sábado, 10 de setembro de 2011

Patrimônio histórico

Abre aspas para Márcio Marques, Em Resumo, Gazeta do Triângulo, 10/09:
PATRIMÔNIO

Infelizmente, a cada dia que passa inúmeros imóveis no centro da cidade, que poderiam ser tombados pelo patrimônio histórico, estão sendo abandonados e até mesmo demolidos. O descaso com a história da cidade é muito grande, prova disso é um imóvel que fica na praça da Matriz e está caindo aos pedaços. Com isso, a modernidade tem engolido nossa história e será muito triste ver nossos filhos sem conhecer a fundo o passado de nossa amada terra.
Pitaco do blog
Brasília foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. O urbanista Lúcio Costa, um dos responsáveis pela construção da nova capital, afirmava que, para preservá-la, era preciso primeiro conhecê-la. Esse ensinamento vale para todas as cidades. Por isso, é bom ver jornalistas e formadores de opinião araguarinos abordando a importante questão da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

E a culpa é do fotógrafo, né?!

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Anônimo disse...

Como não possuo conhecimento técnico sobre o assunto, gostaria de perguntar a vocês:

- O que poderia ser feito?

Pelo que pesquisei, o poder público tem a função de impedir que um bem tombado seja destruído, e aplicar legislações que ajudem a preservar não é mesmo?

Além do dever preservar e impedir a destruição do bem tombado o poder público tem algum outro dever?

Ex.: Executar algum tipo de manutenção ou restauração nesses bens?

Rodolfo Paranhos.

Aristeu disse...

O mais interessado não seria a Igreja? Ou é só vem a nós?

garliene arts disse...

UP >>>> A culpa é do FOTOGRAFO né??

Anônimo disse...

Realmente a preservação dos bens culturais não esta bem em Araguari , ou em qualquer outro lugar que tenha o porte de nossa cidade, cidades de pequeno e médio porte mal tem recursos pra sobreviver , e só pra constar Araguari foi classificada em 1º lugar no ICMS Cultural , do Triangulo Mineiro, recebendo ate moção de aplausos de cidades vizinhas, Parabéns FAEC e equipe do Patrimônio Histórico!

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...