Uma recente publicação na página "Um Olhar para Araguari" no Facebook, feita pela jornalista Garliene Paiva, trouxe à tona uma polêmica envolvendo o Parque das Águas da cidade. De acordo com publicação oficial datada de 18 de outubro de 2022, o Departamento de Licitação e Contratos da Prefeitura de Araguari licitou quatro empresas para a mesma prestação de serviços no Parque das Águas João Fernandes Filho, e uma empresa privada foi multada por utilizar espaço público. A multa, no entanto, foi revertida em uma medida compensatória peculiar: "concreto" na mesma obra.
As empresas envolvidas na licitação foram as seguintes:
- Brasil Sistema de Irrigação Eireli
- Eletrônica Nuclear Ltda ME
- Elétrica Radiante Materiais Eletrônicos Eireli EPP
- Golden Ambiental e Construção Eireli
O serviço em questão envolvia a "contratação de empresa especializada no fornecimento e execução de iluminação, câmera de monitoramento, paisagismo e irrigação, bem como a prestação de serviço de mão de obra especializada, fornecimento de máquinas, equipamentos e insumos necessários, por sua própria responsabilidade técnica e operacional, no espaço denominado 'Parque SAE'", conforme descrito no edital de licitação.
O valor licitado para a realização desses serviços foi de R$ 2.147.117,83 (dois milhões, cento e quarenta e sete mil, cento e dezessete reais e oitenta e três centavos). No entanto, uma revista distribuída pela Prefeitura apresenta um valor de R$ 3.227.086,53 (três milhões, duzentos e vinte e sete mil, oitenta e seis reais e cinquenta e três centavos) para a obra. É importante destacar que a revista não especifica o responsável pela sua impressão nem fornece informações detalhadas sobre a distribuição no município.
A obra pública no Parque das Águas tem chamado a atenção devido a problemas estruturais evidentes e à falta de limpeza e manutenção. A situação gerou preocupação entre os cidadãos e voluntários locais, incluindo Márcio Magrão e Garliene Paiva. Ambos estiveram na empresa privada e na Secretaria do Meio Ambiente, onde confirmaram a multa aplicada, posteriormente revertida em medida compensatória, consistindo em trabalhos relacionados ao concreto na mesma obra do Parque das Águas.
Todas as informações relacionadas aos valores e à multa estão disponíveis no portal da transparência do município. No entanto, a falta de esclarecimentos sobre o aumento do custo da obra e as questões relativas à revista distribuída pela Prefeitura têm levantado dúvidas na comunidade local. É aguardada uma declaração oficial por parte das autoridades municipais para esclarecer tais questionamentos e fornecer informações adicionais sobre o andamento da obra no Parque das Águas de Araguari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário