sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Finalmente, a CLI da Saúde

Antes tarde do que nunca. A Câmara de Vereadores de Araguari, "sensível" à pressão popular (materializada em uma moção com mais de 3 mil assinaturas), decidiu criar um Comissão Legislativa de Inquérito para apurar as irregularidades ocorridas na Secretaria de Saúde (pagamentos por serviços de manutenção dos aparelhos de mamografia e de raio-x não prestados, aquisição de produtos diversos dos contratados, etc.).  Apenas os vereadores Aladino Costa, Hamilton Júnior e Luiz Porcão se postaram contra a abertura da CLI. Ausente o vereador Tiboca.
Já falamos diversas vezes sobre a necessidade de criação da CLI. As denúncias feitas pela servidora Mirian de Lima, desde o início, nos pareciam graves. Hoje, grande parte dos fatos denunciados já foi confirmada pela sindicância instaurada no Poder Executivo.
Agora, o Legislativo tem a oportunidade (o dever) de aprofundar essas investigações. Diversos aspectos que não puderam ser abordados pela comissão sindicante devem agora ser examinados pelos senhores vereadores. É uma chance impar de se passar a limpo a saúde pública do município. É notório que a má qualidade dos serviços públicos costuma ter suas raízes na má gestão dos recursos públicos, inclusive na prática de atos de corrupção. Assim, a CLI terá uma chance de ouro de punir algumas dessas mazelas e, preventivamente, de cortar futuros males pela raiz.
Mas não se enganem: apenas a primeira barreira foi vencida. Imensos obstáculos políticos estão por vir. Historicamente, sabe-se das dificuldades de se alcançar um desfecho satisfatório para a sociedade nessas investigações legislativas. O cheiro de pizza é persistente. Contudo, esperamos que a CLI avance. Que cumpra a sua função legal. Que procure efetivamente a verdade. Afinal, a função dos vereadores não é caminhar cegamente ao lado do Executivo ou da oposição. Só seremos efetivamente representados pelos vereadores se eles, independente de opções partidárias, trilharem o caminho do Direito e da Justiça. A nós, cidadãos, nos resta a permanente vigilância.

10 comentários:

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 24 de fevereiro de 2012.

Prezados e-Leitores,

Contrariando todas as espectativas dos Figurões Da Política Araguarina, a manifestação pela instauração da C.L.I. surtiu efeito.

Agora, Sindicância pelo Executivo, C.L.I. pelo Legislativo, todos os Processos ao M.P., e uma turma suficientemente bem informada e se organizando para COBRAR, CRITICAR e EXIGIR que cada um faça sua parte.

E QUE FAÇAM BEM FEITO.

Até o momento, apenas a Servidora Pública Mirian de Lima foi punida pela sua atitude, e ainda teve um grande desgaste por tentarem envolver seu ato em "cunho político", com a finalidade deliberada de que seus argumentos fossem desacreditados.

Parabéns aos desbravadores que se dedicaram à causa.

Parabéns também, aos Operadores do Direito que ainda acreditam no próprio Sistema em que labutam.

Parabéns aos Nobres Vereadores que votaram a favor do óbvio.

Votar contra os interesses da POPULAÇÃO no tocante à Gestão da Saúde Pública, em plena Campanha da Fraternidade cujo tema em 2012 é exatamente este, seria induzir-se ao coma Político.

Fonte:
http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade/8731-ministro-da-saude-participa-da-abertura-da-campanha-da-fraternidade-2012

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Anônimo disse...

A senhora Iara Borges mostra toda sua capacidade técnica ao conduzir o governo municipal a duas CLI's na saúde.

Antonia arruda disse...

Me lembro bem quando nós do controle da dengue fomos perseguidos, na gestão de tal secretaria apenas porque somos uma categoria grande e forte e que sempre teve conciencia de seus direitos e deveres, cupria da melhor forma possível nossos deveres, digo isso porque com a estrutura desta administração fica difícil fazer o básico no trabalho, em relação a nossos direitos sempre lutamos com muita força por eles sem deixar de pensar no melhor para o trabalho, como é o caso da carga horária, porém este assunto não precisa mais ser dito basta verificar os dados de cumprimento de metas, imóveis fechados e indices e qukando batemos no peito e espomos toda esta problemática a resposta foi a perseguição usando do abuso de poder para calar a categoria, agora ai está, basta dar tempo ao tempo e ver os resultados quem está sendo investigado por desvio de verbas, superfaturamento e pagamento indevido não somos nos da dengue. Não fico feliz com esta situação, pois quem mais perde com tudo isso somos nós a população de Araguari, espero que os proximos gestores de nossa cidade de prefeito a coordenadores sejam melhor escolhidos por todos.

Anônimo disse...

Parabéns a servidora que não se intimidou e deu a cara a tapa...o povo araguarino se alegra por pessoas assim...

Wellington disse...

Ainda não me dou por satisfeito, apesar de considerar um grande feito a instalçao da CLI. falando em termos de Araguari, deu-se um passo imenso, corroborando para fins mais democráticos e menos coronelísticos.
Entretanto, necessário de nossa parte, ainda não baixar a guarda. Apenas colheu-se as assianturas necessárias para a criação da CLI. O fato de alguns vereadores da base governista terem prontamente assinado, pode acenar para um cenário já engedrado e preparado como uma peça teatral, onde atores decoram o texto da novela que passa em ano de eleições.
Algumas considerações são salutares, como por exemplo: não seria moral afastar a atual secretária de saúde, já que a mesma foi citada no relatório pelo próprio Procurador do Município. Haverá transparência e isenção de investigações com uma das investigadas ocupando cargo de primeiro escalão? Necessário também mover a ex-secretária ao seu cargo de origem, para exercer transparência e isenção de investigações. Já que a maioria das acusações ocorreu quando a mesma ainda ocupava o cargo de gestora da saúde.
Engraçado é que lendo o tópico da Antônia Arruda, lembrei-me do tempo que fui perseguido pela turminha da CLI. Hoje me encontro numa posição bem mais confortável, pois meu nome não está rastejando na lama.

Aristeu disse...

Quanto tempo levará tal CLI? Com certeza os integrantes farão propaganda para si mesmos. O CLIma é de Pizza. CLI MATO TERAPIA.

Unknown disse...

A CLI será um excelente palco pra propaganda eleitoral extemporânea.

No final, indiciarão e punirão uns 3 u 4 bois de piranha, gente de 3º escalão e ponto final...

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 25 de fevereiro de 2012.

Prezados e-Leitores,

(...)
De acordo com Rogério Bernardes Coelho (PTC), presidente da Câmara Municipal, a sessão transcorreu de forma tranquila e, apesar da movimentação iniciada nas redes sociais e de algumas pessoas no município, a decisão de aprovar o requerimento foi espontânea.
(...)

(...)
De acordo com Marcos Coelho todos os funcionários envolvidos estão afastados das funções que ocupavam, sendo que os cargos de confiança não estão mais prestando serviços ao município. “Vamos aguardar e o erário não terá nenhum prejuízo com isso, pois, as pessoas foram afastadas.
(...)

Fonte:

http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=18551:vereadores-aprovam-abertura-de-cli-para-investigar-irregularidades-na-saude&catid=14:politica&Itemid=160

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Wellington disse...

Edilvo Mota e demais companheiros. Se não houver cobrança e fiscalização por parte do povo, a CLI terá um final very NICE... se é que me entendem.....

Unknown disse...

EU... hein!?

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...