quinta-feira, 14 de abril de 2011

Secretário-adjunto de Saúde é exonerado do cargo

Rodrigo Póvoa tem domicílio eleitoral em Uberlândia

Na manhã de ontem, 13, o prefeito Marcos Coelho (PMDB) exonerou o secretário-adjunto de Saúde Rodrigo Póvoa Naves que ocupava interinamente o cargo de secretário de Saúde, pelo descumprimento do artigo 80 da Lei Orgânica do município. O assunto veio à tona após Rodrigo ter sido convidado e logo após convocado a participar de uma sessão ordinária da Câmara Municipal para explanar sobre problemas inerentes a saúde em Araguari.
Após ter se recusado a comparecer alegando a falta de informações sobre que assuntos específicos ele relataria, os vereadores Werley Macedo (PDT), Wesley Lucas de Mendonça (PPS), Sebastião Joaquim Vieira (PRP) e Raul Belém (PV), solicitaram ao detentor da pasta sua documentação, tais como ato de nomeação, documentos pessoais e relatório das tarefas executadas. Após apresentados tais documentos, foi verificado que ele tem domicílio eleitoral em Uberlândia desde 2008, causando assim um grande mal-estar na administração municipal.
“Com base no relatório enviado por Rodrigo Póvoa ficou confirmado que ele exercia todas as funções de secretário e sendo assim, ele teria conhecimento das suas ações e obrigações, além disso, após ser convocado pela Câmara, ele deveria ter comparecido, mostrando assim total desrespeito ao legislativo municipal,” afirmou Werley Macedo.
Procurado pela reportagem, o secretário de Governo Leonardo Borelli afirmou que o secretário-adjunto foi exonerado, mas que exercia um ótimo trabalho frente a secretaria de Saúde. “O governo está sendo bastante solidário a ele, uma vez que  realizava um ótimo trabalho frente a sua pasta e a exoneração é motivo de muita tristeza para o Executivo”, relatou Borelli.
Para finalizar o secretário de Governo reafirmou que seu desligamento somente foi realizado pelo descumprimento da Lei Orgânica do município e que a perda será sentida pelo governo municipal.
Transcrito da Gazeta do Triângulo, edição de 14/04/11.
Pitaco do blog
Pesava sobre Al Capone a autoria de diversos assassinatos. Contudo, ele somente foi preso pelo fato de sonegar imposto de renda. O que isso tem a ver com o caso Rodrigo Póvoa?
A resposta é simples. O ex-secretário foi exonerado pelo fato de ter domicílio eleitoral em Uberlândia. Apesar de a exigência de domicílio eleitoral estar prevista na Lei Orgânica do Município, convenhamos que esse não é um pecado mortal. Se ele morasse no Oiapoque ou no Chuí, tudo bem. Ficaria materialmente impossível trabalhar em Araguari. Mas em Uberlândia...
Motivos maiores para o afastamento do ex-secretário-adjunto estariam, a meu ver, no fato de ele ser sobrinho do prefeito (nepotismo) ou em irregularidades na gestão da Secretaria Municipal de Saúde.
Dessa forma, guardadas as devidas proporções entre os pecados cometidos, o ex-secretário Rodrigo Póvoa virou uma espécie de Al Capone araguarino.

18 comentários:

Sandrinha disse...

Na minha humilde opinião... sendo ou não eleitor araguarino... foi de longe o melhor que por ali passou nesse mandato... pelo menos até o momento
E o que precisamos na secretaria de saúde é gente disposta a trabalhar e eu pude ver e de certa forma acompanhar o interesse do jovem Rodrigo Póvoa em aprender e acima de tudo atender com muito boa vontade a todos o que por ali passavam
E esse parentesco nem pesou tanto pelo fato desse moço ser tão empenhado na função que lhe foi passada
E o novo secretario adjunto além de ser anti-social é também um ser intransigente
Agüenta povo!

Unknown disse...

Triste mesmo fica o povo, com mais uma demonstração de desapreço pela lei e a mania de tratar a coisa pública como o quintal da própria casa.

Dúvidas:

1) será que a Câmara (casa dos amigos) ou o Ministério Público tomarão alguma medida para responsabilizar o governo por (mais um) descumprimento da lei?

2) quem vai devolver aos cofres públicos o dinheiro dos salários pagos indevidamente ao (mais um) primeiro-sobrinho?

3) até quando a "turma da madrinha" vai continuar praticando desmandos, grosserias e ilegalidades na gestão da saúde?

Anônimo disse...

"Leonardo Borelli afirmou que o secretário-adjunto foi exonerado, mas que exercia um ótimo trabalho frente a secretaria de Saúde."

Preste atenção; um ótimo trabalho segundo o chefe do governo ao referir ao ex-adjunto.
Acho que o tal Leonardo Borelli até hj não acordou do seu sono que teve inicio no interior do Ginásio Poliesportivo quando dormiu perante os funcionários públicos durante a assembléia do SINTESPA. Alguém acorda-o por favor! Basta ficar dois minutos desperto dentro do Pronto-Socorro e qualquer outra UB's para tragar a realidade das coisas.

Araguarino indefeso e ignorante disse...

O que começa errado, acaba errado! Regras são regras! Lei não se discute, cumpri! É o que prega o senhor prefeito.

Ele foi contundente ao respaldar os atos dos seus comissionados no caso das viagens para tratamento fora do domicílio. E agora?

Neste momento a questão não é a capacidade do jovem Rodrigo e sim, quem será responsabilizado pelo fato que ocasionou sua exoneração, seja, a desobediência e ou incompetência de quem por obrigação deveria conhecer normas mínimas de nomeação de comissinados.

Neste momento o fato se tornou público e o escândalo está sendo discutido a princípio apenas por nós, araguarinos indefesos e ignorantes .

Nossa atuante Promotora, Doutora Leila certamente irá agir neste caso com o mesmo calor e rapidez que foi dado aos servidores públicos que protestaram direitos mínimos pelas ruas da cidade e na porta do Palácio, seja, pedindo o corte do dia e atitude de punição por parte do executivo.

Certamente ela não permitirá que o final desta deplorável história fique apenas na exoneração do jovem e "talentoso" rapaz.

Quem prega retidão deve agir com retidão e o nosso prefeito, esquecendo questões familiares, certamente agirá rigorosamente e de forma inflexível.

Que tal começar devolvendo aos cofres do município tudo que lhe foi pago! Afinal, sua posição de agente político (adjunto e secretário interino da secretaria de saúde) foi irregular e por que não dizer de flagrante delito e criminoso.

Excelêntíssima Promotora, quantos gestores mais estão irregulares? Os atos formais deste jovem e "talentoso" rapaz, quando no exercício do cargo teram nulidade? Nossa cidade agoniza a falta de respostas do judiciário para com fatos envolvendo a secretaria de saúde e o uso do dinheiro público (Hospital Municipal de Araguari, CLI ETC.) o que fará a senhora neste caso?

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 14 de abril de 2011.

Meu Prezado Araguarino indefeso e ( Muito Pouco ) ignorante,

Sempre Muito Pertinente em suas Muitas Postagens...

Ou, totalmente iMPertinente, já que tudo em Araguari depende do prisma de quem lê !!!

Seu anonimato é meu Maior Pesar...

Muito Ponderado e atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Wellington disse...

Sandra
VEJO QUE VOCÊ CONHECEU MUITO POUCO O NOBRE EX-SECRETÁRIO, QUE NUMA ATITUDE COVARDE EXONEROU A MIM E MAIS OUTROS COLEGAS SEM MOTIVO, aliás motivo teve, perseguição, pois na época cobramos melhores condições de trabalho, coisa que a atrapalhada gestão do PMDB desconhece.
Sem contar meu caso particular, note que a saúde está um caos e piorando em abalada carreira e nada foi feito concretamente para pelo menos amenizar o sofrimento do Araguarino.
Em 15 anos de Saúde, acompanho de perto as administrações e essa é de longe, infinitamente, a pior administração que já trabalhei.
Para mim, a saída dele é como trocar 6 por meia dúzia, visto que a atual administração confunde pulso forte com truculência.
Volta Edilvo!

Sandrinha disse...

Colenghe
Eu disse o seguinte: Na minha humilde opinião... sendo ou não eleitor araguarino... foi de longe o melhor que por ali passou nesse mandato... pelo menos até o momento
(NESSE MANDATO)
O Dill vai ser sempre meu favorito.
Bjim

Anônimo disse...

Eu aplaudo de pé estes vereadores.
Agora é continuar puxando pela ponta que vão cair igual banana podre.

Anônimo disse...

será que a sobrinha do tiboca foi exonerada, porque não parece para trabalhar na sec de saude, isso e uma vergonha nos funcionários temos que cumprir horário e nossas obrigações e essa moça não vai trabalhar. cadê a diretora que cuida dessa área, trabalhava no controle da dengue e negou que não poderia causar a botinha, foi para o pronto socorro e como não poderia ter desvio de função foi para vig sanitária, nunca apareceu lá e continuando ganhando alto salário para ficar em casa. vamos la promotora envertigar esse caso, porque sobrinha do tiboca pode?

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 16 de abril de 2011.

Prezado Marcos,

Pelo teor das postagens, vamos acabar chegando à conclusão do óbvio:

- Al Capone por aqui é um reles pau-mandado.

No sistema justo da preclara Matriarca Poderosíssima, estamos mais para ...

AL CALÇOLA.

Sob anonimato, todas as ocorrências, relatos e fatos nada significam.

E assim o reles-Povo, reles-Cidadão-Comum - o tal do reles-Eleitor-IMBECIL-e-IDIOTA vai vivendo cada dia mais subjugado.

É justo. É muito Justo. É JUSTÍSSIMO.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Reles-Anônimo disse...

"Sob anonimato, todas as ocorrências, relatos e fatos nada significam."

Sob o manto da coragem de se expor, acusar, explanar, interpretar, explicar e evidenciar,tem uma única validade e significação: PERSEGUIÇÃO SEM FIM! Quer provas?! Tá de bricadeira ne! Saia da sua própria casca. É muito fácil ter coragem do outro lado rio. Ah! Mas não... Existe instancias superiores que lhe garante o direito de se expressar, ordem jurídica para preservar o exércicio da sua cidadania. A nossa Constituição fala de tantos outros direitos enfim...
Os funcionários da prefeitura que tiveram a coragem de caminharem juntos -imagina um aventureiro solitário- tiveram seus nomes recolhidos e não sofreram retaliação do executivo a mando de quem... de quem?... de quem?... MINISTÉRIO PÚBLICO!!!! IDIOTA É QUEM ACREDITA NESSAS INSTIUIÇÕES COMO MODELO JURIDICO PARA SALVAGUARDAR OS INTERESSES SOCIAIS E INDIVIDUAIS, QUANDO NA VERDADE SERVEM, E SERVEM BEM AQUELES QUE ESTÃO NO EXERCICIO DO PODER COMO PROVOU RECENTEMENTE UM OFICIO DIRIGIDO AO EXECUTIVO PARA TOMAR PROVIDÊNCIAS CONTRA FUNCIONÁRIOS CORAJOSOS E AUDACIOSOS. ERA TUDO QUE O PODER QUERIA, FOI NA VERDADE UMA ORQUESTRA EM CONJUNTO, QUEM DÚVIDA? INGENUO OU IDIOTA? AH! E O RESTANTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA? PARECE NÃO FERIR AS REGRAS DO JOGO DEMOCRÁTICO,SERVE BEM O SEU POVO.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 16 de abril de 2011.

Prezados Srs.,

(...)
É muito fácil ter coragem do outro lado rio. Ah! Mas não... Existe instancias superiores que lhe garante o direito de se expressar, ordem jurídica para preservar o exércicio da sua cidadania.
(...)

Nada mais a declarar.

É parada FEDERAL mesmo.

- ESTADUAL? Perda de tempo.

Do outro lado do rio, mas - por mais de 20 anos do lado daí.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Sandrinha disse...

Anônimos, pelo silencio optam... E de certa forma...
Com razão de sobra
Numa cidade pequena e com tantos olhos a vigiar
É difícil até pensar sem ser analisando e por isso é justificável que muitos por medo de represálias na descrença, se amordaçam,ausentando-se da sociedade e se escondendo atrás do anonimato.
Janis, eu não sou e nem nunca fui (graças a Deus) funcionaria publica, mais digo o que vejo
Essa classe é vigiada e perseguida sem um mínimo de piedade
Eu sempre disse e vou continuar dizendo o que: sinto, penso ou até mesmo vejo
Mais sou obrigada a concordar com alguns que aqui postam que é complicado e meio mostrar a cara e ter que enfrentar os vários caciques da city

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 17 de abril de 2011.

Prezada Sandrinha,

(...)
Eu sempre disse e vou continuar dizendo o que: sinto, penso ou até mesmo vejo
(...)

Não se trata de "peitar", "bater de frente", de enfrentar, desafiar Autoridades, e em quaisquer dos Poderes.

Muito além de questões meramente Políticas, temos uma grave situação Social, cuja tendência é passar para o mais descontrolado terror.

- PERSEGUIÇÃO a quem quer que seja é inaceitável. Aqui pratica-se Terrorismo Social ?!

- IMPUNIDADE - também - quanto a desvios descarados de verba pública é inaceitável. Aqui pratica-se Parcialidade Legal descarada ?!

- POPULAÇÃO morrendo por questões administrativas, culminando na falta de assistência médica é IMPENSÁVEL, INADMISSÍVEL !!! Aqui estamos sob incompetência ABSOLUTA de Gestores ?!

MAIS QUE ILEGAL, É IMORAL !!!

ARAGUARI possue entidades cuja finalidade social - pelo menos em tese - é de "... estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo...", dentre as quais cito formalmente a ACIA, CDL, Lyons, Rotary, DIVERSAS.'. ORDENS.'. MAÇÔNICAS.'., OAB e MP.

Toda e qualquer manifestação SEMPRE terminará justamente nas portas do MP ( não necessariamente nos bastidores ), que subentendemos "MINISTÉRIO PÚBLICO", e jamais "PRIVADO", "PRIVATIVO". Não se trata de um clube.

Seria o momento para ponderarmos sobre realmente o que está ocorrendo em ARAGUARI, e formalizar DENÚNCIA e/ou RECLAMAR PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS na Instituição correta.

Se o fato de Servidores Públicos pleitearem melhores condições de trabalho for motivo para PUNIÇÃO, vou crer que Profissionals Liberais - os Nobres ADVOGADOS, por exemplo - devem abster-se de qualquer manifestação quanto ao seu ambiente de trabalho... em nome da "ética"...

Cáos total ?!

Em tempo:
Autoridade de CACIQUE é dentro da RESERVA INDÍGENA a qual pertence.

Não creio que Araguari ( ainda ) seja uma tribo.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Iconoclasta disse...

A imagem abaixo reflete bem o que a CLI vem fazendo na parte de cima da pirâmide da saúde pública de Araguari. Hahahahahahahahahahahahah

http://img191.imageshack.us/i/strikeg.jpg/

Copie e cole no seu navegador.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 17 de abril de 2011.

Prezado Iconoclasta,

Uma eternidade de "spare"...

Chegará a hora do "strike".

A questão é onde "focar a bola". E jogá-la com determinação.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Sandrinha disse...

Uma tribo ou talvez uma grande fazenda cheia de escravos não importa.
O que sei é que se você depender de qualquer coisinha, com certeza terá que pedir bênçãos a alguém... Ou a chibata comeeee
E isso já vem da cultura dessa nossa terrinha quem tem poder PODE TUDO quem não tem que se AJOELHE E PEÇA...
No meu caso resolvo de uma forma diferente... RSS
"COM MINHA DESAGRADÁVEL PRESENÇA"
E quase sempre dá certo!

Anônimo disse...

E a nora do prefeito. Onde será o cartório eleitoral dela? Araguari...........tenho quase certeza que não.De onde ela é? Não é Araguarina.

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...