quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Juiz obriga Câmara de Vereadores a realizar concurso para o cargo de procurador


Calma! É óbvio que não estou falando de Araguari. Para que algum juiz determine a realização de concurso para procurador, é preciso, primeiro, que o Ministério Público ajuíze uma ação pedindo isso ao Judiciário. Obviamente, em Araguari isso não acontecerá tão cedo, salvo se, algum dia, aparecer algum promotor disposto a enfrentar o problema (a ilegalidade) da não criação da carreira de procurador tanto no Legislativo quanto no Executivo. 

Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa. Isso vale, também, para cidades onde o gato, burocratizado e de pança cheia, já não se interessa mais por ratos. Esse é o ambiente ideal para o prefeito e o presidente da Câmara continuarem colocando seus apadrinhados em cargos que eram para ser providos por servidores de CARREIRA mediante CONCURSO PÚBLICO.


Matando a curiosidade dos que tiveram a paciência de ler até aqui, digo que a exigência de organização de carreira e de realização de concurso público para o cargo de procurador está valendo para a cidade de Santa Fé de Goiás. Lá existe Ministério Público. Vejam a notícia: 

"Em ação movida pelo Ministério Público, o juiz Joviano Carneiro Neto determinou que a Câmara Municipal de Santa Fé de Goiás organize a carreira da Procuradoria Jurídica, editando a respectiva lei, no prazo de 120 dias.

O Legislativo municipal também deverá realizar concurso público para provimento dos cargos. A casa terá 180 dias para a publicação do edital, contados a partir da promulgação da lei referente ao assunto.

A Câmara não poderá mais contratar advogado ou empresa e nomear comissionado para essas tarefas, exceto para chefia da unidade da estrutura organizacional, após a posse dos aprovados no concurso para a Procuradoria Jurídica. 

A ação foi proposta pelo MP em 2012, depois de o Legislativo não ter cumprido termo de ajustamento de conduta que previa a deflagração do processo normativo para criação da Procuradoria Jurídica, realização de concurso, nomeação e posse dos aprovados. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)".

Um comentário:

Ianis disse...

Prezado Doutor Antônio Marcos,

Certo dia, estabelecendo uma tentativa de comunicação verbal com um adolescente, arrisquei uma daquelas fatídicas - e inocentíssima - pergunta:

- O que você quer ser quando crescer ?!

ERREI feio.

Premonição nunca foi meu forte, e se fosse, certamente não seria ANALISTA DE SISTEMAS, e daqueles especializado justamente nas tais das exceções. Tinha certeza absoluta de que ele me responderia ... "ser jogador do Flamengo, Tio...".

Reza a lenda, que ...

... quem pergunta o que quer, ouve o que não precisa:

Lesa a renda,

- QUERO É DE SER ADEVOGADO, tiú.

Intervi imediatamente, ciente das prerrogativas garantidas à outra parte, em Constituição, até mesmo a quem cogita tal propósito no futuro, e ... disse-lhe: - "Advogado" ?!

- Sim. Isso mesmo. ADEVOGADO, tiú. ( sic )

Diante tamanha determinação, investi na prosa, à minha sutil maneira:

EU:
- Para fazer nome, riqueza e fama, soltando - e mantendo soltos - bandidos perigosos ?! Ou fazer sempre cumprir-se as Leis, conforme JURAMENTO ?!

ELE:
- Não. Nada disso. Isso é para os fracos. Serei "profissa". Eu quero mais. Eu quero é ser feliz. Eu quero é trabalhar para os PolíTicos.

EU:
- Nossa. Caramba, que interessante. Mas, me diga o porquê da preferência por esta tão nobre e seleta Clientela ?!

ELE, na bucha, na lata, na cara de pau... pau não, cara de ferro mesmo:
- Causa ganha. Pode durar 20 anos, mas é sempre causa ganha.

Perplexo, fui adiante, e arrisquei:
- Protelando, postergando e procrastinando ?!

Ouvi:
- Sei desse trêim não moço ( eu, o moço, o tiú ). Sei que todo mês terei no horário, o meu garantido. Me informei. É no horário, certinho.

EU, o tiú:
- UAI. Então tá então.

ELE:
- Sou bobo não. Quando pouco, 30% do valor da causa. Ganha.

Que gana. Haja grana. Que desgrama.

Aí né, eu que me lembrei de ( dezenas de ) circunstâncias, onde Pessoas Físicas mantinham sob Contrato, PROCURADORES, Profissionais Operadores do Direito para suas não tão eventuais demandas e demais assuntos de interesse legal. Nada mais justo, correto ?! Legal, justo e correto.

Não satisfeito, questionei-lhe sobre seus conhecimentos no contexto, por reportagens, matérias em tv, jornais, internet... "CACHOEIRA", "MENSALÃO", "LAVA-JATO"...

ELE, me interrompendo rapidamente:
- Esse daí eu sei. É o lava-jato do Breaking Bad. Esse eu sei !!! Assisti. Mó barato aquele professor !!!

Aí né, eu que declinei em continuar a prosa, pois na minha sequência lógica, quem certamente iria necessitar de um ( pacote de ) "TARJA-PRETA" seria eu.

Despedi-me educadamente, e aí reparei que ele esta brincando justamente com aquela máscara rubro, aquela intransponível armadura rubi, e escondendo a minha máscara, providenciei um selfie:

http://www.gransoft.com.br/imagens/protecaorubi.jpg

Atenciosamente,
Janis Peters Grants.

Postagem em destaque

Falta em audiência resulta em negativa de religamento de energia elétrica para idosa dependente de aparelhos médicos

Uma idosa de 89 anos, em situação de vulnerabilidade, teve sua ação contra a Energisa/SA encerrada sem análise de mérito, após não comparece...