sábado, 19 de março de 2011

Trem Turístico

No dia 16 de março, alguns municípios pertencentes aos Circuitos Turísticos da Canastra, de Lagos e do Triângulo Mineiro se reuniram em Araxá para dar continuidade aos estudos do Trem Turístico, projeto apresentado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de fomentar o turismo ferroviário. Para a região, estão sendo analisados os trechos Araguari-Uberlândia, Uberlândia-Uberaba, Uberaba-Ribeirão Preto e Araxá-Sacramento-Ibiá. Os projetos são diferenciados e atendem às necessidades e especificações das regiões envolvidas, possibilitando um movimento na economia, no artesanato, na gastronomia, gerando empregos diretos e indiretos em todo o trade turístico nos 36 municípios que serão beneficiados.
O projeto está sob a coordenação do engenheiro José Antônio Silva Coutinho, ex-diretor geral do DNIT e ex-Gestor do Programa “Trens de Minas”, que sugeriu uma associação dos municípios envolvidos para melhor administração do projeto.
Para Araguari, o projeto visa à utilização da malha ferroviária existente dentro da cidade para um passeio de trem, resgatando um pouco da rica história ferroviária da cidade, passando por locais turísticos e patrimônios tombados.
Trata-se, sem dúvida, de uma ótima notícia. Resgatar a história das ferrovias e, ainda, fomentar o turismo são medidas que farão muito bem à cidade.
Agora, só nos resta torcer para que o trem turístico não saia dos trilhos. Só assim os turistas e os araguarinos poderão saborear uma viagem com gosto de passado e de saudade, em que conhecerão o artesanato, a culinária, a história e as belas paisagens da Cidade Sorriso.

4 comentários:

antonia disse...

Espero que esta ideia realmente se concretize, espero também que desta vez nenhum dos "coronéis" da cidade tentam impedir algo de bom para Araguari que sempre é barrdo por péssimos administradores e pessoas que não tem nada a ganhar com o progresso da cidade, pois poderiam perder seu "curral".

Anônimo disse...

com todo o meu respeito eu não acredito neste projeto!!!!!

weslei l. ribeiro disse...

Gostaria de parabenizar a todos os responsáveis por esse projeto, pois com a implantação do trem turistico em Araguari nossa tão amada cidade terá um valor significativo na história ferroviária do município e será muito importante para todos nós que mesmo por pouco tempo fizemos parte desse glorioso passado. Parabéns, aguardamos anciosos pela concretização desse projeto. ASS:weslei ribeiro.

Gabriel disse...

2 anos e pouco não saiu do papel... :(

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...