sábado, 10 de setembro de 2011

Manifestações populares

Em diversas cidades brasileiras, o tradicional desfile militar de 7 de setembro foi marcado por protestos contra a corrupção. Na capital federal, a marcha reuniu cerca de 25 mil participantes, segundo estimativa da Polícia Militar. Contando com a força das redes sociais, as manifestações devem prosseguir. Já está marcado para o dia 20 de setembro, às 17h, na cidade do Rio de Janeiro, o Manifesto Todos Juntos Contra a Corrupção. O evento já possui mais de 26 mil aceitações no Facebook.
Cansado de ouvir falar e de ver irregularidades na gestão pública, o brasileiro parte para a ação. Para tanto, conta com um ingrediente novo: as redes sociais. Elas vêm sendo o germe e o agente catalisador desses movimentos sociais.
Em Araguari, tivemos recentemente dois exemplos de protestos pacíficos organizados a partir das redes sociais. Em desagravo ao fotógrafo Gláucio Henrique Chaves (cuja arte sofreu ameaça de censura por um grupo de vereadores), várias pessoas se organizaram e saíram retratando a cidade. Em dois Fotografaços, mostraram as diversas facetas da nossa terra. Retrataram a beleza dos prédios de valor histórico. Mas não se esqueceram de escancarar a omissão do poder público, caracterizada pelo abandono a moradores de bairros mais carentes e pela destruição do patrimônio histórico ferroviário.
Esperamos que manifestações em prol da liberdade de expressão e de melhorias na gestão pública tornem-se cada vez mais frequentes e fortes. Que permaneçam apartidárias. Que não sejam feitas às custas do dinheiro público. Só assim construiremos uma nova democracia.  

Clique aqui e veja a logomarca oficial do protesto que será realizado no Rio de Janeiro.
Clique aqui e veja a repercussão do 1º Fotografaço no blog A Culpa é do Fotógrafo.
Clique aqui e veja algumas fotos do 2º Fotografaço no blog Saúde na Tela.

8 comentários:

Zimiro disse...

Marcos, o meu comentário não foi publicado. O que aconteceu?

Anônimo disse...

Estranho, Zimiro. Eu recebi o comentário por e-mail, mas ele não aparece aqui. Perai que vou copiar e colar aqui.
Marcos

Anônimo disse...

Zimiro deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Manifestações populares":

As redes sociais estão sendo um instrumento fantástico de mobilidade social. Já que a imprensa tida como oficial não cumpre o seu papel social, resume-se apenas em informações para consumo, não cria abertura ou espaço para maiores discussões envolvendo o cidadão, não há promoção de eventos onde pessoas podem opinar e discutir os mais relevantes acontecimentos da sua cidade, do seu pais e do meio social em que se vive, as redes sociais assume assim o papel catalizador fundamentada numa forma de organização auto-gestionária e desburocratizante.
Por outro lado esse tipo de mídia, tem revelado que o cidadão, as pessoas estão se organizando e tornando pró-ativas, saindo às ruas porque estão a cada dia mais descrentes das suas instituições, como por exemplo as Câmaras Legislativas, Ministério Público entre outros orgãos fiscalizadores que não conseguem responder as expectativas das pessoas.
O Fotografaço está sendo uma experiência bastante legal pra mim, e espero que ele possa evoluir para outras formas de contestação,já que deparamos com inumeros vicios que ainda deve ser combatido e aglutinar mais e mais pessoas com interesse de melhorar a nossa sociedade.

garliene arts disse...

As formas de manifestação popular têm se ampliado em tempos de informação rápida. Jovens se unem para derrubar ditadores, unem-se para protestar diante de mazelas políticas, corrupção, demagogia, gestão ineficiente. E isso é bom! A juventude tem esse necessário ímpeto. Tem inquietude e potência acumulada para não se acomodar aos fatos que considera ruins. E há jovens de todas as idades. O medo da mudança é coisa de gente cansada, acomodada. Gente desanimada. Jovem luta por aquilo que acredita. Do contrário, não é jovem, mesmo que tenha pouca idade.(Gabriel Chalita)

P.S - Fui aos dois FOTOGRAFAÇO e amo mais ainda nossa cidade , pois conhecendo ela na sua essência vejo onde mais precisa de atuação do Poder Público, Também como Zimiro, pra mim esta sendo uma experiência maravilhosa fazer o registro. E que venha mais pessoas pra somar conosco , só assim de FATO podemos mudar pra melhor a cidade que amamos. =))

Deus guiando sempre nossos caminhos =))

Anônimo disse...

Nós, do grupo "A CULPA É DO FOTÓGRAFO" fazemos de nossos encontros momentos de compartilhamento de experiências, desfrute de amizade, compromisso com a cidade e alegria.

Não temos motivações eleitorais pessoais. Talvez seja isto que intrigue os políticos e seus baba-ovos.

Ainda é possível encontrar pessoas desprendidas que topam doar um pouco do seu tempo para o interesse da coletividade, sem barganhar vantagem pessoal. Pra isso, abrimos mão da preguiça nos feriados de 15/08 e 07/09; e o prazer da tarefa e do convívio com os colegas valeu.

Não queremos cargos (nem eletivos, nem comissionados). Queremos, sim, uma cidade bem cuidada; seja lá quem for o prefeito.

EDILVO MOTA
Araguarino genérico

Aristeu disse...

Antigamente uma imagem valia por mil palavras, hoje com a maravilhosa internet vale por mil idiomas. Se clicar o mouse ou a câmera fotográfica vai mudar o mundo é só dar uma olhada para os ditadores do oriente que vão caindo como efeito dominó.

Rosane Carrijo disse...

Já pensou se cada brasileiro resolvesse pregar um adesivo com essa logo estampada em sua casa, carro, bicicleta, etc...

Vou fazer minha parte e divulgar a logo.

Anônimo disse...

Agora depois de mostrar a real situação.
Dou o meu palpite, envie as fotos ao Prefeito que passou pela praça, mas não teve coragem de parar.
Quem sabe! Ainda da tempo para começar a mudar algumas coisas.
Prefeito este grupo de cidadãos querem mostrar através de fotos como está Araguari, e QUEM ESTÁ MAIS SOFRENDO COM O ABANDONO POLITICO.

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...