quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vieno: melhorias, por ora, só no papel




Pitaco do Blog

A reportagem fala de obras anunciadas, mas não realizadas. A questão não é bem assim. As obras não foram realizadas na extensão prometida no outdoor. Isso, contudo, não muda o panorama final, que é de abandono aos moradores do Bairro Vieno.

No final da gestão Marcos Coelho, o município anunciou o asfaltamento de algumas ruas daquele bairro. Apenas algumas vias. Não todas. Pavimentar as ruas do bairro é, sem dúvida, uma ótima medida. À época, questionamos não o asfaltamento em si mesmo, mas a ausência dos serviços de drenagem profunda (galerias pluviais). A drenagem das águas pluviais é medida prévia à pavimentação e essencial, sobretudo pelas condições geográficas do bairro. Naquela localidade, a simples construção de sarjetas e meios-fios não resolverá o problema dos alagamentos, sobretudo após a impermeabilização das vias. Como dito, o panorama final não  mudou: os serviços foram mal feitos (incompletos e sem drenagem).

Na gestão atual, já foi alardeado o asfaltamento do restante do bairro. Primeiro, a Prefeitura conseguiu aprovar, na Câmara de Vereadores, a toque de caixa e sem o estudo necessário, a autorização para obter um empréstimo junto ao governo federal a fim de realizar as obras. Agora, na sexta-feira, 9/5, obteve aprovação para contrair outro empréstimo, agora junto ao governo estadual, para realizar os mesmos serviços.

Resta-nos aguardar a solução definitiva dos problemas dos moradores sofridos do Bairro Vieno. Não custa lembrar: o asfalto, por si só, não irá melhorar a qualidade de vida daqueles cidadãos. Fazem-se necessárias outras benfeitorias urgentes: drenagem pluvial, coleta de esgoto, iluminação das vias faltantes, equipamentos urbanos essenciais (escolas, posto policial, posto de saúde, área públicas de lazer, etc.). Além disso, o que se tem, por hora, são somente autorizações para obtenção de empréstimos. Falta concretizar os projetos.

Clique aqui e leia nossos questionamentos quanto às falhas no projeto de asfaltamento de algumas ruas do Vieno na gestão anterior.

Clique aqui e veja nosso post sobre os problemas de alagamento de vias no Vieno que continuaram mesmo após o asfaltamento (sem a devida drenagem pluvial).

Clique aqui e veja a notícia veiculada na imprensa local sobre o empréstimo junto ao governo federal para o asfaltamento de ruas do Vieno na gestão atual.

Clique aqui e veja a recente Lei nº 5.385/2014, que autorizou a Prefeitura a obter empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais para asfaltar as vias do bairro.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...