terça-feira, 3 de maio de 2011

Municipalização do trânsito

Não é só Araguari que vai municipalizar o trânsito. Essa é uma tendência das cidades de médio porte, interessadas não somente em melhor organizar o trânsito urbano, mas também em arrecadar diretamente os valores decorrentes de multas de trânsito e outras receitas.
Entres outras, a cidade de Patos de Minas anunciou medidas nesse sentido. Para implementar a municipalização, o Poder Executivo patense enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei criando 30 (trinta) cargos de agente de trânsito, que serão preenchidos mediante concurso público.
Por que começar o post falando de Patos de Minas? É para termos uma ideia do que está acontecendo em cidade de porte semelhante ao de Araguari. Assim, numa rápida análise, percebe-se que a diferença entre Patos e Araguari, neste caso, reside na seriedade com que a questão vem sendo tratada na cidade-polo do Alto do Paranaíba. Enquanto lá, o Executivo está se preparando para contratar os agentes de trânsito, corretamente, mediante concurso público, aqui, ninguém sabe o que consta do projeto de municipalização do trânsito.
Apesar de ainda estarem em andamento os estudos para realização de um amplo concurso público em Araguari, temos certeza de que esses cargos do futuro órgão de Trânsito não serão preenchidos agora por meio de concurso. Se em Patos, cidade com mais de 140 mil habitantes, serão necessários 30 agentes de trânsito, em Araguari deveria ser realizado concurso para preenchimento de pelo menos 25 vagas.
Até mesmo essa singela comparação serve para demonstrar que em Araguari não há preocupação com a melhoria do serviço público. Aqui, ao que tudo indica, a preocupação maior é em ajudar  apadrinhados e parentes dos governantes. Não quero dizer, com isso, que irregularidades só existam na nossa terra. É claro que Patos de Minas deve ter também os seus problemas. A diferença é que, na hora de botar a boca na botija, os nossos políticos são mais sedentos e criativos que os das outras cidades.

2 comentários:

Aristeu disse...

É por isto que eu sou Patureba desde nascença e araguarino desde 6 anos...

Anônimo disse...

Qaundo saíra este edital?

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...