Após a ocorrência de sucessivos escândalos de corrupção nos diversos poderes e entes da federação, a promulgação da Lei da Ficha Limpa serviu-nos de alento. Afinal, já nos sentíamos cansados de ver políticos oportunistas e desonestos serem eleitos.
A exemplo dos milhares de cidadãos que subscreveram o projeto de que originou a Lei da Ficha Limpa, devemos, agora, acreditar no poder transformador das eleições. Façamos boas escolhas!
Lembrem-se de que, nesse processo democrático, todo eleitor é importante. Tanto isso é verdade que os candidatos travam verdadeiras guerras para conseguir o voto de cada um de nós.
Importante não esquecermos também que o verdadeiro exercício da cidadania não se resume ao comparecimento à urna eleitoral. Mais que isso, ser cidadão é um processo que começa antes do dia da eleição, com a busca de informações sobre os candidatos (caráter, vida pregressa, seriedade das propostas), sobre os partidos (história, programas). Na verdade, é um processo sem fim, na medida em que, findo o pleito, devemos fiscalizar os atos dos eleitos.
Votando corretamente e cobrando postura séria dos eleitos, eliminaremos da vida política aqueles que nos desonram e fazem do nosso voto um instrumento de manipulação para defender somente os seus mesquinhos interesses individuais.
Por um País melhor, sejamos, de fato, cidadãos!
Rádio Viola - Araguari-MG - 100% caipira!
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Jovem grávida morta após defender irmão autista: investigação revelará a verdade?
Uma jovem de 18 anos, grávida de 4 meses, perdeu a vida após uma abordagem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na madrugada do dia 15 ...
-
De acordo com o UOL, Roberto Laurents de Sousa, médico da Santa Casa de Araguari-MG, ignorou a lei e denunciou mulher que buscou atendimento...
-
O policial militar reformado Roberto Emídio Pereira, de 52 anos, foi preso pela Polícia Federal em Uberlândia, Minas Gerais. Ele é acusado d...
-
Professora da Escola Municipal Professor Hermenegildo está mostrando sua insatisfação em relação ao projeto de escola cívico-militar em que ...
3 comentários:
UBERLÂNDIA-MG, 1. de outubro de 2010.
Prezados Srs.,
(...)
Mais que isso, ser cidadão é um processo que começa antes do dia da eleição, com a busca de informações sobre os candidatos (caráter, vida pregressa, seriedade das propostas), sobre os partidos (história, programas). Na verdade, é um processo sem fim, na medida em que, findo o pleito, devemos fiscalizar os atos dos eleitos.
(...)
Bonito isso !!!
Deveremos agora saber como o cidadão deve agir, quando nossos "Agentes Fiscalizadores" - de direito e de fato - mesmo com denúncias, nada fazem quando de comprovadas irregularidades...
Verdadeira Cidadania.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Ianis, você está coberto de razão. Quem deveria fiscalizar não o faz como deveria.
Sinto-me à vontade para falar sobre isso, sobretudo porque trabalho em um Tribunal de Contas. Sei bem o quanto é difícil a tarefa de quem pretende cuidar da coisa pública. Muitas vezes, tenho a impressão de que estamos "furando buraco n'água".
Agora, precisamos fazer algo. Particularmente, acredito que, com os avanços das comunicações (sobretudo, com a força da internet), o cidadão vai ganhando forças e instrumentos novos para conhecer, ao menos em parte, as mazelas da Administração Pública brasileira. Nesse caso, o conhecer pode gerar o agir.
Oxalá, um dia, tenhamos associações de cidadãos na maioria dos municípios brasileiros, fiscalizando, de forma isenta, a gestão pública. Isso é um sonho difícil de ser realizado, mas já temos algumas sementinhas plantadas em alguns lugares.
Aqui (Observatório) já se pratica cidadania de fato. Respeito ao contraditório, sem medo de expor publicamente o pensamento.
Vai levar tempo, mas aos poucos, de tombo em tombo, de rombo em rombo, a sociedade há de aprender a se posicionar; e a não relevar crimes em nome de "interesses maiores".
Bons votos para todos nós.
E fiscalização sempre, sem chiliques nem derrapagens para ofensas pessoais, sob o manto do anonimato.
Postar um comentário