quarta-feira, 1 de junho de 2016

Agradecimento ao Ministério Público


Na "inauguração" da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Prefeitura não se esqueceu de agradecer ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais "pelo respaldo que resultou no funcionamento desta unidade-UPA 24hs".

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao Ministério Público Federal em Minas Gerais/Uberlândia.
Endereço: Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1881 - Morada da Colina.
Uberlândia - MG, 38411-106
Telefone:(34) 3218-6907

O Partido dos trabalhadores de Araguari, CNPJ: 22.241.038/0001-99, Avenida da Saudade, 60, bairro Miranda, CEP 38444-236, Araguari-MG, vem oferecer Representação contra a Prefeitura Municipal de Araguari e expor os seguintes fatos:
A Prefeitura Municipal de Araguari no dia 07 de janeiro, por meio do Decreto número 02, qualificou a Missão Sal da Terra como OS (Organização Social) considerando o deferimento da Secretaria Municipal de Saúde e a deliberação do Conselho Municipal de Saúde dando assim início o projeto da prefeitura de entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a OS e fechar o Pronto Socorro da cidade.
Em seguida o Conselho Municipal de Saúde aprovou a proposta de trabalho da Missão Sal Terra durante plenária ordinária, conforme matéria publicada no dia 11 de março pela Gazeta do triângulo (http://gazetadotriangulo.com.br/tmp/noticias/conselho-municipal-de-saude-aprova-proposta-de-trabalho-para-a-upa-24hs/). Indicando assim que a UPA realmente será gerida por uma Organização Social de Saúde.
A Constituição proíbe a transferência integral da gestão e da execução das ações e serviços de Saúde do Primeiro Setor (Município) para pessoas jurídicas de direito privado, como é o caso das OSs. A Lei 8.080/1990, que regulamenta o funcionamento do SUS, prevê a participação da iniciativa privada somente de forma complementar, e, ainda assim, quando o gestor comprovar a impossibilidade de o poder público prover a gestão da Saúde na região, mediante estudos técnicos.
É inconstitucional, bem como os atos administrativos que se basearam para permitir terceirização. Além disso, fere o estatuto do SUS (Lei 8.080/1990) e a Lei 8.142/90 (que trata da participação da comunidade na Gestão do SUS). Uma UPA integra o SUS e possui estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de Saúde e as unidades hospitalares de atendimento às urgências e emergências, compondo com estas, em conjunto, uma rede organizada de atenção às urgências.
As OSs têm o objetivo de reduzir serviços públicos prestados diretamente pelos governos, favorecendo o lucro de empresários que, ao mesmo tempo que acumulam mais riqueza, aumentam as contribuições para as campanhas partidárias. Dentre os diversos os prejuízos desse tipo de terceirização está o fato de que essas empresas pagam altos salários para seus gestores e pequenos salários aos funcionários, onerando a união.
As OSs não têm que se submeter às leis de licitações e a consequência é que podem gastar à vontade.
A própria imprensa revela as centenas de investigações em andamento por corrupção, emprego de cabos eleitorais, desvio de verbas públicas, propinas para gestores públicos e parlamentares, tudo envolvendo OSs
Além disso a empresa já está cadastrando currículos e contratando funcionários (http://gazetadotriangulo.com.br/tmp/noticias/organizacao-social-anuncia-selecao-de-funcionarios-para-a-upa/). Podendo inclusive ocorrer o loteamento cargos para favorecer vereadores da base governista, ou mesmo para favorecimento da reeleição do atual prefeito.
Diante do exposto, considerando que os fatos acima narrados caracterizam, em tese, ofensa à Constituição Federal, requer-se ao Ministério Público que sejam tomadas as providências cabíveis.

Araguari, 31 de maio de 2016.


_________________________________________________
Presidenta do Partido dos Trabalhadores – Araguari-MG

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...