Rádio Viola - Araguari-MG - 100% caipira!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Interdição de parte do Pronto-Socorro Municipal

GRS Uberlândia interdita parte do Pronto-Socorro Municipal
30/04/2010
Da Redação

Em Nota Oficial enviada a redação do Jornal Gazeta do Triângulo, a Gerência Regional de Saúde de Uberlândia, informou sobre a interdição cautelar no Pronto Socorro de Araguari.

A Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde de Uberlândia em conjunto com a Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde de Araguari constataram irregularidades que poderiam provocar riscos à saúde dos usuários e profissionais, e em atendimento a Legislação Sanitária Vigente (Lei Estadual nº 13.317/99,  Portaria MS/SVS nº 453/98 e Resolução Estadual nº 1559/08), foi interditado de forma cautelar (provisoriamente), a partir do dia 27 de abril: um equipamento de RX convencional, um equipamento de mamografia e o consultório odontológico.

A informação foi repassada no início da noite de ontem pela Assessoria de Comunicação do órgão que ainda salientou que a secretaria municipal de Saúde de Araguari está tomando as providências para regularização da situação conforme a Legislação Sanitária citada acima.

Na edição de amanhã a Gazeta trará novas informações sobre o assunto. 
 
Pitacos do Blog
Nota-se que o "Novo Modelo de Administração", na verdade, nada tem de novo. Os erros na área de saúde continuam acontecendo. Enquanto isso, o povo continua pagando o pato, não tendo acesso a um serviço público de qualidade.
O que estaria por trás desse tipo de conduta? Incompetência dos gestores?! Prevalência de interesses particulares escusos?! 
A resposta é: ambos os dois. Quando gasta mal, deixando de fazer manutenção em equipamentos básicos, o gestor está tornando pública a sua incompetência. Será que, em suas clínicas particulares, os médicos  que atuam no serviço público deixariam de fazer manutenções periódicas em seus equipamentos? Óbvio, a resposta é negativa.
Além disso, fomentando a omissão, encontra-se o predomínio do interesse de certos grupos econômicos. Explica-se. Com o não-funcionamento do raio-X e do mamógrafo, quem fatura é a iniciativa privada. Isso porque a fantástica fábrica de emergências da Prefeitura de Araguari terá que contratar, sem licitação e sem as devidas cautelas, uma empresa para consertar os aparelhos e clínicas particulares para prestar os serviços essenciais de radiografias e mamografias.
Pois é, senhores gestores incompetentes, seria muito mais fácil botar a culpa na administração anterior ou colocar os pacientes em ambulâncias para fazer o raio-X em Uberlândia. Mas não é bem assim. Araguari recebe recursos federais para prestar o serviço de saúde. Logo, é bom correr e sanar as falhas antes que apareça alguém questionando como estão sendo gastos esses recursos federais.


Um comentário:

Aristeu disse...

Não seria o caso de "pitacar" a intervenção? Um gestor "tampão" não solucionaria os danos? Será que esses interventores não querem vender ou indicar outros equipamentos? Pode ser caça ao coelho...

Postagem em destaque

Jovem grávida morta após defender irmão autista: investigação revelará a verdade?

Uma jovem de 18 anos, grávida de 4 meses, perdeu a vida após uma abordagem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na madrugada do dia 15 ...