segunda-feira, 21 de março de 2011

Tráfico de influência?


Na postagem anterior (clique aqui para ler), falamos dos casos de parentes do Prefeito que ocupam importantes cargos em comissão na gestão atual. É o famoso "povoamento" da Prefeitura. Contudo, as questões envolvendo parentes não se resumem a isso. Embora não constituindo nepotismo, há um caso que precisa ser conhecido da população e dos órgãos de controle.
Uma outra parente do Prefeito vem sendo, digamos, "privilegiada" pela atual administração. Trata-se da senhora Mariantônia Luiza Póvoa Guimarães, arquiteta concursada da Prefeitura e cunhada do Prefeito.
O primeiro "privilégio" está no fato de ela alugar um imóvel para a Prefeitura (um negócio de mais de R$ 25 mil por ano). Os contratos, sempre sem licitação, vêm sendo renovados ano a ano desde 2006.
Segundo "privilégio". Ao lado de outros servidores da Prefeitura (como consta no site de sua empresa - vide foto acima), ela integra uma sociedade de arquitetos e engenheiros que vem sendo beneficiada na elaboração dos projetos (particulares) de implantação de novos loteamentos na cidade para  o Programa Minha Casa, Minha Vida, financiado pela CAIXA (órgão federal). Conforme consta em processos de loteamentos aprovados na prefeitura, em torno de 90% desses projetos ficaram a cargo do escritório particular do qual a cunhada do prefeito é sócia.
Cá entre nós, é muita coincidência a cunhada do Prefeito conseguir angariar um percentual tão grande de clientes para a sua sociedade de arquitetos. Isso ocorre justamente numa área em que a atuação dela, como funcionária pública, é fundamental para a aprovação desses projetos.
Não resta dúvida de que as condutas dessa senhora devem ser apuradas. Mais que isso: como o Poder Executivo aparenta não possuir interesse e isenção suficientes para investigar esses fatos, cabe à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público fazê-lo.

Clique aqui e veja a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais da renovação do contrato de aluguel firmado entre o município e a cunhada do prefeito (basta dar um "CTRL F" e procurar pelo nome "Mariantônia").
Clique aqui para acessar o site da Projetar, sociedade de arquitetos em que trabalha a cunhada do Prefeito e outros arquitetos da Prefeitura.

12 comentários:

Marcos Lander disse...

Marcos Lander
O MAIS INTERESSANTE É O VEREADOR PORCÃO QUE NA ÉPOCA DO GOVERNO MARCOS ALVIM FEZ UM ESCARCÉU CONTRA O NEPOTISMO E AGORA, POR SER BASE DO SEU GOVERNO-AMIGO JUBÃO, FICA SEM DIZER UMA ÚNICA PALAVRA

Anônimo disse...

Oh povo bonito esse da foto....

Anônimo disse...

Não entendo o por que de estarem questionando a contratação de aluguel de uma casa da arquiteta cunhada do prefeito, visto que esta contrataçao foi feita em 2006 conforme esta descrito no post e em 2006 o prefeito era o Marcos Alvim...
Se há alguma irregularidade, esta foi criada no governo do prefeito que não fez nada só prejudicou o municipio, haja visto o problema do hospital municipal.

Anônimo disse...

Desde quando existe nepotismo quando o funcionário é concursado?

E alem do mais, o pessoal da Projetar é super competente por isso eles tem recebido tantos trabalhos na área em que esles são qualificados, penso que quem escreveu essas besteiras, só pode estar com inveja do trabalho deles.

Andréia disse...

Esse "Novo Modelo" é uma decepção atrás de outra. Meu Deus! Ainda esperar por mais 2 anos. Que sofrimento!

Anônimo disse...

A contratação do aluguel da casa não foi em 2006 e sim no governo do Sr. Miguel de Oliveira.
Sr. Denunciante, informe-se melhor......

ANTONIO MARCOS DE PAULO disse...

Anônimo das 10:37, obrigado pela informação.
A informação que eu postei é baseada no que foi publicado pela Prefeitura, ou seja, ocorreram sucessivas prorrogações de um contrato firmado em 2006.
Isso não muda nada! Pouco importa quando foi firmado o contrato. O que questiono é a ética da existência desse tipo de contrato, firmado entre o município e uma funcionária pública.

ANTONIO MARCOS DE PAULO disse...

Anônimo do dia 25/03, 13h36, apesar do seu anominato, vou respondê-lo.
A questão do nepotismo, no caso da funcionária Mariantonia, não está em discussão. Eu deixei isso claro na postagem.
Também, não discuto a competência dos profissionais que trabalham na Projetar.
Igualmente, não discuto nomes. Questiono condutas.
Aí é que está o problema. As informações que recebi de algumas pessoas é de a sociedade de arquitetos foi, digamos, privelegiada ao ser escolhida para elaborar mais de 90% dos projetos do "Minha Casa, Minha Vida".
Veja bem, é muita coincidência que os empresários tenham procurado justamente uma empresa onde trabalha uma cunhada do Prefeito e que atua justamente no setor responsável pela aprovação desses projetos (novos loteamentos, etc.).
Obviamente, há, no mínimo, duas condutas a serem investigadas aí. A atuação da funcionária, que, segundo dizem, utiliza-se do local de trabalho para elaborar esses projetos. Também, a atuação dos empresários que procuraram, coincidentemente, a cunhada do Prefeito para elaborar os projetos.
É isso.

Mariantonia disse...

Caro Sr. Marcos
As informações que o senhor diz ter recebido estão um tanto quanto equivocadas. Primeiramente, na cidade foram implantados, como é do conhecimento de toda a população bem informada, apenas dois loteamentos do plano "minha casa minha vida" e apenas um deles teve o projeto desenvolvido pela Projetar, o que para quem sabe fazer contas daria 50% e não 90% do total.Outra informação errada que o senhor recebeu é q não atuo e nem nunca atuei na aprovação desses e nenhum outro tipo de projetos e o desafio a provar que alguma vez me utilizei do local de trabalho pra elaborar projetos particulares. Seria interessante que vericasse melhor as informações que recebe... aliás... interessante mesmo seria se o senhor deixasse de covardia e aparecesse lá pra verificar in loco ao invés de ficar aqui dizendo barbaridades q nem polêmicas geram...de tão absurdas.

Anônimo disse...

mariantonia, resposdendo seu comentario
voce está em total desespero
primeiro
vc e seus colegas de arquitetura nunca tiveram tanta oportunidades com agora, visto que vcs todos são de uma imcompetencia a toda prova.
então aproveitem enquanto podem.porque esta mamata não demora ficar apenas numa pessima lembrança em nossas memorias
aprovetem para comprar seus carros novos com dinheiro do povo

Anônimo disse...

Vamos ver se a PROJETAR vai ter tantos projetos quando o novo modelo sair fora.

Anônimo disse...

VC anonimo é tão covarde que nem se identifica para rebater os questionamentos.
Todos vcs estão é com inveja, pq não estão lá. Deixa colocar vcs la dentro se a história não muda nehh. Vcs são um bando de desocupados que ao invés de cuidar da vida de vcs se preocupam com a vida dos outros.
Se fossem veridicos os fatos o Ministério Público ja teria tomado as devidas providencias.
Então meus caros cuidem da vida de vcs e parem de "imaginar angu" onde não tem.
Mariana
22 de junho de 2012

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...