quarta-feira, 17 de março de 2010

Coronelismo em Araguari




ARAGUARI PARECE MESMO QUE VOLTOU À ERA DO CORONELISMO

A comunidade já tomou conhecimento de fatos acontecidos na cidade envolvendo um profissional da área de comunicação. É lamentável ouvir os comentários e sentir na pele as conseqüências de uma ditadura ocorrida há aproximadamente quatro meses, quando um repórter perdeu o emprego por mostrar as verdades e trabalhar honestamente.
O fato tornou-se ainda muito mais grave do que a população pode imaginar, pois as perseguições continuaram mesmo após ser demitido. Por se tratar de um cidadão trabalhador e pai de família, começou a procura por emprego, conseguindo abrir algumas portas, mas ai veio a grande decepção. Algumas pessoas ligadas ao poder e até mesmo donos do poder começaram a fechar essas portas, continuando a perseguição e até desrespeitando ou cerceando o direito deste trabalhador.
Não sei se conseguirei encontrar palavras que possam qualificar estas pessoas. Fico pensando: apesar dos problemas existentes em uma cidade, problemas grandes, os donos poder estão mais preocupados em prejudicar um pai de família, atingindo, ainda, mais pessoas inocentes, ou seja, seus filhos e esposa.
O profissional de imprensa tem que respeitar a linha editorial de uma empresa, mas nunca pode omitir os fatos verdadeiros, devendo agir com imparcialidade, ética.
Infelizmente, já se tornou notório, parte da nossa imprensa passou a ser uma imprensa marrom e não tem mais compromisso com o serviço de utilidade pública a beneficio de uma comunidade. Alguns profissionais passaram a defender os interesses pessoais levando vantagens e esquecendo-se do profissionalismo. Isso é uma pena para uma classe considerada como o quarto poder.
Será que teremos que considerar ou aceitar que Araguari voltou aos tempos do coronelismo?
Dizem que somos o quarto poder, vivemos em um País Democrático e temos o direito de liberdade de imprensa. Onde estão a Democracia ou esse direito?
Como profissional vou ter que sair de minha terra para exercer minha função ou terei que mudar de profissão?
Uma coisa é certa: o poder passa e, às vezes, não volta. Eu estarei lutando para permanecer na minha profissão, o que faço com muito amor e dedicação mesmo sabendo das dificuldades que enfrentarei. Hoje quero agradecer a Deus, porque, com toda esta provação, estou tendo a oportunidade de me fortalecer espiritualmente e, com certeza, este mesmo Deus estará abrindo novos caminhos, novas portas, dando seqüência à minha vida profissional.
Mas é preciso que o cidadão fique atento a estas situações, porque ontem aconteceu comigo, amanha pode ser com você ou com alguém de sua família. Sendo este um ano de eleição, nós só teremos uma maneira de combater estas situações. É com o voto! Portanto, cidadão, pense bastante nisso!

João Carlos de Almeida, radialista.     

9 comentários:

Anônimo disse...

O João Carlos demorou a ser defenestrado. É um analfabeto que posa de jornalista. O melhor é ele mudar de profissão. É pessoa não grata nos meios de comunicação.

Alessandre Campos disse...

Vivemos em um Estado democrático de direitos.

Atualmente, a profissão de jornalista é desrregulamentada, ou seja, basta ter experiência na área para exercer esta profissão ou oportunidade para iniciá-la e aprender na prática os caminhos da reportagem.

Pena que o anônimo acima, não teve coragem de assinar o seu comentário, mas o respeito por acreditar que todos tem o direito de opinar.

Cabe ao João Carlos se aprimorar na profissão e, cada vez mais, se qualificar e exercer sua profissão com qualidade, imparcialidade, ética e verdade.

Repudio com todas as forças as ações de perseguição a qualquer pessoa, seja ela da iniciativa privada ou pública por parte daqueles que estão no poder e que infelizmente, sofrem da Síndrome do Poder ou da Cadeira e que não suportam serem contestadas.

Aristeu disse...

Fico na dúvida se apenas letrado pode-se indignar.
Eu, metido a escritor, outra profissão desregulamentada graças a Deus, escrevo muitas vezes o que quero e também o que me pedem ou me pagam. Neste instante estou trabalhando para um candidato a deputado estadual, pasmem... do PT. Estou elaborando panfletos, santinhos e frases, pasmem de novo... inclusive com intenção de circular antes da data oficial da campanha. Talvez seja um caminho indigesto, mas pode ser a chave para que eu adentre aonde se confabula. Uma vez lá dentro posso impor meus preceitos ou denunciar outros preceitos. Certo ou errado?

lagrimas de mulher disse...

Engraçado é que todo covarde se esconde atraz do anonimato.
João Carlos vc é um exelente reporter ouvido por muita gente e com certeza esta fazendo muita falta
não esquenta meu amigo 4 anos passam rapido ja estamos quase na metade do mandato atual o coronelismo naum vai imperar por outro mandato logo nossa linda Araguari estará livre de pessoas ditadoras e quem sabe terá uma imprensa ´´livre´´ com direitos de expressão

Alessandre Campos disse...

Aristeu,

Certo ou não...
O caminho a percorrer é uma opção
Mas, a indignação
É minha, é sua e do João!!!

Não importa a profissão
Oficial ou aguardando regulamentação
É direito de escolha do cidadão,
Exercer a minha, a sua e a do João!!!

Rejeito a perseguição
Ato de pura dissimulação
Daquele que se acha "bonzão"
Contra eu, você ou o João!!!

Anônimo disse...

E DEPOIS QUE DIGO QUE ESTE E UM GOVERNO DITADOR,ME ACHAM CHATA MAS VEJAM SÓ UM PAI DE FAMILIA QUE PRECISA DE SOBREVIVER COM FRUTO DE SEU TRABALHO E PERSEGUIDO PELA MAIOR AUTORIDADE DE UMA CIDADE O QUE PODEMOS ESPERAR DE BOM DE UMA ATITUDE DESTAS ? MAS POR SER UMA VERDADEIRA ARAGUARINA NASCIDA AQUI JAMAIS VOU ME FURTAR DE MOSTRAR MINHA INDGNAÇÃO COM TAIS ATITUDES. MAS DEIXO MEU REPUDIO E PROTESTO PQ TAL ATITUDE DE CALAR ALGUEM ISSO E IMPERDUAVEL? MAS TENHA FÉ JOÃO DEUS NÃO ABANDONA UM FILHO SEU??????

Anônimo disse...

TENHA FÉ JOÃO.
O HOMEM DIZ QUE VAI VOTÁ NA BONECA INFLÁVEL DO LULA, QUE AMIGO DO FIDEL. O QUE PODE EXPLICAR TAIS ATITUDES. GOSTAM MESMO É PUXA....

Anônimo disse...

João carlos os puxa sacos que defende esse governo,são iguais varrem a sujeira e jogam debaixo do tapete a prova está a população não suporta mas um governo irresponsável,incompetente,esses que defende esse governo ganham do nosso dinheiro para puxar saco ,vcs são capacho do coelho governo tranqueira,ditador.

Unknown disse...

Sobre João Carlos, posso atestar sua correção como repórter de rádio. Conheço há anos o João e sempre pautou seu trabalho na busca da informação e com respeito ao contraditório.

No (breve) exercício de função pública pude constatar que o João sempre agiu com lisura e isenção, jamais ousando assacar contra quem quer que fosse.

Quanto a governos (e governantes) eles vêm e vão. Mudam modelos, mas as práticas continuam idênticas.

A sedução do poder aliena inhos e ãos... com suas respectivas...

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...