A semana política promete. Ao contrário do que eu havia imaginado há umas três semanas, o Sarney ainda não se safou. É que o recesso surtiu efeito contrário, servindo como um combustível jogado na fogueira onde arde o nosso Senador.
Na quarta, o Conselho de Ética do Senado, onde já estão 11 pedidos de investigações contra Sarney, fará a primeira reunião. Não há como o tema deixar de ser objeto de exame nessa sessão.
Além do destino de Sarney, o Senado começa a examinar outro tema de relevo. Na quinta-feira, para a alegria do Natal e de outros que prezam a moralidade na Administração Pública, a CPI da Petrobrás, finalmente, iniciará os seus trabalhos. Trata-se de sessão destinada, sobretudo, à votação de diversos requerimentos para obtenção de provas, oitivas de testemunhas, etc.
Oxalá o país saia um pouco melhor desses episódios. Aliás, seria muito bom se ele fosse efetivamente passado a limpo, como reclama o jornalista Boris Casoy. Mas, acho que aí já é pedir demais.
Ótima semana a todos!
Rádio Viola - Araguari-MG - 100% caipira!
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Jovem grávida morta após defender irmão autista: investigação revelará a verdade?
Uma jovem de 18 anos, grávida de 4 meses, perdeu a vida após uma abordagem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na madrugada do dia 15 ...
-
De acordo com o UOL, Roberto Laurents de Sousa, médico da Santa Casa de Araguari-MG, ignorou a lei e denunciou mulher que buscou atendimento...
-
O policial militar reformado Roberto Emídio Pereira, de 52 anos, foi preso pela Polícia Federal em Uberlândia, Minas Gerais. Ele é acusado d...
-
Professora da Escola Municipal Professor Hermenegildo está mostrando sua insatisfação em relação ao projeto de escola cívico-militar em que ...
5 comentários:
Hoje o Correio já noticiou que existe a estratégia de atacar o Virgílio para tirar as atenções do Sarney.
Outra estratégia da oposição será boicotar qualquer votação em sessões presididas por Sarney.
A política é uma arte. Abstraindo-se as discussões éticas, não se pode negar que Sarney conseguiu se sobressair na política brasileira nas últimas décadas. Ele é um artista, então.
Com esse histórico e não sendo mais tão jovem, seria chegado o momento de "avançar" para a retaguarda ou, como dizem os boleiros, tirar o time de campo. Entretanto, por possuir ainda bastante influência em setores vitais da república e contar com a certeza da impunidade, ao que tudo indica, ele não largará o osso facilmente. Permanece-se artista, mas não como ator principal. Cabe-lhe, no máximo, o papel de vilão. Se atuasse em outra área artística, seria um equilibrista em fim de carreira, que pode ser traído pela debilidade de suas forças e de seus sentidos a qualquer momento.
Eu acho que é um rei fora do baralho, só interesso-me em saber quem cairá junto com ele.
Por falar em baralho, o Correio de domingo anuncia um trunfo final do Sarney, uma "carta na manda". Segundo a coluna do Luiz Carlos Azedo, o STF deverá julgar um parecer sobre a o Sistema Brasileiro de TV Diginal (SBTVD) em uma ADIN proposta pelo minúsculo PSOL. Aprocuradoria Geral do República considerou inconstitucional o Decreto 5820/2006 que instituiu o SBTVD, à revelia do Congresso. Caso o STF acolha a ADIN o decreto terá de ser encaminhado ao Congresso para discussão e aprovação. Segundo os aliados do Sarney se o STF derrubar o decreto terá um trunfo nas mãos para enfrentar os grandes meios de comunicação de massa que exigem a sua cabeça. A Procuradoria G. da República corrobora a tese de que o SBTVD não é simples atualização de tecnologia de transmissão de TV, como argumenta o governo. Segundo a PGR, a transmissão em sinal digital teria de ser considerada como um serviço diverso da transmissão analógica, para a qual seria necessária nova concessão de canais uma atribuição do Poder Legislativo, responsavél pelas concessões e renovações de outorgas.
Para nós outros, é dificil entender como essas voltas se dão. É mais ou menos cada macaco no seu galho, mas para os políticos "a política é a arte do possível e do impossível". Se vocês não entenderem como o Sarney vai se aproveitar disso talvez não saibam quais pessoas ele tem nos pontos chave para se safar da crise.
Postar um comentário