sábado, 3 de setembro de 2011

Vamos criar o Dia Nacional da Honestidade?

Um senador propôs --e foi levado a sério-- o Dia Nacional da Corrupção, depois da absolvição da deputada Jaqueline Roriz. É uma proposta tão séria como propor o Dia Nacional da Honestidade.

Vou aqui fazer um papel incômodo. Parte do problema da corrupção não é dos políticos. Mas é nossa --se não partimos desse pressuposto, a bandalheira não vai sair do lugar.
Somos nós que elegemos os políticos sem estudar sua biografia. Somos nós que elegemos as pessoas, não acompanhamos o que fazem e nem nos manifestamos diante dos erros. Somos nós que, rapidamente, passada a eleição, esquecemos em quem votamos (e, para isso, basta ver as pesquisas do Datafolha sobre a lembrança do eleitor).
Somos nós que damos muito mais atenção às celebridades, com suas futilidades, do que a causas públicas.
Somos nós que, no cotidiano, somos tolerantes com as pequenas infrações como parar na faixa do motorista, dirigir alcoolizado, jogar lixo na rua. Ou ver alguém jogando lixo e não fazer nada. Somos nós que tratamos a coisa pública como se fosse de alguém desconhecido. Somos nós que não queremos fazer a diferença no que está do lado, esperando que alguém faça por nós.
Somos nós que não colocamos a educação em primeiro lugar na agenda brasileira.
Por que os políticos seriam tão melhores do que nós?

Gilberto Dimenstein, 54, integra o Conselho Editorial da Folha e vive nos Estados Unidos, onde foi convidado para desenvolver em Harvard projeto de comunicação para a cidadania.

Transcrito do site Folha.com

12 comentários:

garliene arts disse...

Então ta então :::>>>>DIA DA HONESTIDADE =))Mesmo assim ainda vai ter alguém que vai perguntar DIA DE QUE??? =S

Anônimo disse...

O jornalista Gilberto Dimenstein tem mantido, há muitos anos, a mesma postura crítica, serena e cidadã. Tempos atrás, quando ainda estava no auge (que durou décadas) o senador Antônio Carlos Magalhães (Toninho Malvadeza) enviou fax a Dimenstein descarregando impropérios (filho da puta foi o mais leve) e ameaçando PROCESSÁ-LO. A resposta de Dimenstein foi dada publicamente, no jornal Folha de São Paulo:

"Gostaria de dizer ao senador Antônio Carlos Magalhães que será uma honra para minha biografia ser processado por um sujeito como ele"

Há jornalistas e "jornalistas"

Há cidadãos e "cidadãos"

Vivemos numa sociedade baseada na hipocrisia, na babação de ovo pra político com mandato, na miopia ante a corrupção, na conivência deslavada com desmandos e ilegalidades.

No fundo, considerando a média, a socieadade não é nem um pouco melhor que os canalhas que povoam o ambiente político (salvo raras exceções).

EDILVO MOTA
Cidadão brasileiro
Araguarino genérico
Membro do grupo "A culpa é do fotógrafo"

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 3 de setembro de 2011.

Prezado Marcos,

(...)
Vou aqui fazer um papel incômodo.
(...)

E eu, também!

- Cometemos equívocos, quando da escolha deste ou daquele Representante menos crápula;

- Quando da permuta da nossa consciência, investindo em quatro anos de inferno pelo equivalente a uma garrafa de cachaça;

- e quando somos pegos de surpresa, por alguém de reputação ilibada que se declina às facilidades para a prática do ilícito.

Mas, oriente-me! Por favor!

PORQUE a maioria dos casos de corrupção que chegam à Justiça - se não forem todos mesmo - são tratados de forma idêntica à uma Mãe que flagra um filho apropriando-se de uma simples balinha nas lojas de auto-atendimento ?!

COMPREENDO a máxima que diz sobre perdoar sempre, e repreendendo, solicita-se COM AUTORIDADE, que não se cometa mais este deslize...

Mas, tenho convicção de que isso virou P#T@RI@ mesmo. Oficial. Legal.

Antes, era no Executivo. Depois no Legislativo. Agora ...

Ah! Sim. O Tópico é sobre HONESTIDADE!

Sendo HONESTO, minha sugestão para uma DATA:

29 de fevereiro!

Para não forçar muito o Povo Brasileiro.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

garliene arts disse...

Honestidade: o ato, qualidade, ou condição de ser honesto. Isto pode incluir ser a pessoa ou instituição verdadeira em seus atos e declarações, não propensa a enganar, mentir ou fraudar; sem malícia.
(Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.)

P.S = "O mais difícil para um homem honesto não é cumprir o dever, é conhecê-lo."
(Louis-Gabriel-Ambroise Bonald )

Anônimo disse...

Janis, concordo com vc. Temos uma classse dos mais iguais que os outros, ou seja, daqueles privilegiados que não são pegos pelas malhas da lei.
Isso jutifica o grande interesse em ocupar cargos políticos. Não são só os salários ou o status que embalam os sonhos dos candidatos a cargos políticos. Muitos querem se livrar de alguma imputação ou de algum processo. Sabem que, quando integrantes da rede de poder, terão maior facilidade para evitar punições.
Enfim, o sistema é seletivo. Foi feito para não pegar determinadas pessoas. Digamos que vem cumprindo bem esse papel.
Marcos

Aristeu disse...

GOIANDIRA-GO, 3 de setembro de 2011.

Prezado Marcos,

(...)
Vou aqui fazer um papel incômodo.
(...)
Somos nós
(...)

E eu, também!
(...)

Conheci um araguarino de uma estirpe duvidosa, mas que dizia uma grande verdade. Sempre que a dizia ele dava uma gargalhada bem esculachada.
É a seguinte: "O Brasil é feito por nós, ou seja, cada um vem e dá um nó"

Sempre Atento

Aristeu

Ianis disse...

Antônimo rindo...

Eis aí outro nó cego. E aniversariando!

Atenciosamente,
O Antônimo cantando PARABÉNS.

antonia arruda disse...

rEALMENTE TODOS ESTES ASQUEROSOS POLITIQUEIROS QUE COMP~EM O BRASIL É UNICAMENTE CULPA DO POVO, POR ISSO DIGO, ALGUMAS PESSOAS DIZEM SER A FAVOR DO AUMENTO DE CADEIRAS NA CAMARA DE VEREADORES PORQUE DESTA FORMA A REPRESENTATIVIDADE SERÁ MAIOR, AGORA PERGUNTO DE ADIANTA AUMENTAR REPRESENTATIVIDADE DE A QUALIDADE NÃO TEM MELHORA, O LANCE NÃO É AUMENTAR CFDEIRAS E SIM MELHORAR A QUALIDADE SO "POLÍTICOS" QUE COLOCAMOS LÁ. pOR ISSO QUE DIGO VOTO TEM QUE SER CONSCIENTE E ESTA DE DIZER QUE VOTO NULO NÃO É CONSCIENTE NÃO É VERDADE, POIS VOTAR POR VOTAR É MELHOR ANULAR O VOTO.TODAS AS VEZES QUE VOTO PROCURO TER EM MENTE O QUE PROCURO PARA MELHOR ESTE ANO PARA PRESIDENTE VOTEI NO PRIMEIRO TURNO, POIS ACREDITAVA NA PROPOSTA DA mARINA SILVA NO SEGUNDO ANULEI MEU VOTO, PIOIS NÃO CONCONDAVA COM A LNHA PÓLITICA DE NENHUM DOS CANDIDATOS. TENHO ORGULHO EM DIZER QUE MEU VOTO NULO FOI CONSCIENTE, COMO O PARA PREFEITO NA ULTIMA ELEIÇÃO, NÃO TINHA OPÇÃO APENAS A ÚNICA ERA ANULAR O VOTO E ANULEI, PARA VEREADOR DEI UM VOTO PELA CLASSE E POR ENQUANTO AINDA NÃO ME ARRENPENDI E ESPERO QUE CONTINUI ASSIM PORQUE MUITOS VOTOS QUE JA DEPOSITEI NAS URNAS ME FIZERAM FICAR TRISTE.

Anônimo disse...

Antônia...

parabéns pelo posicionamento. E mais ainda por não ser hipócrita a ponto de (como muitos fazem) tentar explicar a "performance" de certos canalhas.

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Anônimo disse...

Em tempo:

também sou CONTRA o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal. Já está mais do que provado que quantidade não redunda em qualidade.

A criminosa omissão dos vereadores durante a construção do Hospital Municipal, por exemplo, aconteceu com 17 edis; quatro deles foram re-re-eleitos e continuam omissos.

A compra de votos na eleição (todas elas) é descarada. Mas ninguém vê...

Agora, parece que dois deles "proibiram" uma representante de órgão de imprensa de frequentar o Palácio dos Ferroviários. Como se o prédio público fosse propriedade privada.. E numa clara ingerência no Poder Executivo, o que não é novidade.

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Dilson Martins disse...

Respeito as posições de todos! No entanto, acredito que 17 é melhor, mais democrático e com maiores riscos de aprecerem em um mesmo período de mandato, a verdadeira cara dos nossos defensores.

Votaria com alegria e entusiasmo no Marcos! E olha que às vezes (raras) divirjo de suas colocações.

Anônimo disse...

Lamentavel é a posição do MINISTÉRIO PÚBLICO DE ARAGUARI, que acatou uma denúnica anônima com o próposito de prejudicar os funcionários da prefeitura que participaram de manifestações onde reivindicavam por seus direitos. A promotora que considerou a o anonimato da denúncia contra os servidores foi a promotora Leila. Não sei não, mas essa promotora deveria ser investigada, deveria saber qual é a relação dela com o governo do Marcão. Muito estranho as atitudes dessa mulher. Uma administração caótica, com irregularidades até no teto e irregularidade sérias por sinal, mas que prefere tomar ações contra funcionários que pleiteavam por melhorias!
Caso essa promotora tome atitude com a intenção de desligitimar as manifestações, vai ser obrigado a denuncia-lá na ouvidoria, usar canais de comunicação como o Youtube com o Daniel Fraga, as redes sociais, forúns virtuais e mostrar todas as sujeiras já denúnciadas e que até agora nada fizeram.

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...