sábado, 3 de março de 2012

Município bloqueia parte dos valores repassados a escola de samba

Integrantes da Escola de Samba Unidos do Eugênia e Brasília
durante o desfile do Carnaval Araguari 2012 (fonte: www.gazetadotriangulo.com.br)


O jornal Gazeta do Triângulo informa que o município, por meio da Procuradoria-Geral, bloqueou judicialmente parte do valor repassado à  Escola de Samba Unidos do Eugênia e Brasília. A escola recebeu 12 mil reais do município a título de subvenção para realização do Carnaval. Entretanto, por não ter se apresentado no desfile da forma devida (com fantasias e carros alegóricos), o município obteve ordem judicial provisória bloqueando a quantia de R$ 9.613,00, que se encontrava na conta bancária da agremiação.
A atuação da Procuradoria-Geral do município, no caso, merece elogios. Agindo rapidamente, conseguiu evitar um  prejuízo maior aos cofres públicos.
Por outro lado, o episódio ocorrido no Carnaval deste ano demanda algumas reflexões. É chegado o momento de o município tratar essa questão com maior seriedade. É preciso, inicialmente, verificar se a população está satisfeita com  esse tipo de Carnaval (com desfile de escolas e shows com artistas pouco conhecidos). Permanecendo esse modelo, faz-se necessário que o evento seja devidamente planejado, disponibilizando-se recursos às agremiações com antecedência razoável e exigindo delas as devidas prestações de contas.
Parece-me, ainda, que o município deve repensar o papel da FAEC. Da forma como funciona atualmente, sem autonomia e um quadro profissional suficiente, a autarquia vem cometendo sucessivos erros. Desestruturada, essa entidade, que deveria servir para fomentar a cultura local, acaba sendo palco de irregularidades e de prejuízos aos cofres públicos. 
Clique aqui e leia reportagem do Gazeta do Triângulo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...