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sexta-feira, 13 de julho de 2012

Reforma da rodoviária de Araguari é concluída



Pitaco do Blog
Os problemas do terminal rodoviário eram antigos. Desde outubro do ano passado, os banheiros estavam interditados, causando transtorno aos usuários.
A reforma, apesar de necessária, ainda não é suficiente. É preciso cuidar dos espaços públicos ociosos dentro do terminal, criando opções para os usuários. A entrevista do secretário de Trânsito e Transporte indica que as melhorias prosseguirão.

Prefeito é investigado pela Justiça Eleitoral



PROCESSO:Nº 24222 - AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL UF: MG
16ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO:24222.2012.613.0016
MUNICÍPIO:ARAGUARI - MGN.° Origem:
PROTOCOLO:1790602012 - 19/06/2012 17:03
AUTOR:MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL
INVESTIGADO:Marcos Coelho de Carvalho
JUIZ(A):PEDRO VIVALDO DE SOUZA NOLÊTO
ASSUNTO:AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - CONDUTA VEDADA A AGENTE PÚBLICO - MULTA E INELEGIBILIDADE
LOCALIZAÇÃO:ZE-016-CARTÓRIO ELEITORAL DA 16ª ZE DE ARAGUARI
FASE ATUAL:20/06/2012 09:39-Autuado zona - AIJE nº 242-22.2012.6.13.0016


O Ministério Público Eleitoral (MPE) já está atuando na tentativa de coibir irregularidades nas eleições municipais. Conforme informação acima, o MPE já ajuizou Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o prefeito Marcos Coelho, candidato à reeleição. O motivo da ação seria a doação de terras e de gasolina pela Administração Pública no decorrer deste ano, conduta proibida pelo artigo 73 da Lei 9504/97. Se o pedido for julgado procedente, o prefeito poderá ser punido com multa ou ter seu registro de candidatura cassado.

Propostas de governo da chapa Raul Belém/Werley Macedo



.
Nome: Raul José de Belém                    
Partido: PP
.
Nome: Werley Ferreira Macedo                
Partido: PDT


Como combinado, segue abaixo a agenda de governo da chapa Raul Belém/Werley Macedo (coligação "Araguari Merece Mais"):


SAÚDE
- fortalecer o Conselho Municipal de Saúde;
· ampliar e modernizar as Unidades Básicas de Saúde existentes. Construir novas
Unidades de Atendimento em bairros e regiões a serem definidos por uma câmara
técnica, visando satisfazer as necessidades da população;
· investir na valorização dos servidores, na qualificação contínua e na concessão de
melhor estrutura de trabalho, bem como na ampliação do quadro médico;
· prestar,com eficiência e dignidade, os serviços de remoção e transporte de pacientes por meio de novas ambulâncias;
· aperfeiçoar e implantar ações visando melhoria do atendimento Materno-Infantil.
· instituir e aplicar programas específicos, destinados a saúde da mulher; da criança e do
Idoso;
· combater doenças e epidemias através da medicina preventiva e programas
específicos;
· ampliar as equipes do PSF - Programa Saúde da Família, nos distritos e na sede do
município;
· reorganizar o sistema de atendimento de saúde, visando reduzir o tempo de espera
para atendimento, consultas, exames e procedimentos eletivos;
· implantar sistema informatizado nas unidades de saúde;
· descentralizar a entrega dos medicamentos, proporcionando a população o conforto
de retirar dos medicamentos oferecidos pela administração municipal, nas próprias
UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no ESF (Estratégia de saúde da Família);
· criar a Central de Exames, uma estrutura moderna que disponha de instrumentos
avançados para realização e análises de procedimentos de imagens e exames
laboratoriais. Ainda nesta vertente de atendimento, ampliar, através de parcerias com a
rede privada, o número de exames disponíveis ao usuário da saúde pública.
· ampliar o programa de saúde bucal;
· ampliar a oferta de consultas especializadas, por meio da contratação de mais
profissionais;
· viabilizar a implantação de uma unidade de referência em Cardiologia -- Propedêutica
e Terapêutica.


EDUCAÇÃO


- apoiar financeira e tecnicamente as entidades que atendam crianças em regime
especial ou em centros de educação infantil (CMEI’s);
· implantar sistema em que pessoas possam ‘‘adotar’’ um aluno de família de baixa
renda, fornecendo-lhe voluntariamente material escolar, roupas e calçados;
· promover campanhas para erradicar o analfabetismo;
· informatizar as escolas e proporcionar acesso gratuito à internet sem fio;
· construir escolas modelo para Educação em Tempo Integral, incorporando os
conceitos de obra ecologicamente correta (captação de águas pluviais,
aproveitamento de luz natural, baixo consumo de energia elétrica, coleta seletiva do
lixo, torneiras econômicas, uso de madeira plástica, etc.);
· priorizar a qualidade e variedade nos alimentos da merenda escolar;
· Terceira Idade: Construir um grande Centro de Convivência da Melhor Idade, com
academia, pista de caminhada, cozinha industrial, salão de eventos e danças e pavilhão
de ensino com salas de aula e oficinas;
· buscar a implantação de cursos profissionalizantes através de convênios já existentes
junto ao Governo de Minas e ao Sistema S (Senai, Senac, Senar, Sebrae e Outras
instituições ou organizações do setor produtivo).

ADMINISTRAÇÃO
- realizar uma gestão aberta, transparente e democrática


Incentivar a participação popular nos diversos Conselhos Municipais;
· criar a Ouvidoria Municipal, que será o principal canal de comunicação entre a
população e o governo;
· humanizar o atendimento ao contribuinte;
· disponibilizar informações atualizadas na internet sobre todas as receitas e
despesas realizadas pelo governo, em linguagem acessível aos cidadãos;
- criar programa a ser desenvolvido junto à equipe de servidores do Município e coordenado
pelo Departamento de Recursos Humanos, com o objetivo de aperfeiçoar, racionalizar e
agilizar o atendimento ao contribuinte e cidadão em todos os órgãos da administração
municipal;
- implantar o programa de desburocratização;
- realizar reforma administrativa;
· realizar concursos externos e internos;
· valorizar o servidor público - através de recomposição salarial gradativa,
considerando o equilíbrio orçamentário do município; da revisão e cumprimento do
Plano de Cargos e Salários e de processos de qualificação e requalificação permanente;
· integrar os órgãos por meio de rede informatizada.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
- implantar programa de planejamento familiar, abordando temas como gravidez
precoce, prevenção de doenças, controle financeiro familiar e capacitação profissional;
· desenvolver um programa efetivo de prevenção ao uso de drogas;
· fortalecer os conselhos municipais antidrogas, de assistência social e dos direitos da
criança e adolescente;
· desenvolver os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS;
· ampliar o Programa lote produtivo, visando o aproveitamento de áreas ociosas com
apoio técnico da prefeitura e de órgãos estaduais e federais em convênio com o
município;
· aperfeiçoar os programas de atenção aos idosos e portadores de necessidades
especiais;
· desenvolver programas de proteção aos direitos da mulher;
· desenvolver programas de aproveitamento de alimentos;
· manter e ampliar os programas de inclusão e promoção social;
- criar a SECRETARIA ESPECIAL DA JUVENTUDE E ANTIDROGAS.

MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
- criar os Programas ‘‘Araguari Ecológica’’ e ‘‘Praça do Povo’’;
- construir novos espaços para prática de esporte e lazer;
- revitalizar os CESAC’s;
- criar o ‘‘Ônibus do Lazer’’, que levará aos bairros, em ônibus adaptados, diversas atividades esportivas e de lazer, beneficiando crianças, jovens e também idosos de famílias de baixa renda;

- criar o programa de certificação ambiental, instituindo um ‘‘Selo Verde’’ para produtos
e para residências, além de indústrias, comércio e serviços;
· fortalecer e valorizar o Conselho Municipal de Meio Ambiente;
· operacionalizar programa de reaproveitamento de entulhos da construção civil;
· desenvolver novas políticas públicas de cultura, visando apoiar produtores
culturais para que possam obter benefícios de leis de incentivo cultural;
· modernizar e reestruturar os projetos culturais da cidade, promovendo Festivais de
Dança, Música e Teatro;
· realizar ações visando colaborar com a segurança pública, tais como a valorização e
execução de propostas do Conselho Municipal de Segurança e melhorias na
iluminação pública.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - URBANO E RURAL
- criar o ‘‘Condomínio Distrito Industrial’’, espaço para a consolidação e desenvolvimento de
micro e pequenas empresas do setor industrial;
- implantar o Programa Empresa Fácil, em parceria com o MINAS FÁCIL (Governo de Minas),que terá por objetivo estimular empreendedores das micro e pequenas empresas que se encontram na
informalidade a legalizarem seus estabelecimentos comerciais, industriais ou de prestação de
serviços;
- prestar orientação técnica aos produtores rurais sobre o quê, quando, quanto e onde
plantar ou criar, visando aumentar a produtividade e lucratividade;
· criar canais de comercialização adequados aos produtores rurais;
· incentivar atividades de pesquisa e fomento à diversificação das culturas agrícolas e
pecuárias, para reduzir a dependência da economia municipal a fatores sazonais
adversos, incidentes sobre determinado produto;
· organizar patrulhas mecanizadas para prestação de serviços em parceria com os
produtores, dar manutenção constante nas estradas rurais;
· promover medidas para aumentar a segurança no campo, inibindo invasões e danos às
propriedades rurais;
· descentralizar o Parque de Máquinas, criando parques próprios em cada um dos
distritos de Araguari. 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
- promover cursos de capacidade tecnológica nas diversas áreas industriais da cidade,
visando aperfeiçoamento técnico;
· promover cursos de reciclagem do trabalhador, facilitando a permanência no emprego
dos profissionais já empregados;
· promover cursos de reciclagem e adequação às novas tecnologias àqueles
profissionais que estão afastados do mercado de trabalho, facilitando sua recolocação
no mercado;
· implantar o programa Universitário Empreendedor, criando mecanismos para estimular
e apoiar os universitários recém-formados a abrir o próprio negócio;
· realizar cursos profissionalizantes de pequena duração em pontos estratégicos da
cidade para atender a demanda por mão de obra qualificada do mercado e formação
de profissionais autônomos;
· aproveitar os salões comunitários dos bairros para oferecer
cursos de qualificação profissional, facilitando o acesso do trabalhador, evitando
deslocamento para outras regiões da cidade;
· criar o projeto PRIMEIRO EMPREGO, que vai profissionalizar e colocar jovens no
mercado de trabalho. A meta é criar 500 vagas por ano para jovens que ainda não
tiveram experiência profissional.

INFRAESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO
- readequar e reformar todas as estradas rurais do município já no primeiro ano de
governo;
- ampliar a qualidade dos serviços urbanos, especialmente a limpeza e manutenção das praças,
jardins e parques; 
- realizar estudos, visando à revisão/readequação do Plano Diretor de Desenvolvimento
Urbano do Município, bem como estudo, revisão/adequação e apresentação ao
legislativo das leis complementares ao referido complexo de leis tais como: Código de
Obras, Código de Postura, Lei de Uso e Ocupação do Solo -- dentre outras,
considerando a fundamental importância do sistema de infraestrutura, saneamento
básico, ambiental e demais temas correlacionados para conceder à Araguari a
condição de tornar-se referência em planejamento e gestão urbana e rural;
· reestruturação do sistema viário e organização do trânsito;
· efetivar municipalização do Trânsito;
· instituir programas permanentes de educação no trânsito;
· Definir critérios para a expansão do perímetro urbano;
· Aperfeiçoar o sistema de iluminação pública em toda a cidade;
· Construir ciclovias;
· Aperfeiçoar a sinalização viária horizontal e vertical, especialmente as placas indicativas
de nomes de ruas e avenidas.

TRANSPORTE PÚBLICO MODERNO E EFICIENTE

- criar o Terminal de Central de Transporte Urbano, proporcionando mais conforto e
praticidade aos usuários do sistema;
· garantia de segurança e modernidade dos ônibus do sistema;
· recuperação e modernização dos abrigos para ônibus por modelos mais confortáveis;
· reavaliar e reestruturar os atuais trajetos das linhas do transporte coletivo;
· fortalecer o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Público;
· consolidar os conceitos de acessibilidade para os ônibus e pontos de
embarque/desembarque.


Fonte: assessoria dos candidatos.
Gazeta do Triângulo (fotografias).

Clique aqui e leia, na íntegra, as propostas da chapa Raul Belém/Werley Macedo.

Clique aqui e veja o post com o programa da chapa Marcos Coelho/Juberson, da coligação "ÉTICA - Experiência, Trabalho, Integridade, Trabalho e Ação".

Clique aqui e veja o post com o programa da chapa Serginho de Jesus/Maguila, do PSol.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Programa de governo da chapa Serginho de Jesus/Maguila


Serginho de Jesus e Maguila, candidatos do PSol a
prefeito e vice, respectivamente.


Recebi hoje de integrantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) as propostas de governo da chapa Serginho de Jesus/Maguila. O projeto é extenso, contendo, além das propostas, uma relação de princípios e a previsão de fóruns permanentes. 


Como prometido, disponibilizo aos leitores do blog as propostas dos candidatos do PSol:


GESTÃO 2013/2016

PROPOSTAS:

ADMINISTRAÇÃO
– CRIAR UM PORTAL ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO E SERVIÇO, DINAMIZANDO 
E INTERLIGANDO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM A POPULAÇÃO.
– IMPLANTAR TERMINAIS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ACESSAR O PORTAL
ELETRÔNICO DA PREFEITURA EM ESCOLAS MUNICIPAIS E PRÉDIOS
PÚBLICOS.
– COM A SISTEMATIZAÇÃO DA PREFEITURA, E COMO ACONTECE COM O 
PORTAL TRANSPARÊNCIA, DA CONTROLADORIA – GERAL DA UNIÃO, O 
CIDADÃO PODERÁ ACOMPANHAR A EXECUÇÃO FINANCEIRA DOS 
PROGRAMAS DO GOVERNO MUNICIPAL, ACESSANDO ATRAVÉS DA INTERNET 
OU DOS TERMINAIS ESPALHADOS PELOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS (ESCOLAS, 
UNIDADES DE SAÚDE, CENTROS ESPORTIVOS).
– AMPLIAR O ACESSO DAS PESSOAS À REDE DE SERVIÇOS DA 
MUNICIPALIDADE, ATRAVÉS DA INTERNET, TERMINAIS ELETRÔNICOS, 
TELEFONE 0800 E BALÇÃO DE ATENDIMENTO. 
– CRIAR UM PROGRAMA INTEGRADO ENTRE AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, 
SAÚDE, FAEC, ESPORTE E LAZER, COM APOIO DA SECRETARIA DE AÇÃO 
SOCIAL, CRIANDO UMA REDE INTERNA DE TROCA RÁPIDA DE INFORMAÇÕES. 
– GOVERNAR MANTENDO CONTATO DIRETO COM OS PODERES PÚBLICOS 
ESTADUAL E FEDERAL.
– CONSELHOS DISTRITAIS PARA DEBATER, PROPOR AS DEMANDAS DOS 
DISTRITOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

SERVIDORES PÚBLICOS
– INSERIR NO PORTAL ELETRÔNICO UM MECANISMO ON – LINE DE 
CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, AOS MOLDES DA MODALIDADE 
DE ENSINO A DISTÂNCIA.
– ESTRUTURAÇÃO DE UM PLANO DE CARREIRAS REGIMENTADO NAS LEIS 
NACIONAIS.
– ESTABELECER EM CONJUNTO COM OS SERVIDORES UM CALENDÁRIO PARA 
NEGOCIAÇÃO DE REAJUSTES SALARIAIS.
– REALIZAR UM CONGRESSO ANUAL ENTRE OS SERVIDORES DE CADA
SECRETARIA, PARA DISCUTIR E ESCOLHER DIRETRIZES QUE NORTEARAM AS
MELHORIAS DE SERVIÇO PÚBLICO PRESTADO, QUE SERÃO DELIBERADAS POR
DELEGADOS EM CONFERÊNCIA ANUAL DOS SERVIDORES.

TURISMO, ESPORTE E LAZER
– DESENVOLVER O ECO TURISMO, TENDO NA PRESERVAÇÃO, COMO NO 
ESTUDO DO ECOSSISTEMA EXISTENTE NO MUNICÍPIO, SUA PRINCIPAL 
FUNÇÃO.
– DESCENTRALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS ESPORTIVAS, COMO TAMBÉM A 
AMPLIAÇÃO DAS EXISTENTES, NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, TORNANDO – AS 
CENTROS POLIESPORTIVOS.
– INCENTIVAR O APOIO DAS EMPRESAS AO ESPORTE E À CULTURA DAS PESSOAS 
DO MUNICÍPIO.

CULTURA
– CRIAR UMA ARCERVO ÁUDIO – VISUAL, E UMA BIBLIOTECA BRAILLE PARA OS
DEFICIENTES FÍSICOS DA CIDADE.
– USAR AS ESCOLAS NOS BAIRROS COMO CENTROS CULTURAIS. 
– INCLUIR ATIVIDADES CULTURAIS PERMANENTES NA REDE DE ENSINO
INFANTIL E FUNDAMENTAL.
– DAR INSENTIVOS FISCAIS PARA AQUELES QUE DESENVOLVEREM ATIVIDADES
VOLTADAS PARA A CONCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
HISTÓRICO DA CIDADE.

EDUCAÇÃO
– CAPACITAR OS PROFESSORES E AUXILIARES NO DESEMPENHO DE SUAS
FUNÇÕES PERMANENTES COM OS CURSOS FORNECIDOS ON-LINE PELO PORTAL
ELETRÔNICO, GRATIFICANDO AQUELES QUE MAIS SE CAPACITAREM E
OBTIVEREM BONS RESULTADOS NA FUNÇÃO.
– REAJUSTAR GRADUALMENTE A REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO
ENSINO ACIMA DOS ÍNDICES INFLACIONÁRIOS DE REPOSIÇÃO SALARIAL.
– REALIZAÇÃO DE UM CONGRESSO ANUAL ENTRE OS SERVIDORES MUNICIPAIS
DA EDUCAÇÃO E A POPULAÇÃO EM GERAL PARA DISCUTIR E DELIBERAR AS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ANO SEGUINTE.
– ADEQUAÇÃO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS CRECHES AOS
HORÁRIOS DOS PAIS.
– MELHORAR AS ESTRUTURAS DAS ESCOLAS NO PERÍMETRO RURAL.
– ATUALIZAR O ACERVO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL, BEM COMO AMPLIAR SEU
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ATÉ AS 22HS.
– INSTALAÇÃO DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMÁTICA NAS CRECHES E
ESCOLAS DO MUNICÍPIO.

SAÚDE
– COLOCAR UM TERMINAL DE ACESSO DO PORTAL ELETRÔNICO DA
PREFEITURA EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.
– CAPACITAR PERMANENTEMENTE OS MÉDICOS E AUXILIARES PARA O
DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES COM CURSOS FORNECIDOS ON – LINE PELO
PORTAL ELETRÔNICO DA PREFEITURA, GRATIFICANDO AQUELES QUE MAIS
SE CAPACITAREM E OBTEREM BONS RESULTADOS NA FUNÇÃO.
– REEXAMINAR, PARA MELHOR, OS CONVÊNIOS FIRMADOS ENTRE A
PREFEITURA E ENTIDADES HOSPITALARES E LABORATORIAIS.
– AMPLIAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL O NÚMERO DE MÉDICOS NO PRONTO
SOCORRO.
– ESTENDER EM FORMATO DE RODÍZIO ENTRE OS PSF SEU HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO ATÉ AS 22HS, PARA ATENDER AOS HORÁRIOS DOS
TRABALHADORES.
– REDE DE SERVIÇO DE SAÚDE PELA INTERNET, TERMINAIS ELETRÔNICOS NAS
UNIDADES DE SAÚDE, TELEFONE 0800, BANCÃO DE ATENDIMENTO.
– AUMENTAR AS EQUIPES DE SAÚDE PARA O ATENDIMENTO DAS PESSOAS NOS
DOMICÍLIOS.
– TRABALHAR PARA QUE SEJA IMPLANTADO O AMBULATÓRIO INFANTIL , QUE
CUIDARÁ DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, COM SAÚDE
FRÁGIL, É QUE NÃO TENHA CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE SE TRATAR. ESTÁ
NOVA UNIDADE DE SAÚDE FUNCIONARÁ NO ANTIGO PRÉDIO DO PRONTO
SOCORRO.

EMPREGO E GERAÇÃO DE RENDA
– ESTABELECER UMA POLÍTICA DE REGULAMENTAÇÃO DOS SETORES
INFORMAIS (MOTO - TAXISTAS, AMBULANTES, ETC.).
– FORTALECER AS COOPERATIVAS DE TRABALHO EXISTENTE, E PROPICIAR
CONDIÇÕES PARA O SURGIMENTO DE OUTRAS.
– REALIZAÇÃO DE CURSOS PARA OS CIDADÃOS (ZONA RURAL E URBANA),
UTILIZANDO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS MUNICIPAIS EM
PERÍODOS OCIOSOS.
– CRIAR MECANISMOS DE CAPACITAÇÃO E FINANCIAMENTO DA AGRICULTURA
FAMILIAR.
– INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS DEFICIENTES FÍSICOS,
CUMPRINDO A LEI NACIONAL DE 5% RESERVADO A ESTES TRABALHADORES.
– PROMOVER A CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS DE HORTIFRUTIGRANJEIROS, NOS
BAIRROS PERIFÉRICOS, PARA GERAR RENDA E EMPREGO, COMO TAMBÉM
PROPICIAR A CRIAÇÃO DE UM CINTURÃO VERDE, PARA ABASTECER OS
PROGRAMAS ALIMENTARES DA PREFEITURA E A POPULAÇÃO EM GERAL.
– FORNECER EQUIPE TÉCNICA DE APOIO AGRÍCOLA E FINANCIAMENTO RURAL
(BANCO DO POVO) AOS COOPERADOS.

DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE COMÉRCIO, SERVIÇO E SETOR 
AGROPECUÁRIO
– PLANEJAR E PROMOVER EVENTOS SÓCIO – ECONÔMICOS COM AS 
ENTIDADES EMPRESARIAIS.
– CRIAR UMA INCUBADORA DE EMPRESA, QUE FORNEÇA APOIO TÉCNICO E
ADMINISTRATIVO, PARA PERMITIR QUE INICIATIVAS EMPREENDEDORAS
POPULARES INICIEM SUAS ATIVIDADES DE MANEIRA SEGURA.
– INCENTIVAR A INSTALAÇÃO DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA, PROPICIANDO
NUM FUTURO PRÓXIMO A CRIAÇÃO DE UM POLO TECNOLÓGICO.
– CRIAR ESCRITÓRIOS DE REPRESENTAÇÃO SÓCIO – ECONÔMICA EM BELO
HORIZONTE E BRASÍLIA, PARA SERVIR DE APOIO AOS DESENVOLVIMENTO
SÓCIO – ECONÔMICO DO MUNICÍPIO NAS CAPITAIS DO ESTADO E DO PAÍS.
– CRIAÇÃO DE UM BANCO MUNICIPAL PARA FINANCIAMENTO DE PEQUENOS
PROJETOS DE MICRO EMPRESÁRIOS.

SEGURANÇA
– OUVIR AS AUTORIDADES DE SEGURANÇA PÚBLICA DA CIDADE, PARA
TRAÇAR UM PLANO CONJUNTO EMERGENCIAL, E OUTRO PARA COMBATER
DE FORMA PLANEJADA AS PRÁTICAS CRIMINOSAS, EXECUTANDO AÇÕES DA
ALÇADA DO MUNICÍPIO.
– ILUMINAÇÃO DE TODAS AS RUAS DA CIDADE.
– MUDAR A SEDE DO CORPO DE BOMBEIRO PARA AS INSTALAÇÕES ONDE
FUNCIONOU A TRANSPORTADORA AGADEWAY (BAIRRO INTERLAGOS). A
JUSTIFICATIVA PARA TAL AÇÃO SE DEVE PELA NECESSIDADE DE
PROPORCIONAR UMA MELHOR INFRAESTRUTURA AO CORPO DE BOMBEIRO.
– CRIAR EM COOPERAÇÃO COM A OAB, AS UNIVERSIDADES E AS ASSOCIAÇÕES
DE MORADORES, OS CENTROS DE CIDADANIA NAS COMUNIDADES PARA
APOIO JURÍDICO PERMANENTE.

INFRAESTRUTURA
– CONSTRUIR NOVAS CRECHES E POSTOS DE SAÚDE NOS NOVOS BAIRROS,
CRIADOS A PARTIR DO PROGRAMA FEDERAL “MINHA CASA, MINHA VIDA”.
– INSTITUIR UM CONSELHO SOCIAL ESPECÍFICO ENTRE ENTIDADES DA
SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E OS LÍDERES COMUNITÁRIOS DOS NOVOS
BAIRROS, PARA PLANEJAR E EXECUTAR AS PRIORIDADES DOS REFERIDOS
BAIRROS.
– NAS GRANDES AVENIDAS QUE CORTAM A CIDADE SERÁ IMPLANTADO CICLO
– VIAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS CICLISTAS, QUE UTILIZAM ESTE
TRANSPORTE PARA SE LOCOMOVEREM PELA CIDADE.
– PROMOVER UM ESTUDO DE ENGENHARIA DE TRÂNSITO PARA CRIAR UM
PROJETO PARA ATENDER AS NOVAS DEMANDAS, SURGIDAS COM O AUMENTO
DO FLUXO DOS VEÍCULOS PARTICULARES NAS PRINCIPAIS VIAS.
– RESPEITAR E FAZER RESPEITAR O PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO.
– PADRONIZAÇÃO E INSTALAÇÃO DO PISO TÁTIL PARA OS DEFICIENTES
VISUAIS, NAS PRINCIPAIS RUAS DO CENTRO.
– COBRANÇA DO IPTU OBSERVANDO AS CONDIÇÕES E SITUAÇÕES SOCIAIS
DIFERENCIADAS.
– COMPENSAÇÃO FISCAL DOS MORADORES QUE RESIDEM PRÓXIMOS A
TORRES DE TELEFONIA E RÁDIO, POR ESTAREM EM UMA ÁREA DE RISCO.

MEIO AMBIENTE
– INTRODUZIR NO MUNICÍPIO AS DIRETRIZES PROPOSTAS NA AGENDA 21
– INSTALAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DO ESGOTO NO CÓRREGO
BREJO – ALEGRE.
– ANÁLISE DO CONTRATO DO SERVIÇO DE COLETA DO LIXO, POSSIBILITANDO
UM PLANEJAMENTO E POSTERIORMENTE A RETOMADA DA EXECUÇÃO DO
SERVIÇO.
– REVITALIZAÇÃO DO BOSQUE JOHN KENNEDY, TORNANDO UM ESPAÇO DE
SOCIABILIDADE E AO MESMO TEMPO UM LOCUS ECO – CULTURAL DE
DEBATE SOBRE A TEMÁTICA DO MEIO AMBIENTE.
– AMPLIAR E CRIAR NOVAS COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAL
RECICLADO.
– PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DA GRADE CURRICULAR DO
ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL.



Fonte: assessoria do PSol.
Gazeta do Triângulo (fotografias).

Clique aqui e leia todo o projeto do Partido Socialismo e Liberdade.



Clique aqui e veja o post com o programa da chapa Marcos Coelho/Juberson, da coligação "ÉTICA - Experiência, Trabalho, Integridade, Trabalho e Ação".

Clique aqui e veja o post com o programa da chapa Raul Belém/Werley Macedo, da coligação "Araguari merece mais".

Moradora não tem esgoto nem iluminação pública





Pitaco do Blog
Não basta, agora, iluminar o local e disponibilizar o serviço de esgotamento sanitário. É preciso ir além. Se o governo fosse honesto, devolveria, com juros e correção monetária, os valores cobrados indevidamente dessa cidadã.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fábrica de aviões tira sonho do papel no Triângulo Mineiro


Governo lança polo onde será montado o AX-2 Tupã. Tecnologia de ponta deve atrair até a gigante norte-americana Boeing



Publicação: 04/07/2012

Numa parceria entre empresariado, instituições de ensino e o poder público, Minas prepara para decolar num espaço de conhecimentos do segmento aéreo. Passados alguns anos do anúncio da formação do Complexo Aeronáutico de Minas Gerais, os projetos começam a sair do papel e empresas iniciam grandes investimentos, que, além de atrair receitas e gerar empregos, devem desenvolver tecnologia em segmentos de ponta. Ontem, no Triângulo Mineiro, o governo estadual lançou o Polo Aeroespacial de Tupaciguara – um dos cinco que compõem o complexo –, onde deve se instalar a planta da Axis Aerospace para fabricação da aeronave AX-2 Tupã e outras empresas do ramo para desenvolvimento de tecnologia. Até a norte-americana Boeing, maior indústria aeroespacial do mundo, estuda ter uma pequena unidade no polo.

Somados, os investimentos já anunciados em produção de tecnologia e implantação e ampliação de unidades voltadas para o setor aeronáutico superam R$ 1,5 bilhão. Até o fim do ano, no entanto, essa cifra deve crescer mais de 50%. Em Tupaciguara, o aporte ultrapassa R$ 600 milhões, se considerados os valores previstos para a instalação da fabrica da Axis e o montante esperado para outras empresas. Em Itajubá, a ampliação da fábrica da Helibras deve significar aporte de 350 milhões de euros e, em Lagoa Santa, a construção do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial terá investimento de R$ 50 milhões (veja o mapa).
  

 Apresentação da maquete em tamanho natural da aeronave Tupã, da Axis Aeroespacial
No lançamento da unidade de Tupaciguara, ontem, foram confirmados financiamentos de cinco projetos, por meio do governo federal, que somam R$ 65,5 milhões, segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues. São eles o Centro de Inovação Aeroespacial da Axis (R$ 28,5 milhões); a implantação do Centro de Asas Rotativas, em Itajubá, no Sul de Minas (R$ 11 milhões); a instalação de laboratórios aeronáuticos pela Universidade Federal de Uberlândia (R$ 11 milhões); o programa Brasil Profissionalizado, em Tupaciguara (R$ 7,5 milhões) e a implantação do Centro de Capacitação Aeronáutico de Lagoa Santa (R$ 7,5 milhões). Além disso, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) já havia investido R$ 7,2 milhões no mock-up (maquete em tamanho real) do Tupã.

Avião

O avião executivo de pequeno porte, com capacidade para seis pessoas, deverá ter seu protótipo desenvolvido até o fim do ano que vem. Ontem foi apresentada sua maquete em tamanho real. A previsão é que esteja pronto para voar em 2014. Com isso, o período de produção e venda deve ser iniciado no ano seguinte. Nessa fase, devem ser investidos R$ 120 milhões. Mas o retorno é visto como certo. Estudos da empresa mostram que a demanda do setor é alta. “Se conseguirmos fabricar 81 mil unidades em 20 anos, venderemos todas”, afirma o diretor superintendente da Axis Aerospace, Daniel Marins Carneiro.

Mas a instalação da empresa em Tupaciguara não se resume à fabricação do Tupã. Outros projetos estão em fase de elaboração para o complexo de desenvolvimento de tecnologia de ponta. Duas áreas principais devem ser estudadas: propulsão a laser e hipersônica. Para isso, deve ser construído o maior túnel hipersônico do mundo, com tecnologia que sequer a Nasa domina. “Será possível fazer experimentos em alta velocidade que darão noção do escoamento aerodinâmico”, afirma o diretor da Axis. Isso teria, inclusive, chamado a atenção da Boeing.

Com a instalação de todas as empresas no Polo de Asas Fixas e o início da produção da aeronave, a expectativa é que sejam criadas 4 mil vagas diretas e indiretas, o que deve significar forte restruturação no formato da cidade. Atualmente são apenas 23 mil habitantes e a implantação dessas empresas deve atrair moradores da região, além de garantir maior qualificação. Nos próximos cinco anos, a previsão de investimento é superior a R$ 600 milhões. (destaque feito pelo blog)
Transcrito do Estado de Minas (www.estaminas.com.br)

Transparência nos Estados Unidos

EUA: Transparência inclui folha salarial de servidores da Casa Branca
 Yuri Freitas
 Do Contas Abertas

Após quase dois meses da entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (12.527) no Brasil, a divulgação individualizada dos pagamentos do funcionalismo público continua sendo tema polêmico. Depois de cinco dias fora dos portais de transparência governamentais, ontem (6), o ministro Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal, concedeu medida liminar e restaurou a divulgação dos vencimentos dos servidores públicos dos Três Poderes, de forma individualizada e detalhada. Contudo, essa discussão ainda deve rondar a administração pública. Em comparação a este cenário, nos EUA a iniciativa de tornar público à sociedade o salário de funcionários da Casa Branca – sede oficial do poder executivo no país – existe desde 1995. Em portal da internet, há a disponibilização do documento “Relatório Anual ao Congresso sob os funcionários da Casa Branca”. De acordo com o balanço, os 468 funcionários devem onerar o governo norte-americano, apenas em 2012, em cerca US$ 37,8 milhões (em torno de R$ 75,8 milhões, conforme cotação da moeda do dia 10 de julho). Os maiores salários são de R$ 349,6 mil anuais (R$ 29,1 mil mensais), valor recebido por 20 funcionários da Instituição. Dentre estes, consta John O. Brennan, assistente do presidente Barack Obama para “segurança da pátria e contraterrorismo”. Brennan, ex-membro da CIA, ganhou fama por ter sido personagem importante na captura e morte do terrorista Osama Bin Laden, em 2011. Outros que recebem a mesma quantia são Thomas Donilon, assessor para assuntos de Segurança Nacional da presidência, James Carney, da Secretaria de Imprensa, Cecilia Muñoz, diretora do Conselho de Política Doméstica, além de Jacob Lew, chefe de pessoal. Em maioria, o topo da lista de maiores salários (com R$ 29,1 mil mensais) é composto por funcionários que respondem diretamente a Barak Obama – como se fossem seus ministros – e fazem parte do Escritório Executivo do Presidente (EOP, sigla em inglês), com a exceção de Nancy D. Hogan (assistente do presidente e diretora de pessoal) e Bradley J. Kiley (assistente do presidente para gestão e administração). Ambas ganham o correspondente a R$ 330,7 mil por ano (R$ 27,6 mil por mês). Em posição oposta, os menores recebimentos são de R$ 83,2 mil por ano (R$ 6,9 mil por mês). Os cargos que concebem os menores pagamentos são os de “diretor associado para catálogo de correspondência”, “diretor associado de engajamento online”, além de “analista”. Concomitantemente, aparecem na lista pelo menos dois funcionários que não recebem pagamento por suas funções, nos cargos de “assessor de política sênior” e “assistente especial”. O salário de presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, membros do Congresso Nacional e representantes da Suprema Corte de Justiça são pré-definidos e constam na página na internet do Senado Federal. Pelo site, todo cidadão norte-americano sabe que o presidente Barack Obama recebe R$ 812 mil por ano que, divididos por 12 meses do ano, equivale a R$ 67,6 mil mensais. Já o vice-presidente, Joe Biden, tem salário quase duas vezes menor do que o de Obama e recebe por mês cerca de R$ 38,5 mil, e por ano, R$ 461,4 mil. O presidente da Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados), John Boehner, recebe quase R$ 453,7 mil por ano, o que equivale a R$ 37,8 mil a cada mês. Contudo, os líderes da Minoria e Maioria da Casa recebem um valor menor por ano, aproximadamente R$ 392,6 mil, ou R$ 32,7 mil mensais. Já os membros e delegados do Senado Federal e Casa dos Representantes ganham, por mês, R$ 29,4 mil, e em um ano o equivalente a R$ 353,2 mil. No Congresso americano estão 535 parlamentares, sendo 100 senadores e 435 representantes. No Judiciário, o ministro da Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos, John Roberts, recebe por mês R$ 35,2 mil, e no ano, os rendimentos salariais somam R$ 422,4 mil. Apesar de ser um país visado por atos terroristas, o presidente Barack Obama declarou a “era da transparência”, dando publicidade ao maior número de informações governamentais. Ainda no início de sua gestão, Obama disse que “por muito tempo houve segredos demais nessa cidade (Washington)”. Para ele, só porque o governo dos Estados Unidos tem a prerrogativa legal de impedir que determinadas informações sejam divulgadas, não significa que seja sempre necessário fazer uso disso. A disposição em dar transparência reflete, inclusive, no site da Casa Branca, onde há um destaque para o acompanhamento dos gastos públicos por meio do link "o trabalho com o seu dinheiro”. Um memorando que consta no site explicita a posição de ser transparente: “estamos pedindo ao povo americano que confie em seu governo. Em contrapartida, temos de provar que os dólares estão sendo investidos em iniciativas e estratégias que fazem a diferença em suas comunidades e em todo o país”.

Transcrito do Portal da Transparência

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