domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ética Araguari

Caros, convido-os a visitar o novo espaço de luta cidadã e democrática. Trata-se do http://eticaraguari.blogspot.com/.
De cara, o blog propõe um projeto de lei de iniciativa popular visando a acabar com o nepotismo na cidade de Araguari. Contem com minha assinatura e, desde já com alguns pitacos "dejairados".
A iniciativa é bela e deveria, desde logo, sem encampada pelo Executivo ou por algum vereador. Mas, sinceramente, duvido que isso aconteça.
Registro, por oportuno, que, se a nossa classe política fosse mais séria, essa iniciativa nem seria necessária. Afinal, o nepotismo já é proibido em todo o Brasil. Foi editada pelo Supremo Tribunal Federal a Súmula Vinculante nº 13, que já veda, com força de lei nacional (na minha opinião com força supralegal, quase constitucional) esse tipo de conduta na Administração Pública de todo o país. Eis aqui o texto da súmula:
 "A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".
A propósito, ontem, na Rádio Onda Viva, falei diretamente ao senhor prefeito sobre a necessidade urgente de acabar com o nepotismo em Araguari. Disse-lhe que o Poder Executivo (inclua-se o Legislativo) não tendo sido transparente nessa área, na medida em que não publica os atos de nomeação e exoneração de servidores. Sem saber quem são os agentes públicos, dificilmente poderemos exercer o controle social sobre o nepotismo e outras mazelas (ex.: funcionários fantasmas).
A respeito do projeto de lei de iniciativa popular, deixo para fazer maiores comentários no próximos post, onde o reproduzirei.
Avante, neófitos!

7 comentários:

Unknown disse...

Marcos....

e qual foi a resposta do prefeito?

ANTONIO MARCOS DE PAULO disse...

Ele disse que irá corrigir as falhas que foram noticiadas.
Estou com uma grande esperança de que algumas mudanças possam ocorrer. Sabemos o quanto o sistema é "bruto", mas confio em que o prefeito ouça, também, as pessoas sérias que fazem parte da sua administração.
O só fato de ele ir até a rádio e aceitar o debate de ideias já é algo promissor.
A propósito, eu, que sempre critiquei a linha política adotada por parte da imprensa, tenho que reconhecer que a Rádio Onda Viva avançou em sua linha editorial. Continua, como sabemos, crítica em relação ao governo, mas abriu suas portas para a participação de vários integrantes do novo modelo. Estranhamente (ou não?), o Hamilton Jr. e a Iara Borges não compareceram às entrevistas agendadas. Só quem perde é a democracia.

Unknown disse...

Poizé, Marcos

mas essa deveria ser a postura de toda a imprensa.

Criticar os erros, noticiar os acertos e abrir espaço para todo tipo de manifestação, tanto do poder público quanto do cidadão.

Por isso sou contra essa coisa de político ter concessão de rádio e tv e ser dono de jornal.

Pautar a linha editorial pela preferência pessoal, pelo rancor ou por relações incofessáveis não faz bem à democracia.

Alessandre Campos disse...

Avante Neófitos!

Somos neófitos na democracia participativa contra o oligarquismo ditatorial.

Somos neófitos no altruísmo contra o egocentrismo.

Somos neófitos na simplicidade contra a arrogância.

Somos neófitos na liberdade de expressão e de pensamento contra o autoritarismo ou despotismo.

Somos neófitos no respeito contra a perseguição e o assédio moral.

Somos neófitos no conhecimento de nossos direitos e deveres contra a opressão e a servidão.

Somos neófitos na ética e moral contra a bajulação.

Somos neófitos, pois estamos aprendendo a cada dia e aceitamos ser principiantes na luta pela ética, moral, democracia, respeito e debate de idéias e não de pessoas contra a subserviência arrogante de incauto pseudo-conhecedor jurídico das brechas da lei para fazer "justiça" aos poderosos, ou seja, faz na gestão pública o que faz na privada.

Antônia disse...

Sabe também não gosto muito de anonimato, porém procuro entender, pois não é todo mundo que está disposto a sofrer perseguição, pois quando a sofremos é bastante desgastante, para nós e nossa família, sou meio maluca e não penso quando vejo injustiça, mas sei que posso ser perseguida.........

Anônimo disse...

Marcos
Não acredito em nada que o prefeito lhe prometeu. Mesmo por que ha parentes dele na administração.
Não baixemos a guarda. O secretario adjunto de saúde é sobrinho dele.

Anônimo disse...

Na verdade quem manda realmente na Secretaria de Saúde é o sobrinho de Marcos Coelho. a "gestora" apenas assina papeis.

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...