segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Araguari: desenvolvimento menor que o de cidades vizinhas

O Índice FIRJAN* de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. É  apurado, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Mesmo com um recorte municipal, a FIRJAN afirma ser possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
A propósito, fiz uma comparação do IFDM de Araguari (0.7843) com o de algumas cidades da região. O resultado demonstra aquilo que muitos já perceberam. Cidades como Uberlândia (0,8597), Catalão (0.8029) e Patos de Minas (0.8071) estão à frente de Araguari nos quesitos atendimento básico de saúde, ensino fundamental de qualidade e  inserção no mercado formal de trabalho.
Tendo em vista, sobretudo, a proximidade com as vizinhas Uberlândia e Catalão, convém que Araguari crie e implemente políticas públicas de longo prazo destinadas não somente a aumentar o seu índice de desenvolvimento, mas também a aproveitar as oportunidades decorrentes do inegável crescimento desses municípios. Em outras palavras, ser vizinho de uma grande cidade não é um mal em si mesmo. Depende de como se reage diante desse fato. Problemas e oportunidades surgem em igual medida. Basta fazer a escolha certa, administrando a cidade com seriedade e um mínimo de planejamento.
Você pode conferir a pesquisa completa clicando aqui.
* Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

5 comentários:

Aristeu disse...

Estou surpreso: Ainda houve crescimento?

garliene arts disse...

Como assim?? CRESCEU?? Até parece quebra MOLA, quando você olha >>>Hummm JA PASSOU rsrsrs >>>SURPRESA TOTAL =))

Anônimo disse...

E politico araguarino que ler este post dirá:
Longo prazo pra que? As eleições já são ano que vem, e não lembro nem o que comi ontem no jantar.

Atenciosamente.
Riberto de Sousa Junior.

Anônimo disse...

POIS É!!! OS POLÍTICOS MALAS DE ARAGUARI DEVERIAM DAR MAIS VALOR EM ARAGUARI, POR ELA SER A 3º MAIOR CIDADE DO TRIANGULO. MAS ELES NAO ESTAO NEM AÍ, É POR ISSO QUE NAO DÁ DESENVOLVIMENTO! PORQUE QUE A 1º E A 2º ESTAO SEMPRE DESENVOLVENDO? É PORQUE OS POLITICOS FALAM E ACONTECE, E AQUÍ SÓ FICA NO PAPEL. DEPOIS QUE ELES OLHAREM MAIS PARA A CIDADE AÍ SIM, PODEMOS IR PARA FRENTE E NAO FICAR PARADOS NO TEMPO.

leonardo disse...

Além de atrasada o 3º B se tornou uma cidade suja(buracos da SAE sujando a maioria das ruas da cidade) e sem nenhum planejamento urbanístico (av. sem árvores, sem jardins)... Pessoal faça como a classe média, venham morar em Uberlândia (cidade modelo!)

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...