segunda-feira, 25 de abril de 2011

Portador de AIDS abandonado pelo município

Hoje pela manhã, foi noticiada na Rádio Vitoriosa a existência de um portador de AIDS, morador da zona rural (região do Campo Redondo), que não vem recebendo do município a atenção e o tratamento devidos. Segundo a reportagem, essa pessoa não tem sequer acesso aos medicamentos básicos para viver em condições dignas.
Enquanto isso, o CAE (Centro de Apoio Especializado), que já foi referência nacional na atenção aos pacientes portadores de DST/Aids, está funcionando somente em meio período do dia. Há informações de que, na gestão anterior, apesar de todas as dificuldades, o serviço funcionava 8 horas por dia.
Essa é mais uma obra do novo modelo de administração.

16 comentários:

Anônimo disse...

Informo que o Centro de Apoio Especializado tem atendido no periodo das 7:00 as 13:00 horas até o dia 29/04. A partir do dia 02/05 retorna ao atendimento normal, ou seja, das 7:00 as 17:00 horas. E posso garantir que nenhum paciente esta sem atendimento, como também sem medicação. Medicos e a farmacia continuam a atender normalmente todos os dias, não houve interrupção do atendimento neste periodo em que funcionou por 6 horas diarias.

Leandro Cezar Maniezo disse...

Por que será que as pessoas gostam tanto de escrever anonimamente? Não há motivo nenhum da informação acima ser assinada por um "anônimo".

Anônimo disse...

Deve ser porque as pessoas não buscam as informações corretas para depois publicarem. porque sera que as pessoas gostam tanto de denegrinir o serviço que todos tem medo de aparecer, será preconceito, ou apenas para se auto promoverem? Você já parou para pensar que posso ser um usuario do serviço e que tenho minha identidade garantida por lei?

ANTONIO MARCOS DE PAULO disse...

Caso confirmada, a informação de que o serviço voltará a funcionar das 7 às 17h é importante. Esse é o tipo de informação que a Prefeitura deveria divulgar na imprensa.
De qualquer forma, permanece a questão de um portador de AIDS que está sem atendimento na zona rural de Araguari. Para se ter ideia da situação, uma vizinha dele informou que o único remédio que ele está tomando é dipirona, fornecida por pessoas próximas.
A função do CAE é ir atrás dessas pessoas e ver como elas estão. No caso, basta buscar as informações na Rádio Vitoriosa, que veiculou a reportagem.

Iconoclasta disse...

Essas explicações do anônimo alivia o caos na saúde? hahahahahahahahhahahahahahahahahahah

Anônimo disse...

se a nina estivesse na coordenação isso não estaria acontecendo, volta nina volta?

Anônimo disse...

Anônimo de 25 de abril de 2011 21:49
Você está mais para um pau mandado do que para um usuário do serviço.

Anônimo disse...

porque em Araguari acontece isso, um profissional como a coordenadora nina foi extinta do seu cargo desenvolvendo um ótimo trabalho no cae, isso é questão politica? pense politicos olha o que perdemos, era exemplo na região e agora?

Unknown disse...

A essa altura, não serve de consolo...

Mas a Nina além de referência regional, foi indicada por seus pares para representar o Estado de Minas Gerais no COGE (COMITÊ TÉCNICO DE GESTÃO DAS POLÍTICAS DE DST/AIDS); até ser encostada pelo município em funções meramente burocráticas, muito aquém de sua capacidade profissional, em virtude das "péssimas" escolhas no âmbito da amizade. Com isso, Araguari perdeu assento no COGE.

Compete ao COGE, em parceria com o Ministério da Saúde, deliberar e propor políticas públicas de saúde voltadas para as doenças sexualmente transmissíveis.

Não se deve, claro, desqualificar a equipe que permanece do CAE, cuja competência conheço e atesto. Até porque, sem apoio do núcleo gestor da secretaria de saúde, o CAE pode ter se tornado vítima, ao invés de vilão.

Mas foi, sem dúvida, uma pena o atual governo, seguindo velhos "modelos", se deixar levar por ranços políticos e acordos espúrios e ter rifado a gestão do SUS na cidade, se dobrando a pressões corporativistas descompromissadas com a saúde pública e que, no primeiro balanço da maré, pulou do barco.

No final de 2008, a cidade assistiu atônita a uma guerra ferrenha pelo cargo de gestor do SUS, com direito a "carta aberta", matéria paga em jornal, cobrança de "compromisso escrito", direito de resposta, etc, etc. O que começa mal estruturado, tem tudo para não dar certo.

Em novembro/2008, cheguei ao atrevimento de sugerir ao Jubão, então vice-prefeito eleito, o nome da Nina para assumir como secretária de saúde (como havia sugerido ao ex-prefeito, ao me exonerar do cargo, no início de 2008). Havia (e ainda há) outros bons nomes, como a fisioterapeuta Maria Cecília Santos e o médico Eduardo Braga, profundos conhecedores da estrutura normativa e gerencial do SUS, sérios e comprometidos com o trabalho.

Porém, exercendo seu direito, o governo eleito preferiu ignorar o palpite de um "adversário" que somente existe na visão míope de quem enxerga motivação política onde de fato existe interesse da saúde coletiva.

E a secretaria de saúde continua, há quase 28 meses, sem comando. Ou melhor, sendo comandada do lado de fora, da forma mais truculenta e despreparada possível, sem nenhum compromisso com as premissas do Sistema Único de Saúde.

Lamentável...

Simone Guirelli Borges Mendes disse...

Marcos, ao tomar conhecimento hoje sobre os fatos noticiados aqui e pela Radio Vitoriosa, entrei em contato com a Rádio Vitoriosa através do repórter João Carlos, onde conseguimos o contato com a denunciante. Ao contactar com a mesma, esta não soube repassar as informações corretas, não sabendo nem mesmo o nome do suposto paciente, diz ser apenas seu vizinho, não soube dizer se este realmente é soropositivo, se realiza tratamento, alias, em muitos questionamentos não soube nem responder. Portanto solicitei a mesma que o suposto paciente, sua família e até mesmo a denunciante nos procure no Centro de Apoio Especializado para podermos tomar as devidas providências, ou seja, exames, consultas medicas, medicamentos e até mesmo caso necessário internação. Segundo a denunciante amanha mesmo estará no CAE. Pois conforme a Instrução Normativa nº 1.626 de 10 de julho de 2007 do Ministério da Saúde no seu § 2º do Artigo 1º, onde se diz: “Respeitado o direito à privacidade, será garantido ao usuário o direito de decidir pelo contato, ou não, bem como o melhor meio de estabelecimento deste contato pelo serviço de saúde.”, nós não temos o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido do suposto paciente, portanto não podemos realizar a visita.
Informo também que o atendimento no CAE em momento nenhum foi prejudicado devido à redução da carga horária, pois nos últimos três meses 788 usuários foram atendidos para realização de exames e 236 consultas médicas para pacientes. No mesmo período do ano de 2008, 794 usuários foram atendidos para realização de exames e 206 consultas médicas para pacientes.
Temos também realizado Palestras em Empresas, SIPATs, Escolas e outras instituições que solicitam parcerias com o serviço. Atendimento as Vitimas de Violência Sexual, Acidente Biológico, Hepatites Virais e demais DSTs.
Considero de extrema importância as Coordenações que já fizeram parte deste serviço, e não desmereço nenhuma, inclusive aprendi muito com todas elas. Mas também vejo que as pessoas que criticam a minha Coordenação não me conhecem e nem sabem da minha capacidade de trabalho (dos 21 anos de Funcionária Pública, 13 anos deles dedicados a Aids), deveriam nos visitar e conhecer de perto o trabalho aqui realizado. Pois posso dizer que não é um trabalho fácil, mas com certeza só de saber que estamos contribuindo para que os pacientes tenham uma boa qualidade de vida já se torna extremamente prazeroso. Sabendo que de 30 gestantes soropositivas que foram acompanhadas pelo serviço, apenas uma criança foi contaminada ficamos com a consciência tranquila de que nosso serviço foi bem executado.
Agradeço ao anônimo que elogiou nosso serviço e agradeço também a todos os funcionários do CAE que com todas as dificuldades passadas, mostraram que mesmo com carga horária reduzida, conseguimos atender a todos os usuários do serviço com carinho, presteza e qualidade.
Aguardamos a visita dos interessados para podermos mostrar de perto a estrutura e funcionamento do serviço. Informamos que a partir do dia 02/05/2011 o atendimento será realizado das 7:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas.
Agradeço a sua atenção e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos sobre Prevenção e Promoção dos usuários do CAE, pelo endereço a Praça José Rodrigues Alves, s/nº e pelos telefones 3690-3023 e 3690-3229.
Referencia Tecnica e Assistente Social do Centro de Apoio Especializado DST/HIV/Aids

Unknown disse...

Endosso a declaração da Simone. A competência da equipe do CAE não pode ser empanada pela incompetência pontual da administração pública, em determinados setores, inclusive na direção geral da saúde.

O CAE, sob coordenação de Simone Guirelli, se encontra em boas mãos. Como já esteve antes, sob outra coordenação.

Pena que nem todos os setores da prefeitura estejam contemplados com profissionais do mesmo gabarito e comprometimento.

E mais lamentável ainda é constatar que não é por falta de quadros; mas por pura teimosia...

ANTONIO MARCOS DE PAULO disse...

Agradeço à Simone pelos esclarecimentos. Não esperava outro tipo de comportamento por parte dela.
Sempre que alguma conduta da Administração Pública for questionada, os gestores deveriam vir a público esclarecer. Afinal, ninguém é dono da verdade. Logo, a imprensa e este blogueiro podem cometer erros ou exageros. O importante é que essas dúvidas sejam esclarecidas, como foi feito pela Simone.
Quem dera este tipo de comportamento democrático vigorasse em toda a Administração Pública de Araguari. Todos os questionamentos estariam resolvidos e a população seria mais bem informada.
Ressalto, por fim, que este modesto blog encontra-se à disposição de quem quiser contribuir para a melhoria da cidade, seja por meio de esclarecimentos, como este feito pela Simone, seja mediante o envio de denúncias de cidadãos que se sentirem prejudicados por agentes públicos.

Anônimo disse...

EU ACHO QUE ESSA SIMONE ELA TEM UM PROBLEMA, EU ACHO QUE ELA TEM AQUELA DOENÇA BIPOLAR, TEM VEZ QUE ELA TE TRATA BEM, TEM VEZ QUE NEM OLHA NA SUA CARA. COMO EU CONSIGO ME TRATAR NUM AMBIENTE DESSE.

Anônimo disse...

Ah! Por favor né, anônimo das 05:45 não acredito que vc foi pra internet a essa hora pra escrever bobeira será q estava em uma unidade pública?
A Simone é sim uma profissional extremamente competente e principalmente gosta do que faz, o que infelizmente falta para muitos dos funcionários públicos do município. E o problema é mais uma vez dar crédito, sem averiguar, a essa imprensa marrom que temos em nosso município, imprensa essa que mira acertar a administração mais não percebe que só atinge o funcionário que está trabalhando no limite da paciência e sem nenhuma motivação.

Anônimo disse...

Ei! Bipolar parece ser é esse Edilvo, não acharam não!? kkkkkkkk.....

Sandrinha disse...

Esses são alguns sintomas de um bipolar:

Aumento de energia e disposição; (SEMPRE FOI DISPOSTO)
Humor eufórico; (VIVE DE MAL HUMOR)
Irritabilidade, impaciência, "pavio curto"; (SIM)
Distração; (DE JEITO NENHUM...Q O DIGA OS POBRES ALUNOS DESSE MOÇO)
Exaltação; (KKKKK...NUNK)
Pensamento acelerado, tagarelice; (NOSSAS CONVERSAS SÃO VERDADEIROS MONOLOGOS...SÓ EU FALO)
Insônia; (SIM, TRABALHA ATÉ TARDE DA NOITE)
Otimismo exagerado, aumento da auto-estima;(TMB NÃO)
Gastos excessivos; (MÓ PÃO DURO)
Falta de senso crítico;(ESSA DEIXO PRA VC RESPONDER)

Ele só é chato msm...rsrs
Não briga cmg Dill...hehehe...só tô te defendendo...

Aproveito para parabenizar a atitude da Simone...CONTINUE ASSIM!!!

" funcionário que está trabalhando no limite da paciência e sem nenhuma motivação."

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...