quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Por que apoiar os funcionários públicos municipais?

Fizemos uma opção pela imparcialidade sempre. Contudo, ser imparcial não é ser neutro. Assim, em vários casos, temos que optar por uma das posições em rota de colisão. Claro, nosso posicionamento só será realmente imparcial se for devidamente  fundamentado e livre de preconceitos.

Como se sabe, os funcionários públicos municipais vêm pleiteando a melhoria de salários e de condições de trabalho. As razões desse embate com o município de Araguari já são bastante conhecidas de todos. Foram divulgadas em diversos artigos e comentários neste blog e na mídia em geral.

Dessa forma, nos sentimos à vontade para adotar uma posição nessa "batalha". Analisado o quadro atual, não temos dúvidas em defender a posição adotada pelo funcionalismo municipal.

Para fundamentar essa conclusão, citamos alguns motivos: 
  1. o município não vem promovendo a revisão dos salários do funcionalismo público, contrariando, assim, a Constituição Federal, que determina que esses salários sejam revistos anualmente por meio de lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo; 
  2. conforme se vê em diversos comentários de leitores do blog, alguns funcionários concursados vêm sofrendo perseguições por parte de integrantes do alto escalão e de outros comissionados do novo modelo de administração;
  3. os servidores municipais convivem com a falta de condições de trabalho (inadequação do meio ambiente do trabalho, falta de materiais e equipamentos, etc.);
  4. os funcionários concursados vêm sendo frequentemente atacados por alguns veículos de comunicação, sobretudo por pessoas (jornalistas ou radialistas) com estranhos vínculos com o poder;
  5. o novo modelo de administração aprofundou o abismo que separa os servidores efetivos dos comissionados, privilegiando alguns grupos destes últimos com ótimos salários e outras regalias ilegais (caso dos procuradores municipais, por exemplo);
  6. já no primeiro ano de mandato (2009), o Poder Executivo aumentou, injustificadamente, os gastos com pessoal em 19% (quase dez milhões reais);
  7. o novo modelo de administração, contrariando promessas de campanha e dando sequência às ilegalidades do velho modelo, manteve diversos contratos com empreiteiras que, assim, continuam prestando serviços que deveriam ser realizados por funcionários públicos ocupantes de cargos efetivos;
  8. o município possui um número excessivo de cargos exclusivamente comissionados, desrespeitando a Constituição Federal, que diz que cargos em comissão devem ser ocupados preferencialmente por servidores concursados.

Fiquem à vontade para concordar ou não.

16 comentários:

Aristeu disse...

Se o Marcos se posicionou com o funcionalismo nem vou queimar mufa.

Alessandre Campos disse...

"A Lei da Atração é a mais poderosa força do Universo e tudo o que temos na vida – amigos, relacionamentos, carreira, dinheiro, saúde, emoções – é diretamente influenciado por ela. Por isso, é fundamental descobrirmos de que forma ela atua e, principalmente, como fazê-la trabalhar a nosso favor." Livro: A Lei Universal da Atração - Esther e Jerry Hicks.

Isso tudo quer dizer: quem procura acha!
Se o governo planta tempestade, irá colher tempestade.

Unknown disse...

Discordar do mestre Marcos??? Tô fora...

Anônimo disse...

no c p d da prefeitura tem um funcionario chamado humberto, cargo de confiança, o cara não tem um pingo de respeito com o funcionario publico.sempre gritando, humilhando , o mandato esta acabando, e agora?

Unknown disse...

Toda essa lambança teria sido evitada, se no início de 2009, o prefeito tivesse tido o bom senso de receber os servidores da saúde, espezinhados desde então pela truculência de diretores, e ouvido suas ponderações.

Posteriormente, poderia ter recebido a "carta aberta" assinada pelos servidores. Aquele documento seria, inclusive, material para instruir um inquérito interno e apurar responsabilidades; até mesmo para, eventualmente, identificar prática de injúria por parte dos servidores. Tudo seguindo o rito administrativo, em ordem e com serenidade.

Mas, ao que parece, a truculência foi a marca registrada de um modelo que, na verdade, nada inovou. Até os algozes dos servidores são velhos conhecidos dos bastidores que, governo após governo, se penduram em "padrinhos" e "madrinhas" e exercitam seu sadismo na prática do assédio moral.

Troca de secretário(a) não resolve, se o "modelo" mental é o mesmo, guiado pela total falta de sintonia com o direito de expressão e pela falta de respeito ao contraditório.

Roselane( funcionária e cidadã de Araguari) disse...

Pessoal, como funcionária pública agradeço o apoio. Quero mais uma vez utilizar este espaço democrático para deixar uma mensagem para a população de Araguari. Ontem foi realizada uma movimentação do funcionalismo público de Araguari, nos reunimos na Praça Getúlio Vargas às 17:30, após o expediente de trabalho, e antes de nossa assembleia fizemos uma pequna passeata.
Por que realizar uma movimentação no final do dia? Estamos buscando o dialogo com o NOVO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO antes de fazermos qualquer tipo de protesto que venha a interromper o atendimento à população, resolvemos realizar a nossa primeira movimentação fora do horário de serviço. Nós sabemos que, parte do governo e a emprensa marron de Araguari, irá nos acusar de falta de compromisso com a populção por esse motivo decidimos mandar nosso primeiro recado no nosso horário de repouso, mães, pais foram mais tarde para casa, alunos perderam primeiro horário de suas aulas.
Espero assim podermos desmentir as pessoas ferinas que adoram distorcer a verdade. Queremos sim a aumento de salários, queremos respeito, mas também EXIGIMOS da administração condições para pretarmos nosso serviço à POPULAÇÃO DE FORMA DIGNA. Muitas vezes quando a população procura o serviço público, não há um atendimento digno e isto ocorre porque nos faltam condições de trabalho. Por exemplo, poucos médicos,( Quantos médicos aceitam receber o salário pago pela prefeitura?) no controle da Dengue falta pessoal para realizar as visitas domiciliares( EMBORA OFICIALMENTE EXISTAM MUITOS AGENTES DE COMBATE À ENDEMIAS, MAS NO TRABALHO EFETIVO SOMOS POUCOS, O QUE DEVERIA SER REALIZADO EM 40 DIAS ÚTEIS É REALIZADO EM 100 DIAS ÚTEIS). Falo destas duas categorias porque trabalho em uma e encontro muita dificuldade de atendimento quando procuro a outra.
Portanto estou aqui para explicar nossa real intenção com ese movimento e peço o apoio da população, a luta do funcionalismo não é de cunho egoísta, estamos lutando pela melhoria da prestação do serviço público em NOSSA QUERIDA ARAGUARI. OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SÃO CIDADÕES DE ARAGUARI, TAMBÉM SOMOS POPULAÇÃO. TAMBÉM SOFREMOS COM A DEFICIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO. A DIFERNÇA É QUE SOFREMOS DUAS VEZES COMO POPULAÇÃO E COMO FUNCIONÁRIOS, POIS COMO FUNCIONÁRIOS SABEMOS DA FALTA DE CONDIÇÃO DE TRABALHO, SABEMOS DA FALTA DE RESPEITO POR PARTE DE NOSSOS CHEFES E AINDA SOMOS PERSEGUIDOS. Eu mesma esta semana recebi uma advertência. Sabem porque? Reclamei por ter recebido menos de um salário minimo no começo do mês.

Unknown disse...

Roselane,

receba, publicamente, meu apoio como cidadão.

Transmita aos seus colegas servidores a certeza de que, excetuando aqueles que mamam nas gordas tetas da viúva, a população de forma geral compreende e respeita a ação de vocês.

Democracia é isso. Alguns aprendem pelo amor, outros pela dor...

antonia arruda disse...

Companheiros de blog agradeço o apoio de todos, o que queremos é justamente mostrar para a população que o que a "impressa marrom" divulga tentando denigrir a imagem do funcionário de carreira, não é verdade tendo em vista que ontem fizemos uma manifestação pacífica depois do espediente mostrando que nossa intenção não é deixar o povo sem atendimento e si´m conseguir entre outras reposição de perdas salariais e tambem condições de trabalho, agora só depende dos gestores se for preciso possivelmente faremos uma paralisação. MAS UMA VEZ AGRADEÇO AS PALAVRAS DE APOIO DE VC MARCOS DE VC EDILVO E DE VC ARISTEU, NOS APOIANDO EM NOSSA LUTA POR MAIS DIGNIDADE E RESPEITO POR NOS E PELA POPULAÇÃO.

antonia disse...

Concordo Edilvo, tem que mudar a visão ultrapassada de que a repressão combate, pelo contrario os fortes ficam ainda mais fortes. É COMO A ARRUDA AQUELA PLANTA COM CHEIRO FORTE QUANTO MAIS TENTA ARRANCÁ-LA MAIS ELA CHEIRA E SE FORTALECE!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

vejo como um secretario de competencia pode mudar as coisas q saudades do Edilvo como secretario de saude! nele tinhamos privilegios q agora nao temos, e saudade!

Wellington disse...

Concordo com o anonimo acima. O Edilvo è a personificação do Gestor ètico.
A atual gestora, nunca a havia conhecido pessoalmente, e sinceramente, è uma pessoa que não queria ter conhecido, visto a inustiça que essa trouxe a minha vida e a de meus companheiros.
Aguardo a Justiça! confio na justiça. Mas confesso, tenho náuseas quando ouço pronunciarem algo sobre a gestora.
Eu não merecia passar o que passei por causa dela e de suas diretoras.

Anônimo disse...

trabalhei por 2 anos no controle da dengue e tive o prazer de conhecer esta pessoa na qual se chama Wellington Colenghi, trabalhador digno conhece cada detalhe e cada ponto do serviço, na minha epoca ele ainda nao era supervisor geral, fiquei muito triste quando soube por minha amiga que hoje trabalha na zoonoses que ele e mais uns 8 supervisores foram exonerados do cargo de supervisao, no caso do Wellington nao sei o pq de sua saida! por falta de conhecimento e respeito pelos colegas tenho total certeza que nao, mais minha amiga me disse que era pq ele era a favor da jornada de 6 horas diarias na qual sempre foi o horario que mais funcionou de melhor para o rendimento do serviço, como pode uma gestao dessas retirar uma pessoa de gabarito igual a ele do seu cargo, hoje tenho informacoes que as atuais coordenadoras da dengue sao uma tragedia, se preparem eu e tambem a populacao araguarina pq a epidemia denguiana vai começar!

Débora disse...

Pessoal vamos acordar cargo de confiança me falou, a dupla Jubão e Marcão vão concorrer à reeleição, ainda falou com din din,ACORDA ARAGUARI!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ACORDA MARCÃO!!! À CIDADE JÁ SABE À IMPRENSA DIZ TE APOIAR NA MÍDIA POR QUE VC PAGA,DEPOIS CONVERSA COM O POVÃO E FUNCIONÁRIOS DESCE O PAU EM VC.

Débora disse...

Maria Aparecida disse...
Eu fiquei sabendo que será a dupla Marcão e Jubão,Marcão com dinheiro e Paju pelo Carisma,Eunice sem graçinha Mendes como vereadora,eu tenho muito medo...a votação como deputado jubão saiu bem,e o povao de periferia aceita qualquer troco,estou preocupada mas ontem fui à um salão percebi a rejeição vamos começar a trabalhar.Me falaram que vem um aumento para adoçar nossa boca,cenas dos próximos capitulos,bom domingos à todos

Wellington disse...

DÈBORA
Essse governo é tão ogro, que aumento nem pra adoçar boca não. Nem os governos mais populares deram, quanto mais esse carrasco de mentalidade empresarial.
Mesmo se tiver aumento,coisa que particularmente dúvido, é muito pouco, visto que esse governo queimou_se com todos os setoes da comunidade. Se não fizeram nada ate agora, daqui pra frente só piora.

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...