quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aparelho de mamografia guardado no Palácio dos Ferroviários causa polêmica em Araguari

Escrito por Fabryne Obalhe   
Qui, 10 de Fevereiro de 2011 00:00

Nos últimos dias circulou rumores pela cidade de que um mamógrafo antes utilizado no Pronto Socorro Municipal estaria guardado no Palácio dos Ferroviários, sede da prefeitura de Araguari. A suposta situação aos poucos se espalhou deixando a comunidade perplexa diante do fato que poderia estar deixando inúmeros pacientes sem atendimento.
À reportagem, o secretário municipal de Gabinete, Aloísio Nunes de Faria, esclareceu a situação. Segundo ele, tudo começou quando há algum tempo a Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária, através da Gerência Regional de Saúde de Uberlândia interditou o local onde funcionava o aparelho dentro do Pronto Socorro, de forma que, para o atendimento voltar a ser feito no PSM seria necessário uma obra, a qual ficaria em torno de R$ 60 mil. O investimento, na ocasião foi considerado inviável. Neste sentido, conforme informou o secretário, a primeira iniciativa por parte da prefeitura foi tentar transferir o mamógrafo para a Policlínica que funciona através de um convênio com a Faculdade de Medicina de Araguari – Unipac - no hospital Santa Marta. Entretanto, a medida novamente foi considerada inexeqüível tendo em vista a necessidade de se fazer, assim como no Pronto Socorro, um investimento na estrutura física e ao que tudo indica a universidade está orçando este valor. “Somente por essas circunstâncias é que o mamógrafo continua guardado no Palácio”, completou ele.
De acordo com Aloísio Faria a comunidade não saiu perdendo tão pouco teve prejuízos com relação aos atendimentos. Até porque o município indicou e encaminhou todos os pacientes para clínicas particulares da cidade que possuem o mamógrafo sem ao menos terem que ficar a espera em filas.
Na oportunidade, o secretário lembrou que a construção da nova sede da Policlínica está adiantada. E a previsão é de que até meados de julho ou agosto deste ano possivelmente a unidade de atendimento médico possa ser inaugurada.

Transcrito do Gazeta do Triângulo.


Pitaco do blog
De fato, o mamógrafo está guardado em depósito ao lado Palácio dos Ferroviários. Não só ele, mas também algumas caixas com filmes para mamografia.
Há três semanas, recebemos essa informação, com fotografias anexas, aqui no blog. Como a denúncia indicava o armazenamento inadequado de material com prazo de validade por expirar (filmes para mamografia) e a possível existência de um mamógrafo transportado e guardado sem as devidas cautelas, encaminhamos essas informações ao Ministério Público Federal (MPF) e à Corregedoria-Geral da União (CGU), uma vez que o assunto poderia ser de interesse da União.
O MPF instaurou procedimento investigatório preliminar, solicitando à Gerência Regional de Saúde em Uberlândia (GRS) que, no prazo de 30 dias, realizasse fiscalização no local onde o material se encontra armazenado. 
Ainda não obtivemos resposta da CGU.
Bem, o assunto ainda será objeto de discussões e controvérsias. Por ora, importa esclarecer que, apesar de aparentemente a população não ter sido prejudicada, esse fato demonstra a desorganização reinante na saúde pública de Araguari. Vejamos.
No ano passado, o mamógrafo e aparelho de raio x do Pronto Socoro Municipal deixaram de funcionar por causa de problemas nas instalações daquela unidade. Por causa disso, a população ficou sem atendimento por alguns dias até que fossem contratadas empresas particulares para prestar esses serviços. Isso, por si só, já causou prejuízo aos usuários do SUS. Basta lembrar, por exemplo, que qualquer demora na realização de uma mamografia pode representar a impossibilidade de cura do câncer.
Bem, voltaremos ao assunto oportunamente, quando tivermos maiores informações sobre o andamento da fiscalização empreendida pela GRS e a respeito dos gastos que o município teve na terceirização desses serviços. 
De qualquer forma, mesmo em um análise superficial, não nos parece correto possuir os equipamentos (raio x e mamógrafo) e ter funcionários para operá-los, mas, mesmo assim não realizar diretamente os serviços por causa de falhas evitáveis nas instalações físicas de unidades de saúde.Quem ganha e quem perde com isso são os mesmos de sempre. Advinhem?

27 comentários:

Anônimo disse...

A cada enxadada, uma minhoca.

ZEZANA disse...

Queridos neófitos, o pior é que um colunista do respeitadíssimo JORNAL O CORREIO disse que é uma armação contra a SENHORA SECRETÁRIA DE SAÚDE. ESPERO QUE DESTA VEZ NÃO CULPEM OS AGENTES DA DENGUE.

Anônimo disse...

ISSO E UM ABSURDO TANTA GENTE PRECISANDO DE UM EXAMA DESSE E O APRELHO QUARDADO NOSSA E O FIM OND VAMOS PARAR COM ESSA SAUDE PRECARIA ASSIM AINDA DIZEM Q E SUS FAÇIL SO SER FOR FAÇIL PRA MORRER

Débora disse...

O neófito é muito respeitado,por quem? Djair não adianta defender um governo indenfensável,oposição trabalha em ação.Situação trabalha puxando sacão são tudo em vão.

Wellington disse...

Xi!
Será que vão culpar a minha categoria de novo?
Será que nós agentes de endemias vamos ter de ouvir falar ( Sim, por que não perdemos tempo lendo o Correio nem o Diário), que tudo isso á uma retaliação pela troca de supervisores....
Mas pelo que percebo pela contagem de acesso a este blog, este veículo de comunicação é muito mais lido do que estes outros jornalecos de pseudo-repoteres com mentalidade funesta.

antonia disse...

Será o povo Marcos? Como sempre, e estão dizendo que a população não foi lesada por que estão realizando o exame na rede particular, com não foi lesado e o dinheiro gasto com a máquina e com os filmes prestes a vencer e vencidos quem os comprou não foi o povo, e o gasto com serviço tercerizado s3endo que a prefeitura poderia realizar estes exames e aí como fica? E ainda tem gente querendo defender.

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 10 de fevereiro de 2011.

Prezados Srs.,

E ... falando em ABOBRINHAS neófitas...

(...)
É muito fácil fazer oposição a um executivo

dócil,

ético e

honesto,

porque se não o caso teria parado na policia, mas felizmente nem tudo está perdido, porque deixa um alerta a parte desta imprensa mentirosa, e aos opositores de objetivos não muito claros, mas que sambemos quais sejam, os da eleição de 2012, que o povo, está cansado de Abobrinhas e, de coisas sem nenhum fundamento.

Vamos aprender gente !!!
(...)
Fonte:
http://www.correiodearaguari.com/correio/index.php?option=com_content&task=view&id=3657&Itemid=37

Vamos PRENDER, gente !!!

Ou, ao menos, apurar né ?!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Ianis disse...

Então tá então. Sambemos todos...

Nas eleições passadas, e também nas próximas!

( sic )

;-)

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Aristeu disse...

Quem procura... RACHA!

Anônimo disse...

Na coluna Salista Mista do Jornal Correio:
"Consta que os filmes que estavam juntos com o mamógrafo no depósito da Prefeitura foram retirados do local para um outro barracão sem autorização superior e, o que é pior, suspeita-se que foi uma armação contra a Secretária de Saúde para induzir o cidadão crédulo que houve negligência por parte da Secretária."

Será que ainda é preciso arquitetar algo para mostrar a incompetência da atual secretária de saúde?! Essa Iara prova sua inaptidão para o cargo desde que assumiu a pasta.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Jornal DIÁRIO DE ARAGUARI, coluna "CURTAS", 11.02.2011:

"MISSÃO IMPOSSÍVEL? II"

"A Secretária de Saúde, que trouxe paz para a pasta, tem uma prioridade pela frente, que é cumprir as exigências e levar o Pronto Socorro para o prédio do Hospital Municipal."

Com a palavra, os neófitos servidores municipais da Saúde, beneficiados pela PAZ NO SETOR...

servidor interessado disse...

Paz, onde está não achei, bom o que vejo é falta de condições de trabalho por exemplo amis ou menos dois anos estamos esperando a chegada de óculos escuro adequado, que é algo indispensável, para os funcionários que trabalham expostos ao sol, como na saúde é o caso dos agentes comunitários e da dengue, podemos ver diversas reportagens com demartologistas falando aa respeito do assunto onde o sol prejudica a retina e também o problema de cancer na palpebra, mesmo assim continuamos sem o equipamento os tem estão velho provavelmente não mais protege os olhos. E também na falta de pessoal volto a repetir alguns bairros na cidade estão sem cobertura de agente da dengue em época a qual o controle tem que ser maior, a falta de médicos em postos de saúde no pronto socorro e etc. Agora respondam está em paz?

Anônimo disse...

A secretaria trouxe paz ....
A vida de nos agentes sainitarios virou um inferno depois da entrada da Iara Borges. Perseguições, humilhações, igerencias e falta de identidade da responsavel tecnica e da nova coordenadora para com o grupo.
Para se tr uma ideia, uma nova supervisora atirou uma andeira que utilizamo na reisencia para loalização na cara de uma colega servidora.
A resposta da supervisora geral em meio aos protestos da sevidora humilhada, eh que ela precisava rezar. Ja a coordenadora, disse que a supervisora que atirou a abndeira na outra colega, eh a melhor supervisora atualmente.
Não bastasse o circo da força tarefa que nada adiantou.
Isso eh paz onde...
os unicos que tem paz, sao aqueles que estaço trabalhando no PA CENTRAL QUE CHEGAM A HORA QUE QUREM E VÃO EMBORA A HORA QUE QUEREM E PUXAM SACO DA NOVA COORDENADORA PARA MANTER BENEFICIOS....E NINGUEM FAZ NADA!

Anônimo disse...

Texto corrigido
A secretaria trouxe paz ....
A vida de nos agentes sainitarios virou um inferno depois da entrada da Iara Borges. Perseguições, humilhações, igerencias e falta de identidade da responsavel tecnica e da nova coordenadora para com o grupo.
Para se tr uma ideia, uma nova supervisora atirou uma Bandeira que utilizamos na residencia para localização em uma colega servidora.
A resposta da supervisora geral em meio aos protestos da sevidora humilhada, eh que ela precisava rezar. Ja a coordenadora, disse que a supervisora que atirou a bandeira na outra colega, eh a melhor supervisora atualmente.
Não bastasse o circo da força tarefa que nada adiantou.
Isso eh paz onde...
os unicos que tem paz, sao aqueles que estaço trabalhando no PA CENTRAL QUE CHEGAM A HORA QUE QUeREM E VÃO EMBORA A HORA QUE QUEREM E PUXAM SACO DA NOVA COORDENADORA PARA MANTER BENEFICIOS....E NINGUEM FAZ NADA!
11 de fevereiro de 2011 10:14

SERVIDORA REVOLTADA (ROSELANE) disse...

NO MOMENTO SEQUER FÉRIAS TEMOS DIREITO DE TIRAR, SALVO É CLARO OS ATUAIS SUPERVISORES, OS QUAIS PODEM TIRAR SUAS FÉRIAS TRANQUILAMENTE. SABEMOS QUE POR LEI PODEMOS ACUMULAR 23 MESEES SEM TIRAR FÉRIAS.
MAS PORQUE ESTA DIFERENÇA ENTRE NÓS AGENTES DE CAMPO E OS SUPERVISORES? AH! JÁ SEI É PORQUE EXISTEM HOJE MUITISSIMAS ZONAS DESCARNECIDAS, BOM MAIS UM ERRO DO NOVO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO E NÓS FUNCIONÁRIOS É QUEM PAGAMOS POR MAIS ESTE ERRO DA COMPETENTE ADMINISTRAÇÃO DE ARAGUARI. EDILVO QUE SAUDADES DO VELHO MODELO!

Anônimo disse...

Fiquei mesmo sabendo que hoje chegou mais um comunicado de paz para os agentes da dengue. Esse pacto da paz -unilateral é claro - impedi os agentes sanitários que tiveram suas férias pré-agendadas para o mês de março de desfrutá-las.

Tmbém fiquei sabendo que veio uma comissão da paz do Estado para fiscalizar a saúde. Descobriram que o governo está com material radioativo em um dos galpões da prefeitura. A paz está em perigo!

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 11 de fevereiro de 2011.

Prezado Edilvo,

(...)
material radioativo...
(...)

Césio 137

Pena que é anônimo. Mas, já teclamos sobre isso.

Se um absurdo destes se revelar verdadeiro, é hora de um basta definitivo nos abafômetros.

Parada Federal na tchurma aí !!!

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Ianis disse...

Em tempo: Refrescando a memória...

Fonte do refrigério:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiol%C3%B3gico_de_Goi%C3%A2nia

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

zezana disse...

No controle da Dengue o único que tem sossego é o MOSQUITO DA DENGUE. Pois a visita que deveriam ocorrer em 40 dias úteis está sendo realizado em 100 dias útil. Este espaço de tempo propicia uma vida estável e agradável para o mosquito.
E isto está ocorrendo porque o número de pessoas que estão trabalhando é insuficiente. Há muitos agentes no papel, mas em campo são poucos. Por causa desta falta de pessoal em campo, os que estão trabalhando de sol a sol, acumulando desgaste físico e psicológico, estão sendo impedidos de tirar suas férias. Depois alguns jornais da cidade dizem que os funcionários do combate à dengue perseguem a gestora. ah! ah!
Com certeza são esses servidores que proibiram a gestora de tirar suas feris. Pobre Joana d” Arc de Araguari.

Unknown disse...

Férias?! Bons tempos, hein?

E o mané aqui trabalhou 39 meses ininterruptos, sem um dia sequer de folga.

Realmente, já não se encontra mais otários como antigamente. kkkkkk

Wellington disse...

Prezados e prezadas
Cesio 137 remete ao acidente radiotivo de Goiania. Os mais velhos aqui, devem,sem duvida lembrar.
Chegam ao ponto de brincar com a sorte. tenho familia que reside em frente ao palacio, dois ssobrinhos lindos. Se essa historia de cesio for verdadeira, os coelhanos são mais insnos que pensei.

Wellington disse...

EM tempo...
Um coelho mutante radioativo...com o poder de destuir uma cidade inteira com 110000 habitantes, num unico mandato.

Anônimo disse...

Quem teve a oportunidade de ouvir hoje -12/02/11- a entrevista da secretária de saúde na radio Onda Viva percebeu que essa atual gestora do SUS do municipio é muita fraquinha nos argumentos. A sorte da entrevistada é que os reporteres dessa mesma rádio não sabem ou não queriam contra-argumentar as respostas dadas por ela, eles aceitaram passivamente suas proposições sem maiores questionamentos.

Anônimo disse...

Senhores e senhoras
na saude o problema não eh a Iara, ela não em autonomia. O problema eh a Iolanda...
Mudem o foco, Iara eh so um bode expiatorio que ira responder pelas cagadas.

Anônimo disse...

Voltando ao assunto da entrevista da Onda Viva, um usuário do SUS, questionou o que seria feito à favor dele pela Secretaria, já que o mesmo apresentou um tumor no estômago. A SrA Secretária deu-lhe conselhos sobre prevenção de doenças...como parar de fumar, alimentação, etc.
Meus deus minha senhora, o sujeito já está com o tumor!
Mas entendo que, a mesmma faz de tudo para jogar a responsabilidade da doença na população.
Como é que ela ainda é secretária, Deus nos ajude!

Anônimo disse...

Quanto ao aparelho de mamografia guardado no Palácio dos Rodoviários porque o local onde ele estava no Pronto Socorro foi interditado... tudo no Pronto Socorro está interditado, tem algo que funcione lá além das consultas de 1 minuto e injeção para dor? nem dentista tem lá, porque a sala do dentista foi interditada. Cadê a força do povo? tá todo mundo dormindo?

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...