Escrito por Talita Gonçalves
Sáb, 14 de Maio de 2011 00:00
Uma audiência pública para debater sobre os cursos a serem sugeridos à UFU foi realizada nesta quinta-feira, dia 12, no auditório da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari. O evento foi presidido pela secretária de Educação, Eunice Mendes, e contou com a participação do prefeito municipal Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), representantes de entidades de classe, órgãos de defesa, outras autoridades locais, além de educadores do município.
O evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas
Conforme decidido na ocasião, os cursos com votação mais expressiva foram Engenharia Civil (42 votos), Engenharia de Transporte/Logística (29), Engenharia de Alimentos (18), Engenharia Mecatrônica (17), Arquitetura e Urbanismo (16), Economia (13) e Jornalismo (10). A princípio, serão três, com capacidade para receber 120 alunos por semestre. A única área vetada foi Biomédicas, já oferecida na cidade por uma instituição de ensino particular.
No encerramento dos trabalhos, foi anunciada a pretensão da secretaria de Educação em instalar urnas de votação em pontos estratégicos da cidade na próxima semana, com o objetivo de ampliar e democratizar a consulta popular sobre a escolha dos cursos. “Acredito que esse é um benefício enorme à população, e nada mais justo do que ela também participar desse momento importante, em que a opinião pública precisa ser levada em conta, para termos a noção de quais serão as melhores opções para a demanda local,” ressaltou Eunice Mendes.
No dia 30, representantes da prefeitura, juntamente com o deputado federal Gilmar Machado (PT), irão apresentar ao reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Alfredo Júlio Fernandes Neto, o pedido oficial da extensão, bem como os cursos escolhidos, que serão submetidos a aprovação da reitoria.
Transcrito do Gazeta do Triângulo (clique aqui para ler direto na fonte).
Pitaco do Blog
Tomara que a UFU, em breve, seja realidade em Araguari. Reconheça-se, ainda, a forma democrática para escolha dos cursos que virão. Questiono apenas o porquê de não se pensar na vinda, por exemplo, dos cursos de Medicina e Direito públicos, gratuitos e com o padrão de qualidade UFU. Mas, isso pode ser corrigido com o tempo.
Parabéns aos que estão lutando por essa causa. Em especial, devemos enaltecer o trabalho dos alunos araguarinos, que sempre honraram o nome da cidade, conseguindo maciça aprovação nos vestibulares da UFU. Assim, a criação do campus, ainda que tardia, é, na verdade, uma espécie de reconhecimento do talento e da determinação dos estudantes araguarinos.
Rádio Viola - Araguari-MG - 100% caipira!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Jovem grávida morta após defender irmão autista: investigação revelará a verdade?
Uma jovem de 18 anos, grávida de 4 meses, perdeu a vida após uma abordagem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na madrugada do dia 15 ...
-
De acordo com o UOL, Roberto Laurents de Sousa, médico da Santa Casa de Araguari-MG, ignorou a lei e denunciou mulher que buscou atendimento...
-
O policial militar reformado Roberto Emídio Pereira, de 52 anos, foi preso pela Polícia Federal em Uberlândia, Minas Gerais. Ele é acusado d...
-
Professora da Escola Municipal Professor Hermenegildo está mostrando sua insatisfação em relação ao projeto de escola cívico-militar em que ...
4 comentários:
Ninguém escolheu direito...
Ainda não entendi uma coisa: " A única área vetada foi Biomédicas, já oferecida na cidade por uma instituição de ensino particular." Que visão bitolada é essa? Pra mim uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Não diria um curso de Medicina, mas será que se a UFU quiser implantar um curso de Fisioterapia, Biologia, Enfermagem, nossos digníssimos representantes serão contra?
Ah, detalhe para o plenário vazio, nossos dignissimos vereadores com certeza, estavam preocupados com outros assuntos... mais importantes...
Aristeu
Ninguém escolheu direito... Pq preferem POLITICA
Os cursos ligados a área médica estão vetados para a implantaçao do CAMPUS.
Devem ser instalados primeiramente 3 cursos, para inicio dos trabalhos e a área de perfil optada pela UFU para o municipio foi exatas.
Desta forma os cursos de biomedicas nao estao vetadas e sim, descartadas pela UFU para um primeiro momento, o que nao quer dizer que no futuro depois que o CAMPUS estiver em pleno funcionamento isto nao possa ocorrer.
Se voces tivessem participado da reunião saberiam disso, mas ficam dando PITACO onde nao sabem da realidade.
Postar um comentário