segunda-feira, 25 de abril de 2011

A propaganda oficial e a verdade

A Prefeitura vem utilizando de peças publicitárias para divulgar os supostos bons serviços prestados pelo município na área da saúde pública. O mundo não é tão azul quanto o novo modelo de administração apregoa.
Na verdade, essa publicidade veicula informações que precisam ser melhor desmistificadas. Algumas não correspondem à verdade. Nada melhor, então, que ouvir a opinião de um expert no assunto, o professor Edilvo Mota, ex-Secretário de Saúde do município.
Comentando uma postagem anterior do blog, ele abordou o assunto dessa forma:
Suprema ironia: dia 22/04, assisti no Canal 15 a uma propaganda da Prefeitura de Araguari, falando dos gastos com Saúde (repasse de 900 mil anuais à Santa Casa, para custear as UTI's).
1) com a implantação bancada com recursos do governo do Estado de Minas Gerais (PROHOSP), após deliberação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) formada pelos secretários municipais de saúde da região (em 2004, para a UTI Neonatal e em 2007 para a UTI Adulto), fica estranho ler a afirmação do ex-provedor da Santa Casa, em clara pré campanha eleitoral, de que ELE, sozinho, implantou as UTI's;
2) construidas e mantidas com recursos públicos, as duas UTI's internam também pacientes particulares e de planos de saúde. Haveria algum tipo de controle, para equilizar o montante de repasses devidos pela Prefeitura?
3) a falta de cuidado com as ações de PROMOÇÃO e PROTEÇÃO à saúde (PSF, por exemplo) é histórica e notória. Em geral, os políticos preferem gastar com ações que dão visibilidade e permitem a colocação de placas (hospital, policlínica, pronto socorro, etc...). Enquanto isso, o investimento para evitar doenças fica em segundo plano. Os "planos de governo" da campanha de 2008 são um exemplo mal acabado disso, em relação à saúde pública.
Modelo Velho, Modelo Novo... tudo embromação por parte de quem não tem o mínimo compromisso com o SUS.
E ainda temos que aturar vereador dizendo o velho chavão "A saúde pública do Brasil está na UTI".
Por favor, excelências, nos poupem de pieguismo e demagogia barata...

2 comentários:

ANTONIA disse...

DANDO ESMOLA COM ....... DINHEIRO ALHEIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

Anônimo disse...

enriquecimento com dinheiro público é o verdadeiro nome da atual gestão na saúde do município com sustentação da Santa Casa dita"filantrópica" ... campanha pré-eleitoreira e etc...

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...