A primeira pesquisa Vox Populi para o segundo turno das eleições presidenciais, divulgada nesta quarta-feira (13), aponta liderança da candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, com 48% dos votos, ficando à frente do rival José Serra (PSDB), com 40%, caso a votação fosse hoje. O pleito será em 31 de outubro.
Na sondagem contratada pelo portal iG, brancos e nulos somaram 6% e os indecisos, também. Levando-se em conta apenas votos válidos, desconsiderando-se brancos e nulos, o resultado final apontaria Dilma com 54,5% e Serra com 45,4% do eleitorado.
O instituto entrevistou três mil pessoas de 10 a 11 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual. Os números do Vox Populi são semelhantes ao da pesquisa Datafolha divulgada no sábado (09), na véspera do primeiro debate entre os presidenciáveis: ali a petista tinha 48% e Serra, 41% dos votos.
Além da corrida presidencial, o instituto apurou a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação ao mandatário é de 78%. Para 17% dos entrevistados, o desempenho dele é regular e 4% o reprovam.
Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/10/13/vox-populi-dilma-tem-48-e-serra-soma-40.jhtm
Pitacos do aprendiz de blogueiro:
Não há motivos para euforia petista nem para suicídio tucano. As pesquisas relativas ao primeiro turno não foram totalmente confirmadas nas urnas. Mas não é só isso...
Esta eleição possui alguns ingredientes que devem ser considerados e que podem mudar o quadro demonstrado nessa fotografia. Primeiro, as questões religiosas, por incrível que pareça, podem alterar os resultados das eleições, como se estivéssemos ainda na Idade Média ou num estado confessional. Se o carimbo de "matadora de criancinhas" colar na testa de Dilma, a tendência é essa diferença diminuir.
Segundo, a abstenção neste segundo turno, sobretudo entre as classes média e alta, pode superar a do primeiro. Isso pode produzir alterações consideráveis. Tanto isso é verdade que o governo tucano de São Paulo tratou de antecipar, do dia 28 para o dia 11 de outubro, o feriado do Dia do Servidor Público, em vez de marcá-lo, como fizeram os demais entes federativos, para o dia 1º de novembro, na tentativa de evitar a "emenda" com o feriado de Finados e as tradicionais viagens dos paulistas rumo ao litoral.
Terceiro, no segundo turno, haverá maior facilidade para que os eleitores mais simples consigam votar. Enquanto no primeiro turno, era preciso escolher cinco candidatos (alguns com cinco números), no segundo, no máximo serão escolhidos dois (governador e presidente), ambos com apenas dois dígitoss.
Há outros fatores, mas o espaço do blog e a capacidade do blogueiro são insuficientes para acrescê-los...
Rádio Viola - Araguari-MG - 100% caipira!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Jovem grávida morta após defender irmão autista: investigação revelará a verdade?
Uma jovem de 18 anos, grávida de 4 meses, perdeu a vida após uma abordagem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na madrugada do dia 15 ...
-
De acordo com o UOL, Roberto Laurents de Sousa, médico da Santa Casa de Araguari-MG, ignorou a lei e denunciou mulher que buscou atendimento...
-
O policial militar reformado Roberto Emídio Pereira, de 52 anos, foi preso pela Polícia Federal em Uberlândia, Minas Gerais. Ele é acusado d...
-
Professora da Escola Municipal Professor Hermenegildo está mostrando sua insatisfação em relação ao projeto de escola cívico-militar em que ...
5 comentários:
Estas pesquisas são sensacionais. Muitos tentam desacreditá-las, mas o negócio é matemático e até profético. Por isto, e apesar disto, vou votar no Serra, mas com o espírito preparado pra viver dias tenebrosos que poderão converter-se em oito longos anos ou por muito mais tempo. Viva Fidel!
Marcos...somente pra atazanar um pouquinhuh...rsrs
Por BBC, BBC Brasil, Atualizado: 14/10/2010 12:03
Pesquisa CNT/Sensus aponta empate técnico entre Dilma e Serra
Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira aponta um empate técnico entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial.
A petista aparece com 46,8% das intenções de voto, contra 42,7% do tucano. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.Brancos e nulos somam 4%, enquanto 6,6% dos entrevistados não responderam ou não souberam opinar.
Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 52,3%, contra 47,7% de Serra. Neste caso, a vantagem da candidata do PT fica 0,2 ponto percentual acima da margem de erro.
No levantamento CNT/Sensus anterior, divulgado em 29 de setembro, Dilma tinha 53,9% das intenções no segundo turno, contra 34,5% de Serra.
De acordo com a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 72,9% dos entrevistados dizem já ter definido voto para o segundo turno, enquanto 22,9% afirmam que não têm um candidato confirmado e 4,3% não sabem ou não respondem.
A pesquisa foi realizada com 2 mil pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro, tendo sido registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 35.560/2010.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira, demonstra EMPATE TÉCNICO.
A briga vai ser boa...
Campanha: NUNCA MAIS corruPTos. FORA DILMA. FORA LULA.
Obrigado pelas colaborações. Da proxima vez, vou colocar todas as pesquisas. Postei a primeira que saiu. Depois, quando liguei a tv, foram aparecendo outras, inclusive a da CNT/Sensus em que aparece um empate técnico.
Depois de ler um pouco sobre as pesquisas, conclui que postei a menos confiável. O Vox Populi é o instituto que faz as pesquisas para o PT. Não foi intencional.
Choverão pesquisas até o dia 31 e prometo colocar todas aqui.
Saudações aos meus leitores inteligentes, ou seja, a todos.
Postar um comentário