segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A semana promete...

A semana política promete. Ao contrário do que eu havia imaginado há umas três semanas, o Sarney ainda não se safou. É que o recesso surtiu efeito contrário, servindo como um combustível jogado na fogueira onde arde o nosso Senador.
Na quarta, o Conselho de Ética do Senado, onde já estão 11 pedidos de investigações contra Sarney, fará a primeira reunião. Não há como o tema deixar de ser objeto de exame nessa sessão.
Além do destino de Sarney, o Senado começa a examinar outro tema de relevo. Na quinta-feira, para a alegria do Natal e de outros que prezam a moralidade na Administração Pública, a CPI da Petrobrás, finalmente, iniciará os seus trabalhos. Trata-se de sessão destinada, sobretudo, à votação de diversos requerimentos para obtenção de provas, oitivas de testemunhas, etc.
Oxalá o país saia um pouco melhor desses episódios. Aliás, seria muito bom se ele fosse efetivamente passado a limpo, como reclama o jornalista Boris Casoy. Mas, acho que aí já é pedir demais.
Ótima semana a todos!

5 comentários:

natal fernando disse...

Hoje o Correio já noticiou que existe a estratégia de atacar o Virgílio para tirar as atenções do Sarney.

natal fernando disse...

Outra estratégia da oposição será boicotar qualquer votação em sessões presididas por Sarney.

ANTONIO MARCOS DE PAULO disse...

A política é uma arte. Abstraindo-se as discussões éticas, não se pode negar que Sarney conseguiu se sobressair na política brasileira nas últimas décadas. Ele é um artista, então.
Com esse histórico e não sendo mais tão jovem, seria chegado o momento de "avançar" para a retaguarda ou, como dizem os boleiros, tirar o time de campo. Entretanto, por possuir ainda bastante influência em setores vitais da república e contar com a certeza da impunidade, ao que tudo indica, ele não largará o osso facilmente. Permanece-se artista, mas não como ator principal. Cabe-lhe, no máximo, o papel de vilão. Se atuasse em outra área artística, seria um equilibrista em fim de carreira, que pode ser traído pela debilidade de suas forças e de seus sentidos a qualquer momento.

Aristeu disse...

Eu acho que é um rei fora do baralho, só interesso-me em saber quem cairá junto com ele.

natal fernando disse...

Por falar em baralho, o Correio de domingo anuncia um trunfo final do Sarney, uma "carta na manda". Segundo a coluna do Luiz Carlos Azedo, o STF deverá julgar um parecer sobre a o Sistema Brasileiro de TV Diginal (SBTVD) em uma ADIN proposta pelo minúsculo PSOL. Aprocuradoria Geral do República considerou inconstitucional o Decreto 5820/2006 que instituiu o SBTVD, à revelia do Congresso. Caso o STF acolha a ADIN o decreto terá de ser encaminhado ao Congresso para discussão e aprovação. Segundo os aliados do Sarney se o STF derrubar o decreto terá um trunfo nas mãos para enfrentar os grandes meios de comunicação de massa que exigem a sua cabeça. A Procuradoria G. da República corrobora a tese de que o SBTVD não é simples atualização de tecnologia de transmissão de TV, como argumenta o governo. Segundo a PGR, a transmissão em sinal digital teria de ser considerada como um serviço diverso da transmissão analógica, para a qual seria necessária nova concessão de canais uma atribuição do Poder Legislativo, responsavél pelas concessões e renovações de outorgas.
Para nós outros, é dificil entender como essas voltas se dão. É mais ou menos cada macaco no seu galho, mas para os políticos "a política é a arte do possível e do impossível". Se vocês não entenderem como o Sarney vai se aproveitar disso talvez não saibam quais pessoas ele tem nos pontos chave para se safar da crise.

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...