domingo, 18 de setembro de 2011

Vale acreditar?

Na semana que passou postei minha opinião no perfil de um vereador no Facebook que tratava da contratação de pessoal para a Vale do Rio Doce em nossa Araguari. Como de costume, o fiel repórter escudeiro do governo, puxou a sardinha para o lado da administração municipal, como se ela fosse a responsável total por essa contratação e chegada desta grande empresa à cidade. Esqueceu-se no ato de bajular, que toda empresa de grande porte possui um gigantesco corpo técnico, que elabora estudos sobre as vantagens ou desvantagens de aportarem em alguma localidade, estipulando desta forma, o risco do capital a ser empregado. Se valer à pena, independente do governo se instalarão sem maiores cerimônias.

Muito me espantou a resposta que obtive do repórter em questão, que me respondeu: ``olha tenho minha opinião, e respeito os outros tbm,ok``. Até aqui normal a réplica, o que me espantou foi a sucessão da mesma: `` E tem outra eu acredito em Deus "No que acredito mesmo é em Deus, viu Wellington``.

Certamente depois de matutar um pouco, pude chegar a algumas fundamentações; a primeira me consola, já que o repórter em questão não ganha a vida escrevendo, pois seria um atentado. A segunda reafirma a condição de subalterna da imprensa de Araguari, sempre vinculada ao poder e nunca propiciando uma informação imparcial.

Deve ter sido para o nobre repórter, devido á sua reação deselegante, um estalo, afinal o sujeito em questão trabalha com o microfone em mãos e pelo que já constatamos, o microfone da rádio em que o elemento trabalha, não é compartilhado. Sendo assim, não estão acostumados a serem contraditos. Já na abençoada internet o buraco é mais embaixo.

Sem conseguir elaborar uma defesa convincente, partiu o nobre jornalista para um ataque pessoal camuflado, já que não escondo de ninguém minha posição sobre espiritualidade. O garoto deve ter lido em meu perfil que sou ateu, e tentou usar disso para menosprezar minha opinião, como se o fato de não professar uma fé ou crença, desvalorize minha conduta.

É um caso particular e sem maiores desdobramentos, mas serve para refletirmos sobre o tipo de pessoas que comandam a mídia e repassam as notícias. Quando acuados e sem argumentos, apelam para a discussão no nível pessoal da coisa, e tentam denegrir aqueles que, de uma forma ou de outra, não comungam da mesma opinião. O papel da imprensa é conscientizar a sociedade de seus direitos e deveres, resgatando assim a cidadania de cada cidadão através da informação. Papel que a meu ver está longe de ser cumprido em Araguari, já que a maioria dos profissionais de imprensa prefere bajular a verdadeiramente noticiar. Enquanto isso Araguari definha.

Wellington Colenghi

7 comentários:

Aristeu disse...

Na grande jornada do infinito o que vale não é acreditar em Deus, mas fazer a Sua vontade. Quem deseja e trabalha por uma cidade melhor quer bem ao próximo. Deus é tão misericordioso que, para ajudar o homem no caminho de volta, já deve ter abolido aquele "Amar a Deus sobre todas as coisas" e ficado apenas com o "Amar o próximo como a ti mesmo". Ainda mais que Jesus falou que estava no próximo. Próximo!

Anônimo disse...

WELLINGTON COLENGHI

permita-me, mais uma vez, aplaudi-lo de pé.

Tecer considerações sobre estratégia empresarial, planejamento estratégico, elaboração de projetos, economia de escala e outros temas similares seria, no caso, de todo improdutivo visto a impossibilidade técnica da dialética.

É o tipo de gente que acredita em investimento privado por conta e graça do governante de plantão que mantém governos inapetentes, desorganizados, mal estruturados e, por vezes, corruptos. Esta premissa vale desde sempre.

Quanto à profissão de fé, as igrejas estão repletas de hipotéticos fiéis que, fora delas, descumprem todos os mandamentos, preceitos e orientações. Pulhas, canalhas, demagogos, corruptos e hipócritas pululam e entulham bancos de igrejas, cantando, louvando e tecendo loas àquilo em que, no fundo da alma, não acreditam e nem praticam.

Houvesse, de fato, tanta fé espalhada, a miséria e o sofrimento humano já haveriam diminuido em progressão geométrica.

De mais a mais, como todos temos nossas opiniões, creio pessoalmente que o verdadeiro Deus está dentro de cada um de nós e se materializa em nossas ações.

Mais uma vez, parabéns pela coerência entre suas posições e atitudes pela erudição que, se a alguns encanta, a outros confunde.

EDILVO MOTA

Ianis disse...

UBERLÂNDIA-MG, 18 de setembro de 2011.

Prezados Srs.,

Ateus, que não frequentam igrejas...

Cristãos que frequentam camburão...

Cada qual com seus motivos, sua razão, opinião.

Todos por uma ARAGUARI mais humana e justa, e pelo seu POVO, mais COMPAIXÃO.

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

anjo sem asas disse...

Acho interessante as pessoas se esconderem atrás de "deus", mentem, manipulam, trapasseam, estraga a vida das pessoas, são vulgares em suas colocações, muitas vezes são corruptos e acreditam que por frequentarem uma instituição religiosa vão ganhar o reino do céu, não costumo discutir minhas crenças tão pouco criticar as dos outros, no entanto pessoas amorais que utilizam a imagem de Deus como salvação as repudio, vocês que fazem tudo ao contrario de que o "Deus" veneredo por vcs ensinou acham que este vão lhes salvar? Se Deus existe lhes digo algo fiquem tristes, todos que o usam como salvador já perderam suas almas a muito!

antonia arruda disse...

Ora o que vale são as ações das pessoas, e não as falsa falacias de religiões ou creças, acredito nas pessoas pelo que elas fazem e não peo que dizem que fazem, é ridículo esta história de tudo colocar o nome de "Deus" no meio.

Dilson Martins disse...

Colenghi

Respeito e humildade unem pessoas, fortalecem laços e são a base para o sucesso de qualquer projeto e sociedade.

O cosmos, os astros, as forças místicas, Deus... Coadunam para a harmonia do universo. Tenho minha fé e nela sinto força e segurança. Curvar-me perante a sua verdade é exercitar respeito e humildade.

Que bom e enriquecedor poder compartilhar visões diferentes das coisas, deste nosso mundo.
Que bom ter você por perto!

garliene arts disse...

WELLINGTON COLENGHI este é o cara.>>>>>Parabénsss e eu mais que orgulhosa de te-lo como amigo =D

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...