Rádio Viola - Araguari-MG - 100% caipira!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Concurso na internet vai eleger o político mais impune no Brasil

Dyelle Menezes
Do Contas Abertas

No final de 2011, para lidar de maneira divertida com a impunidade no cenário político brasileiro, o Movimento 31 de Julho, que já levou milhares de cariocas às ruas em protestos contra a corrupção, lançou o concurso “Algemas de Ouro 2011”. Segundo a organização, “como os malfeitos do poder continuam acontecendo e os corruptos não são presos nem devolvem o dinheiro acumulado com fraudes, desvios e consultorias heterodoxas, este prêmio é mais uma homenagem aos campeões da impunidade no Brasil”.
A integrante do Movimento, Ana Luiza Archer, afirma que a ideia surgiu por causa do frisson que se instala no final do ano e que deixa questões importantes esquecidas. “O concurso lembra os fatos políticos que mais marcaram o ano passado. Na base do deboche e com o espírito de brincadeira, nós não queremos deixar passar nenhum ato da política de 2011”, afirma.
A premiação será entregue no dia 19 de janeiro, em meio ao baile de carnaval com o sugestivo nome de Pega Ladrão. A trilha sonora foi escolhida a dedo: marchinhas e sambas inspirados na corrupção e na impunidade da política brasileira, como “Se gritar pega ladão!”, de Bezerra da Silva; ‘Lama’, de Mauro Duarte; ‘Homenagem ao malandro’, de Chico Buarque; e ‘Onde está a honestidade?’, de Noel Rosa, entre outras.

Na oportunidade também serão entregues os “prêmios” Algemas de Prata e de Bronze, ao segundo e terceiro colocados na eleição. Cerca de seis mil pessoas já participaram. A votação deve acontecer até o próximo dia 15 e cada usuário pode votar apenas uma vez.
Por enquanto, quem lidera a competição que acontece na página do concurso no Facebook é o presidente do Senado Federal, José Sarney. Ao todo são nove candidatos, entre eles seis ministros que deixaram o governo da presidente Dilma Rousseff sob suspeitas de irregularidades.
Dividem a “eleição” com Sarney, Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi, Pedro Novais, Orlando Silva e Carlos Lupi. Completam a lista a deputada federal Jaqueline Roriz (absolvida pela Câmara, depois de flagrada em vídeo recebendo dinheiro) e José Dirceu (ex-ministro e réu no processo do mensalão).
Para Ana Luiza, além de deixar o assunto em evidência, o concurso tem intuito de gerar reflexão e consciência sobre o tema na população. “Nós sabemos que corrupção não é uma característica só do cenário brasileiro, mas a impunidade, infelizmente, é marca registrada do nosso País”.
Confira aqui mais detalhes sobre o Baile Pega Ladrão e conheça o blog do movimento no endereço: http://movimento31dejulho.blogspot.com/ .

Transcrito do site Contas Abertas.

2 comentários:

Iconoclasta disse...

Quem lidera a competição é o José Sarney? Daquele mesmo partido (PMDB) que "administra" Araguari? Ah! Tá certo... Entendo perfeitamente.

Dilson Martins disse...

Disputa difícil e avaliação mais difícil ainda tendo em vista o currículo dos nossos políticos melieiros.

Creio que o premio de 1º lugar será dividido entre muitos. E, hei que surge também, caro Icononoclasta a espécime "Político Honesto".

Este slogan é revolucionário e, não é pelo predicado! E Sim, pela menção da qualidade impar e rara, onde se conclui que poucos ou mesmo, ninguém mais a tem. Tem que ser muito... (não consegui achar o termo mais apropriado) para tamanha ousadia e pretensão.

E, senhoras e senhores, caros pitaqueiros e gente desocupada deste observatório; nomes da política araguarina não podem ficar fora do páreo e não esqueçam, é uma questão de honestidade!

Postagem em destaque

Jovem grávida morta após defender irmão autista: investigação revelará a verdade?

Uma jovem de 18 anos, grávida de 4 meses, perdeu a vida após uma abordagem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na madrugada do dia 15 ...