quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Terminal da Vale entra em operação no município

Gazeta do Triângulo, 29/02
Reportagem de Talita Gonçalves

.
São 670 mil metros quadrados de área

e dois terminais de transbordo

O superterminal de cargas da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale S/A, começou a funcionar em Araguari há duas semanas. São 670 mil metros quadrados de área e dois terminais de transbordo, sendo um para fertilizantes e outro para grãos.
O empreendimento representa um investimento de 30 milhões de reais, que consistiu em três etapas de implantação: a primeira foi a instalação do terminal destinado ao transbordo de grãos; na segunda, o transporte de fertilizantes, a utilização de armazéns de cargas, plantas para o processamento de misturas e terminais de cargas, descargas e escoamento. A terceira etapa contemplou além dos carregamentos de grãos e fertilizantes, o transporte de cargas em geral.
A circulação diária é de 150 caminhões, responsáveis pelo transporte de grãos, fertilizantes e contêineres de carga geral. Mais de 150 funcionários foram contratados pela empresa e a expectativa é aumentar a circulação para 400 veículos. No pátio de triagem, os motoristas aguardam para descarregar.
Segundo o prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), o terminal trará um retorno de 15 milhões de reais, quase 8% do orçamento total do município. “É o novo El Dourado de Araguari,” ressaltou.
Por enquanto, os caminhões precisam passar por dentro do bairro Novo Horizonte. O viaduto de acesso possui apenas três metros de largura. “Estamos terminando o asfaltamento para dar acesso à Vale. Acredito que até o final da semana esteja pronto,” adiantou o prefeito.
A Vale pretende construir, entre 90 e 120 dias, outro acesso próximo ao Cesac 4, para melhorar o trânsito de veículos.
Quanto às obras de duplicação no trecho entre a LMG-748 e a BR-365, saída de Araguari para Indianópolis, Marcos Coelho afirmou que é preciso a liberação do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais – DER-MG “Eles querem duplicar, o projeto está pronto, ainda não autorizaram a abertura da licitação,” concluiu o prefeito.
A secretaria de Trânsito e Transportes elaborou um mapa do trajeto que os motoristas precisam percorrer para ter acesso aos terminais de transbordo.

Pitaco do Blog
É inegável o desenvolvimento da cidade. Presencio isso a cada volta à terra natal. Conversando com outras pessoas que vão com frequência à cidade, confirmo a minha constatação.
Num cenário econômico favorável, espera-se que o poder público cumpra o seu papel. Concessão de incentivos, simplificação de procedimentos e divulgação do potencial do município são medidas que devem ser adotadas para aumentar o poder atrativo do município.
A vinda de empresas do porte da Vale, por exemplo, cria uma onda econômica de bem-estar. Nesse tipo de investimento, toda a cidade ganha. Incrementam-se diversos setores da economia. Que outras "Vales" venham.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...