terça-feira, 14 de junho de 2011

Minha Casa, Minha Vida

A Caixa Econômica Federal encontrou diversas irregularidades nos cadastros dos possíveis mutuários das casas do Portal de Fátima (Programa Minha Casa, Minha Vida). Dos 455 pretendentes, 155 não passaram na triagem feita pela instituição bancária. Ou seja, 34% das pessoas estão com problemas cadastrais de maior ou menor gravidade e, por isso, terão que complementar ou corrigir seus dados. Isso poderá, inclusive, adiar a entrega dos imóveis, em princípio, prevista para o mês de julho.
A imprensa ainda não tocou num ponto interessante. A aprovação desses cadastros foi feita, num primeiro momento, pela Secretaria Municipal de Planejamento. Há algo de estranho nesse excesso de inconsistências. Como a Secretaria deixou passar tantos erros assim? Que confiabilidade possuem o banco de dados e a fiscalização daquele órgão? Será que a Secretaria simplesmente amontoou papeis e passou a bomba para a Caixa? Alguém deveria vir a público e explicar o porquê de tantas falhas.

13 comentários:

Aristeu disse...

A Caixa é muito exigente e não deve ter repassado tais exigências à Secretaria. A Secretaria também, por interesse político, deve ter feito vistas grossas.

Iconoclasta disse...

Esse governo municipal é tão incompetente que nem mesmo um projeto do governo federal onde coube ao município apenas o trabalho de cadastramento ainda mesmo assim tornou algo embaraçoso.
Nunca vi nada semelhante.

garliene arts disse...

A falta de transparência da estrutura do governo Municipal é outro fator favorável para a bagunça que agora foi formada junto Caixa Econômica Federal.Como se já não bastasse a bagunça com o IPTU, gerando desconforto pros cidadãos .

Anônimo disse...

ah mas peraí gente, ninguem fala da rainha do café, da cavalgada de sabado no centro na hora do maior movimento da venda do show do jorge e mateus, fica só falando de assunto chato, governo eh pra divertir o povao

Anônimo disse...

Quantas pessoas ''espertas'' não devem ter tentado passar a perna na CEF com a conivência dos nossos governantes hein?! Quem tem um ''padrinho'' em Araguari vai longe.

Thereza Christina Griep disse...

Boa tarde,

Me informaram sobre as duvidas de voces, e resolvi entrar no site para esclarecer.

Todos os 442 processos do Minha casa Minha Vida referente ao Portal de Fátima foram montados exatamente conforme solicitado pela Caixa Economica Federal, porem infelizmente muitas pessoas não informam dados reais.

Destes 155 cadastros recusados, 62 processos foram de atualizaçao do CADUNICO, este problema foi uma parte de migraçao do sistema, que era uma versao e na atualizaçao da mesma ninguem sabe por que alguns dados tiveram divergencias.

Cerca de 60 pessoas informaram no cadastro ser solteiras e quando a CEF foi checar os documentos descobriram que estas pessoas não era solteiras e sim "casadas" ou sejam vivem em amasio com outra pessoa. Este papel de checagem final dos documentos é da CEF e nao da prefeitura.

Dez pessoas foram desclassificadas por terem a renda superior e sabem como isto foi verificado, somente na checagem do FGTS, ou seja as pessoas informaram uma renda para a prefeitura, que ficasse dentro do programa ou seja até R$1395,00, e na checagem do FGTS a renda média da familia era maior.

Os outros problemas foram de procuraçao para as pessoas analfabetas.

Conforme já foi divulgado a CEF devolveu este processos para a prefeitura corrigir estes dados com os contemplados.

Somente para constar Araguari até o momento teve o menor indice de rejeiçao de processos da região, Uberlandia cidade visinha teve cerca de 45% dos processos devolvidos.

Qualquer duvida estou a disposicao.

Iconoclasta disse...

Tenho a seguinte dúvida: quatros anos é o suficiente para o "Novo Modelo" entregar a cidade pior que quando a pegou ou vai tentar uma reeleição para acabar com o resto? Mas preste atenção, digo a penas tentar, pois é obvio que o povo araguarino não é adepto ao masoquismo. Por isso coloco a pergunta no plano da vontade.

Anônimo disse...

Afora pequenos erros de acentuação e grafia, a atitude de prestar informações merece aplauso.

garliene arts disse...

É espantoso como soa falsidade nas palavras, sou ouvinte de rádio e leio jornais escritos, e a informação que o cidadão teve, foi que juntamente com todos os documentos exigidos se encaminha-se a secretaria de ação social para se cadastrarem. Ora agora vem achando donos da verdade ?? Fato que a transparência nunca existiu neste governo , BAGUNÇA , desorganização e ainda usam pessoas cultas pra fazer declarações inexistentes e sem fundamento algum. FATO>>> A caixa não aceitara desordem,pois tem quem fiscaliza tais documentos , e quem perde ?? O CIDADÃO. ESTE É O NOVO MODELO DE ADMINISTRAÇÃO?? Vou e escrever pro conselho de Administração e pedir a quem for de direito uma retratação sobre a PALAVRA ADMINISTRAÇÃO.Pois a usam de forma vergonhosa.

Thereza Christina Griep disse...

Garliene,

Por favor se você tem alguma dúvida quando aos procedimentos que estão sendo adotados, lhe convido a vir a minha secretaria acompanhar o processo do Minha Casa Minha Vida, que dentro da minha Secretaria é o mais transparente o possível. Se você não quiser falar comigo, toda minha equipe está super afiada com toda esta documentaçao e poderá lhe esclarecer se você tiver mais alguma dúvida.

Anônimo disse...

Iconoclasta,

Vc provavelmente era um daqueles cargos do Alwin que recebida 200 h extras por mês não é???

Se não era, então você é cego ou louco por não conseguir enxergar o tanto que a cidade mudou nestes ultimos 2 anos, e para melhor...

Mas as vezes por vc nao conseguir roubar no governo atual e isso talvez tenha deixado vc descontente.

Anônimo disse...

Acho o governo atual muito sério,direito,trabalhador e muito mais...
Araguari desenvolveu como nunca.
É só dar um passeio pela cidade que notamos a diferença.
Parabéns Marcão!...

Anônimo disse...

Gostaria que Marcão se candidatasse a prefeito novamente,para ter mais tempo de mostrar ainda mais a sua competência administrativa. Acredito no seu potencial...
Confio plenamente!

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...