também: Araguari pode ficar sem recursos para o PSF
Na parede o aviso: hoje não terá atendimento médico. Há meses o Programa Saúde da Família do bairro São Sebastião, em Araguari, vive esta realidade.
Araguari tem 13 PSFs. A unidade do bairro é a única que tem duas equipes sem médico. Pacientes reclamam que, às vezes, a espera ultrapassa a madrugada.
Funcionários disseram que um médico emprestado atende quando tem demanda. O problema é que, às vezes, as pessoas procuram pelo atendimento quando ele não está.
Por causa desta situação Araguari ficou entre os municípios com riscos de ter recursos do PSF bloqueados ou as equipes descredenciadas pelo Ministério da Saúde.
Em entrevista ao MGTV na semana passada, o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Daltro Catani, garantiu que esta semana a situação estaria resolvida, o que não ocorreu em Araguari. Segundo o secretário interino de Saúde, Elpenides Barbosa, três médicos estão em fase de contratação.
Para despertar o interesse dos médicos, o município aumentou a possibilidade de renda. Com salário e incentivos o profissional pode ter ganhos de até R$9 mil por mês.
Segundo Daltro Catani, o procedimento tomado em Araguari estava dentro do que foi proposto. Algumas cidades já têm o médico atendendo e as que ainda não atendem estão em fase de contratação devido a um processo interno de cada Prefeitura.
Transcrito do site Megaminas

Pitaco do blog
Alguns médicos públicos estão mais interessados em passar a maior parte do dia atendendo em seus consultórios particulares. Claro, não querem abrir mão dos salários recebidos do município. Afinal, esse negócio de atender  em PSF, além de ser chato, acaba reduzindo a clientela de seus consultórios e clínicas particulares. É a suprema falta de ética (de vergonha na cara) desses profissionais e de quem deveria fiscalizá-los.
Enquanto isso, a Prefeitura quer construir mais PSFs, Policlínicas e UPAs. Pelo jeito, teremos novas unidades-fantasmas, sem funcionários, sem equipamentos...

8 comentários:

Anônimo disse...

QUE IRONIA DA VIDA

Associação Médica de Araguari - Carta Aberta à População Araguarina

Qua, 03 de Dezembro de 2008 21:00

Diante dos recentes eventos em torno da escolha do Secretário de Saúde do futuro governo municipal a ser iniciado em janeiro de 2009, e tendo em vista as muitas versões surgidas na imprensa escrita e falada e também em vários setores da sociedade, sobre a participação da classe médica nessa escolha, a AMA - Associação Médica de Araguari, através de sua diretoria, vem a público relatar os fatos tal e qual estes foram se sucedendo nos últimos meses.

Leia também:
Governo Marcos Coelho vive primeira crise pública

- A AMA organizou encontros com os candidatos a prefeito, e no encontro com o candidato Marcos Coelho, este afirmou que, se eleito, acataria sugestões da classe médica para o nome que assumiria o cargo de Secretário de Saúde.

- Uma vez eleito, Marcos Coelho reforçou o seu compromisso e sugeriu que lhe fosse enviada uma lista com 3 nomes aprovados pela classe médica, de onde sairia o futuro Secretário. Posteriormente, ponderou que a indicação de um único nome, tornaria o processo mais fácil.

- Em Assembléia Extraordinária da AMA, em que houve comparecimento expressivo de profissionais, a maioria decidiu pela apresentação de um único nome: o do Dr. Dilson Martins de Deus, que já havia sido anteriormente sondado pelo prefeito eleito para ocupar o cargo.

- Nesse ínterim, surgiu entre a classe médica um abaixo-assinado de apoio ao Dr Dilson, subscrito por 73 profissionais (em poder desta Associação).

- Acreditando estar cumprindo seu papel a AMA levou ao prefeito eleito a correspondência com sua sugestão de nome para ocupar cargo de vital importância, e seu compromisso de cooperar com o governo municipal em qualquer circunstância. (documento 1)

- No dia 29 de novembro, o Dr. Dilson foi convocado pelo prefeito, seu vice, e seus assessores diretos, sendo-lhe dito que razões políticas o impediriam de assumir o cargo, e portanto seu nome estava descartado.

- No dia 1º de dezembro esta associação recebeu correspondência da equipe do prefeito eleito, em que solicita que seja enviada “uma ‘lista tríplice’ de nomes de pessoas ligados a lideranças na área de saúde, para ocupar o cargo de Secretário de Saúde do Município”, enfatizando que “o profissional escolhido deverá ter disponibilidade de tempo integral”, e ainda cita artigo de colunista do Jornal Gazeta do Triângulo como demonstração da preocupação da imprensa local e da comunidade araguarina com a escolha do nome para a pasta da saúde. (documento 2)

Esta associação tentou participar do processo de escolha do futuro Secretário de Saúde da maneira mais democrática e transparente, sem exigências e/ou contra-partidas, sem conchavos ou interesses escusos, e sempre de acordo com os princípios éticos que regem a profissão medica, e devem reger também os assuntos de governo.

A AMA considera a escolha do secretariado uma prerrogativa inegociável do prefeito eleito, e nossa participação neste processo deu-se a partir de diálogo objetivo e saudável com o ainda candidato Marcos Coelho.

-Portanto, neste momento, em vista dos desdobramentos relatados, a AMA acredita que sua contribuição nessa escolha dá-se por encerrada.

Reitera que respeita as decisões do prefeito eleito e sua equipe, e que estará disposta a colaborar sempre que os interesses públicos e da cidade estejam acima de interesses individuais e privados.

Reitera ainda que estará atenta na defesa dos interesses da população e da classe médica araguarinas.

Anônimo disse...

DOCUMENTO 1 - Carta da AMA ao prefeito apresentando nome do Dr. Dílson para Sec. de Saúde

Araguari, 17 de novembro de 2008
Ilmo. Prefeito Eleito de Araguari
Sr. Marcos Coelho

Inicialmente encaminhamos nossos cumprimentos pela sua vitória nas últimas eleições municipais, que o tornam Prefeito de nossa querida cidade de Araguari para o quadriênio 2009-2012. Desejamos-lhe sucesso nesta tarefa honrosa porém difícil, dada a sobrecarga que pesa sobre os municípios brasileiros, notadamente na área da saúde, a qual nos diz respeito mais diretamente. Que a sabedoria, a firmeza, a paciência, a capacidade de dialogar e a proteção divina sejam seus aliados vinte e quatro horas neste período, como também por toda sua vida.

À frente da Associação Médica de Araguari para o triênio 2008-2010, estamos trabalhando no sentido de reerguer nossa instituição, unir a classe médica, participar mais ativamente de nossa comunidade e, principalmente, colaborar para o avanço de nossos serviços de saúde, sejam públicos ou privados. Vimos por meio desta, responder à sua solicitação, plena de princípios democráticos, de que esta Associação Médica apresentasse sugestão de nome(s) para ocupar a pasta da Saúde em sua composição administrativa inicial. Saliente-se que, por razões óbvias, consideramos a escolha de seus auxiliares diretos, sua prerrogativa, obtida a partir de sua brilhante vitória nas urnas. No entanto, atendendo seu pedido, e conforme decisão em Assembléia da Associação Médica de Araguari, realizada em 12/11/2008, regida pelos mesmos princípios democráticos que compartilhamos, gostaríamos de apresentar-lhe o colega Dr. Dilson Martins de Deus como o nome de consenso da Classe Médica para estar a frente da Secretaria Municipal de Saúde, caso esta seja também sua vontade. Esta assembléia contou com uma participação expressiva dos médicos da cidade, que se comprometeram em cooperar - com sugestões e trabalho - no que for necessário para a melhoria da Saúde Pública de Araguari, atuando em sintonia com o futuro governo municipal. Entendemos que, tão importante quanto sugerir um nome para um cargo notoriamente tão difícil, é importante também que estejamos acompanhando e participando das ações da secretaria, sempre atentos e preparados com novas idéias e sugestões. Como foi-lhe apresentado ainda em período de campanha, consideramos de vital importância que se mantenha sempre aberto um canal de comunicação da Prefeitura com a Associação Médica e outras instituições ligadas à área de saúde, sem prejuízo da autoridade do secretário. Finalizando, agradecemos e louvamos sua decisão de ouvir a classe médica, e nos colocamos à sua disposição, sempre objetivando serviços de saúde de qualidade para os cidadãos araguarinos.

Sem mais, despedimo-nos, reiterando nossos votos de sucesso em sua tão digna e nobre tarefa: conduzir a cidade rumo ao desenvolvimento!

Atenciosamente.

José Samuel de Paula
Presidente da AMA

Luís Cláudio Sardeli
Secretário da AMA

Sílvio França Filho
Diretor financeiro da AMA

Yuri Diniz Debs
Diretor Administrativo da AMA

Fabrício Gomes
Diretor Científico da AMA

Anônimo disse...

Calma! A grande técnica sem filiação partidária, a senhora Iara Borges, voltará na segunda e assim exonerará todos os problemas que ela considerar pertinentes à ela e a Eunice. Ela contará ainda com a Lúcia Hirono e Iolanda Coelho para resolver os problemas. Estamos ferrados....

Iconoclasta disse...

A senhora Iara sempre deixou claro que não é política, e que a sua escolha para assumir a pasta da saúde é devido sua qualificação técnica, então a partir de segunda feira da próxima semana a Iara retorna ao seu posto, como é investida de grande saber técnico temos a certeza que casos como esse do PSF e outros em situações horrivéis e desvantajosas vão ser sanados.

Com o descanso da CLIrurgia teve tempo de elaborar uma magnifico projeto para acabar com as filas nas UB's e PS. Basta copiar e colar o link abaixo no seu navegador

http://imageshack.us/f/822/fimdafila.jpg/

Aristeu disse...

AMA... AMA... Que ironia de sigla... ou seria abreviatura de dinheirAMA, dinheiro AMA.

Sandrinha disse...

A ganancia
Ma ta população
A raguarina

Juliana disse...

Estamos apenas COElhendo os frutos de uma terrível barganha.

Anônimo disse...

políticagem meus conterrãneo o que mais haveria de ser não adianta mobizai-vos nas proximas eleições tens o poder de mudar ou não eis aqui meu modesto comentário postado

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...