quinta-feira, 26 de abril de 2012

Propagando a corrupção

A coluna do ex-prefeito Miguel de Oliveira, Gazeta do Triângulo, 21/04, toca em temas polêmicos. Neste post, abordo aquele em que o colunista fala dos gastos com publicidade às vésperas do processo eleitoral. Concordo com as indagações feitas por ele. De fato, a Prefeitura tem realizado gastos vultosos e estranhos com publicidade e propaganda. Já questionamos isso aqui várias vezes. Estranhamos a postura aparentemente muito branda do Ministério Público diante da utilização de recursos públicos para cultuar a imagem do atual prefeito.

Saboreiem o belo e provocativo texto do colunista e extraiam suas próprias conclusões:

Política IV – Propagando a corrupção
Prega-se nesta cidade de forma tão escancarada o uso do poder econômico (estão vivendo à custa dele?) que a qualquer hora penso que o Ministério Público poderá chamar alguém para se explicar, tamanha é a ênfase com que defendem o uso do dinheiro e a preponderância dos mais abastados.
Participaram ou estariam participando de algum esquema? Conhecem o mapa da mina? Experiência própria?
Estou pensando em requerer à Municipalidade e Legislativo informação detalhada de nomes e valores que se paga a guisa de publicidade. Jornais serem pagos por centímetro quadrado de espaço com divulgação legal e institucional é correto. Agências de publicidade, também. Mas será que no meio de tudo isso estariam outros recebendo? Existem? Se existem, vamos apurar quem, as razões etc.
Parece-me que é obrigatória a divulgação desses pagamentos. Estão publicando? De forma sintética ou analítica?
Jornalismo investigativo. Dará certo em Araguari? Será que a cidade comporta e alguns suportam? Ou vamos regredir à época da intimidação física, ditatorial e coronelismo?

2 comentários:

Aristeu disse...

Corrupção - Quem esteve lá, participou, com certeza, sabe mais que eu.

Anônimo disse...

Cá entre nós, o Miguel de Oliveira, fala muita asneira. Vive cutucando a atual administração e falando de suas experiências políticas (que pra mim não teve grande êxito, como todas).É o sujo falando do mal lavado, até parece que ele não participou de grandes esquemas quando foi prefeito.

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...