segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ministro de Hitler "faz escola" em Araguari

Joseph Goebbels

Para Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolph Hitler, "uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.". Parece ser esse o lema de alguns jornalistas da cidade quando o assunto é a conduta do prefeito Marcos Coelho.

A "síndrome de Goebbels" pode ser vista, por exemplo, na propagação da idéia de que o atual prefeito é honesto. Para introduzir ou reforçar na mente dos araguarinos a certeza de que o prefeito tem essa virtude (que, na verdade, deveria ser uma obrigação de todo gestor público), alguns jornalistas cometeram um erro primário. Distorceram o resultado da primeira pesquisa eleitoral realizada pelo jornal O Tempo, de Belo Horizonte.

O Correio de Araguari (clique aqui), bem como as colunas Em Resumo (clique aqui) e Radar (clique aqui), do Gazeta do Triângulo, cometeram essa falha, ajudando a propagar o mantra da honestidade. Segundo os jornalistas/colunistas responsáveis, o prefeito é considerado honesto por 99% dos araguarinos. Não foi essa a conclusão da pesquisa. Conforme já demonstrado em outro post (clique aqui), 60,8% dos entrevistados pelo jornal O Tempo entre os dias 29/04 e 04/05 reprovavam a gestão atual. Entre esses, apenas 1% a reprovava por considerá-la desonesta. Isso é bem diferente de afirmar que 99% das pessoas consideram o prefeito uma pessoa honesta.

A pergunta que me martela a mente é a seguinte: a quem serve esse tipo de jornalismo? Eu tenho algumas suspeitas. 


Intencionalmente ou não, ele está servindo aos atuais detentores do poder. Veja um exemplo. A coligação que apóia a reeleição do prefeito Marcos Coelho recebeu o nome de Ética: sigla formada pelas iniciais das palavras experiência, trabalho, integridade, credibilidade e ação. Ora, a escolha da palavra Ética não surgiu por acaso. Demonstra que os marqueteiros da coligação escolheram, como lema, a suposta honestidade do prefeito. Valeram-se, obviamente, de uma imagem construída e reforçada, em parte, pelas informações inverídicas acima mencionadas. 


Veiculando inverdades, esse tipo de jornalismo praticado por alguns em Araguari acabou servindo de instrumento de propaganda de governantes. Semelhante à escola de Goebbels, ajudou a cultuar nome e imagem de detentores do poder. Como "seguro morreu de velho", permaneço com uma dúvida. Fechando o post, a repasso aos leitores. Se essas falhas forem propositais, fariam parte de alguma estratégia de marketing previamente colocada em prática a partir da proximidade entre governantes e alguns jornalistas?

Um comentário:

Anônimo disse...

Coincidência honesta ou não, o fato é que o administrador da conta de publicidade da prefeitura junto aos veículos de comunicação, via agência André Franco, é um dos principais membros da equipe marqueteira para a reeleição do Marcão. A campanha é feita por ele, Gilberto Rodrigues e pelo fotógrafo Henrique Vieira, sob o comando do vice Jubão, auxiliado pelo ex-secretário e fiel escudeiro Zé Vitor.

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...