terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Escola de samba de Araguari, MG, desfila sem fantasias e é vaiada

Verba foi retirada três dias antes do carnaval. Presidente da escola não quis falar sobre o assunto.

Na noite desta segunda-feira (21), as quatro escolas de samba de Araguari, no Triângulo Mineiro, realizaram o tradicional desfile de carnaval. Com uma hora e meia de atraso, as escolas desfilaram com as fantasias e carros alegóricos. Entretanto, a escola Unidos do Eugênia e Brasília desfilou sem os adereços de carnaval. Os folõies não entenderam o que aconteceu e vaiaram.
A presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), Luciana Menezes, informou que ainda não conversou com os dirigentes da escola de samba Unidos do Eugênia e Brasília, mas acredita que a falta de tempo pode ter sido o principal motivo para a ausência das fantasias. Já a presidente a escola, Sueli de Fátima, não quis falar sobre o assunto.
Ainda segundo Luciana Menezes, a escola teve problemas com a documentação e só conseguiu retirar a verba três dias antes do desfile, duas semanas depois das outras três escolas. Luciana ainda informou, também, que a escola tem até 60 dias para prestar conta do dinheiro e acredita que eles devem devolver a verba, já que não foi aproveitada.

O desfile
A escola Afochés da Nova República foi a primeira a entrar. A escola do Bairro Maria Eugênia desfilou a história de valorização do negro, a partir da figura de Xica da Silva. A Mocidade Independente mostrou a diversidade que compõe o povo brasileiro.
A escola Arrastão do Bairro Miranda foi a mais aguardada pelos foliões. Ganhou os três últimos carnavais e este ano levou para a avenida um mundo infantil.
Segundo a presidente da FAEC, a aparução dos votos será na quarta-feira (22), às 16h, na Casa da Cultura. 

Transcrito do Portal G1 (clique aqui e veja também o vídeo).

Pitaco do blog
Assim, fica difícil elogiar qualquer ato dos atuais governantes. Todo ano, eles fazem tudo sempre igual. Os recursos para o Carnaval são liberados em cima da hora. Não há tempo para nada.
Normalmente, o repasse de recursos deveria ser feito previamente à realização das despesas.  Essa é a ordem que deveria ser seguida na Administração Pública. Feitos os gastos, é de rigor a elaboração de uma prestação de contas, posteriormente examinada pela FAEC.
Em Araguari, ao que parece, há uma absurda inversão de fases. Como os repasses são feitos no apagar das luzes, as despesas das escolas acabam sendo realizadas antes do recebimento dos recursos. Isso enfraquece qualquer possibilidade de controle, permitindo, por exemplo, o uso de notas frias para comprovar a realização de gastos.
Ainda acerca do Carnaval, vale lembrar que a FAEC contratou os shows e a organização do evento sem licitação. A publicação do resumo dessa contratação somente foi feita na semana passada. Como sempre, faltaram informações essenciais nessa publicidade. Não constaram dela, por exemplo, os nomes das empresas contratadas e os valores pagos pelos shows.
Esse tipo de fato não é novidade na área da cultura em Araguari. Ano passado, tivemos a contratação de um show de Milionário & José Rico por preço acima do praticado em outras cidades.
Creio que já passou da hora de se dar à cultura um tratamento um pouco mais sério. Chega de amadorismo na gestão desse importante setor. Aliás, amadorismo é o que não falta em todos os setores da atual administração.

3 comentários:

Anônimo disse...

se põe fantasia relatório da CLI voces reclamam, se tira fantasia da escola de samba, vocês reclamam, assim não dá.. hahaha

Anônimo disse...

da sim, o que não da é achar que os cidadãos de araguari ainda prestigiam essa palhaçada que é os desfiles das escolas de samba de Araguari, aonde o Rei momo eleito foi o único canditado, aonde a Rainha do carnaval era um travesti, e a princesa do carnaval era a única candidata também... (Ps: uma vaga de princesa não foi ocupada por falta de candidatas...)
Marcar contratos com banda em cima da hora, alguém receber 12.000.00 pra levar uma escola com esse nível pra desfile... TA UMA VERGONHA, SENTI VERGONHA DE SER ARAGUARINO AO VER ESSE CARNAVAL!!
a 3 anos atrás pensei que o nível tava melhorando mais nos ultimos 2 anos só tem caído o nível dessas festas aqui!
Quando os governantes vão se concientizar que Araguari precisa de um carnaval de rua, com blocos, bandas, e trazer turistas pra cidade?!?!?!
aff sem mais. desculpe o desabafo...

Dilson Martins disse...

Deram alguma coisa para o Anônimo!

O sujeito não está falando coisa com coisa. E se não vierem a explicar rapidinho, “tintin-por-tintin”, o ocorrido com o uso de nosso suado dinheirinho publico, outra CLI poderá ser exigida!

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...