terça-feira, 29 de junho de 2010

Ficha Suja?!

Há alguns dias, questionei o porquê de o Poder Executivo (entenda-se: o Prefeito) contratar um devedor do Município para ocupar cargo em comissão. Na ocasião, demonstrei que o contratado, senhor Limírio Martins Parreira, estava sendo executado (cobrado) pela Fazenda Pública do Município por uma dívida superior a R$ 18 mil.
Alertado por atentos leitores do blog, resolvi aprofundar a questão e, agora, posso afirmar que o atual Prefeito, senhor Marcos Coelho, pode ter praticado ato de improbidade administrativa ao nomear o indigitado senhor. As razões são muitas. Vejamos.
O senhor Limírio, enquanto Presidente da Câmara, participou do esquema de contratação de funcionários fantasmas e de irregularidades em contratos e pagamentos, embolsando recursos públicos. Oportuno transcrever parte das condutas  a ele atribuídas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais:
(...) Joaquim Vieira Peixoto, José Maury Alves Martins, e Limírio Martins Parreira protagonizaram desmandos administrativos e desvios de recursos que implicaram em prejuízos da ordem de R$2.837.697,00 (dois milhões, oitocentos e trinta e sete mil, seiscentos e setenta e nove reais), segundo o perito, que atualizou os valores, em 25 de outubro de 1999 (fl. 3.970).
O rombo nos cofres se desenvolveu em várias frentes (...)
Com efeito, celebraram contratos com empresas inexistentes, ou fantasmas, na linguagem corrente, forjaram valores incompatíveis com as operações de compra e venda celebradas, simularam despesas, adulteram valores, movimentaram recursos em suas contas particulares incompatíveis com os ganhos regulares, chegando, até mesmo, ao que revelou o Advogado Antônio João Rodrigues da Cunha, a praticar agiotagem com o dinheiro público (fl. 3.58/3581). (...)
Assim, ao que revelam os autos, Joaquim Peixoto é responsável pelos gastos excessivos empreendidos pela Câmara Municipal (...) pelos cheques que recebeu em sua conta-corrente,..., por aceitar notas de despesas de viagem incompatíveis com a jornada, por autorizar pagamentos à empresa Maria Angélica, que sequer existia, pela contratação ilegal de prestador de serviço, especificamente, Walter Claret, desafiando a regra inserta nos arts. 114 e 116 da Lei Orgânica do Município, pela contratação de técnico em eletrônica para assessoramento contábil e por não repassar os valores atinentes ao Imposto de Renda Retido na Fonte à Prefeitura.
(...)Limírio Martins Parreira, também presidente da Câmara Municipal, enveredou-se na prática de procedimentos semelhantes aos de Joaquim Peixoto.
Assim, promoveu gastos com farmácia e supermercados, no total de 145,46 Ufir's. Glosaram-se despesas de viagem no montante de 2.293,06 Ufir's. E, finalmente, depositou em sua conta pessoal cheques destinados à S/A Rádio Araguari e a Astério de S. Mota (...).
Em decorrência desses fatos, o radialista  tornou-se alvo de processos. judiciais. Num deles, figura como possível autor de crime contra a Administração Pública. Trata-se do Processo nº 0043277-66.1996.8.13.0035, que se encontra aguardando sentença na 1ª Vara Crijminal de Araguari.
Em outro (Processo nº 2468973-71.2000.8.13.0000), foi condenado pelo TJMG por improbidade administrativa pela prática dos referidos atos. Convém reproduzir algumas das condenações sofridas:
f) Os Réus Joaquim Vieira Peixoto e Limírio Martins Parreira serão solidariamente responsáveis por todo o desvio ocorrido no período de suas respectivas gestões, 1989, 1990, 1993 e 1994 para o primeiro, e 1991 e 1992, para o outro, sem prejuízo dos valores que embolsaram através de operações irregulares enquanto vereadores; (...)
j) Decreto a suspensão dos direitos políticos dos Réus Joaquim Vieira Peixoto, Limírio Martins Parreira e José Maury Alves Martins por 09 (nove) anos, em atenção ao que dispõe o art. 12, I da Lei 8.249/92;
L) Aplico aos Réus Joaquim Vieira Peixoto, Limírio Martins Parreira, José Maury Alves Martins e Walter Claret Alves Martins a multa civil correspondente a 03 (três) vezes o valor do acréscimo patrimonial que experimentaram em decorrência das irregularidades perpetradas e flagradas na perícia, cuja apuração se dará em liquidação de sentença;(...)
q) Proíbo, pelo prazo de dez anos, que os Réus Joaquim Vieira Peixoto, Limírio Martins Parreira, José Maury Alves Martins, Walker Claret Alves Martins, Paulo Henrique Vieira de Souza, Valter Rodrigues e Juliana de Cássia Alves Jacinto celebrem contratos com o Poder Público, o recebam benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários; 
Pois bem, o senhor Prefeito deve explicações à cidade por admitir, como agente público, um senhor que:
1) está sendo processado pela prática de crime contra a Administração Pública;
2) subtraiu dinheiro público por meio da contratação de funcionários fantasmas e de contratos e pagamentos irregulares;
3) foi condenado por improbidade administrativa, tendo os seus direitos políticos suspensos por 9 anos;
4) foi proibido de firmar contratos com o Poder Público pelo prazo de dez anos.
Com a palavra, também, o Ministério Público de Minas Gerais, que, além de ser fiscal da lei, é autor da ação civil pública que redundou na condenação e da ação criminal em curso.

29 comentários:

Alessandre Campos disse...

E por detrás da imagem de um "santo", sempre tem teia de aranha!!!

Aristeu disse...

Pelo perfil exposto do agente público Limírio há de se lhe atribuir plena capacidade para exercício do cargo em qualquer governo corrupto.

Anônimo disse...

Essa imprensa de Araguari, e Limírio! ficha suja!!!!!! e Astério sempre mamando na teta.

Anônimo disse...

A lenda
Reza a lenda que o Brasil um dia terá um Político Honesto, a profecia fala que o Messias virá quando um torcedor do São Paulo Futebol Clube deixar de ser Gay e o S.C. Corinthians Paulista ganhar a Libertadores. O dia mundial do político honesto é comemorado no 1º de abril, mas de forma diferente em cada localidade. No Acre, por exemplo, este dia é comemorado sempre.

Existe também uma simpatia que diz que, se você falar Lula-lá-lá, Lula-lá-lá, Lula-lá-lá, três vezes em frente a um espelho enquanto sacrifica um bode, bebe cerveja sem álcool e lê o Necronomicon na lingua dos Orcs, um político honesto, um coelinho da páscoa e um alien aparecerão na sua frente e dançarão Folkstrot Beduíno usando uma Cartola Mágica Inglesa como aquela do Mágico de OZ Idiotas.

Caso nenhum dos dois acima dê certo, vá ao Google e escreva POLÍTICO HONESTO e clique em estou com sorte e será revelada uma mensagem, porém a chance é a mesma de você ganhar na Mega-Sena 87 vezes somente jogando com 6 números.

Unknown disse...

Vcs ñ perceberam que é apenas a mafia da imprensa agindo na cidade
ou será a máfia da camara se bem que eu acho que é a mafia da prefeitura
na verdade essa mafia engloba os 4 poderes Executivo,Legislativo, Judiciario e o mais forte de todos> a IMPRENSA
E outra pessoal quando o Limirio e o Asterio não participou do quadro de funcionarios da prefeitura
Respondo: Durante seus mandatos, no resto do tempo PREFEITURA
Gostaria muito de ver esses mafiosos fora mais ja perdi as esperanças

Anônimo disse...

E o cara dá uma de moralista...
Esta turma de bandidos está cada vez mais dentro do governo. Até que ponto o Marcão é santo??????
Ou ele não sabe de nada, não viu nada...

Anônimo disse...

Quem devia tá na cadeia tá é recebendo din din da prefeitura.
É só ver o tanto de grana que o Marcão dá pro jornal Correio.

Anônimo disse...

Provincianos que somos, devemos assumir sem cautela a grande fatia no erro. Quem nas eleição passada, encoberta pelo jargão de novo, novamente, não viu comentários do tipo: " Ah, o Marcão é rico, vai fazer o melhor pro município."
Bom, O marcão pode ser rico, mas onerou o erário publico com contratações exageradas e de pessoas com preparo duvidoso para o serviço público.
Mas provincianos que somos gostamos disso. Gostamos de saber que uma pergunta simples, vale mais que qualquer currículo. Pergunta que vem desde épocas remotas do coronelismo: "Quem é sua família mesmo?" E dane-se o princípio da impessoalidade. O princípio da eficiência então...

Anônimo disse...

PENA QUE COM TUDO ISSO SE MAGUEIAM AS IMAGENS POSTANDO DE MORALISTAS E FORMADOR DE OPINIÃO SENDO QUE A PROPRIA MASCARA JA CAIU ,MAS COMO no brasil so bandidos tem vez fazer o que ? a população vive ouvindo comversas bonitas de pessoas obscuras de sujeiras por isso que essa cidade tão amanda e querida não vai pra frente pq so querem sugar e não trabalhar com o dim dim do povo em prol do povo/ esse era o palel dos governantes mas araguari agora realiza sonhos de pessoas que querem ser prefeito ta ai o que da pagaaaaaaa povooooooooo? por isso ai se eu fosse governate dessa cidade faria historia e seria unica tbm pq iria trabalhar não sugar ok " repudio essa vergonha que se chama governo coelho e sua cria de miseraves ladrões

Anônimo disse...

O engraçado é que a corja de bandidos, ladrões são os mesmos que enchem a boca pra chamar o ex prefeito de ladrão
E até hoje so falaram e não mostraram provas
Basta ouvir a rádio Vitoriosa Araguari pra se encher com o tanto que o Marcão é santo e o Alvim é bandido
Deixa de ser cinico sr LIMIRIO o seu roubo ja foi provado e a santidade Marcão nós todos sabemos o quanto é santo do pau oco se fosse diferente nem olhava na sua cara e muito menos pagava a imprensa pra falar bem de um Novo modelo furado de administração
Enquanto pessoas como você Limirio e a corja de parasitas: Asterio e CIA forem aceitos como funcionarios e beneficiarios da prefeitura pode saber que a cidade vai muito mal somente serão aceitos por pessoas iguais a vocês ou seja o prefeito tem que ser do mesmo nivel
Marcão hoje o povo ja sabe quem é você!

Anônimo disse...

Naum dá pra acreditar nesta turma da imprensa de Araguari. O cara dá uma de santinho mas no fundo é ficha suja....
Fora Limirio, Asterio, Joaquim Godoi, Valmir...

Anônimo disse...

O Limírio tá mais firme no cargo que minhoca na areia. kkkkkkkkkkkkkk Vamo acordá gente!!!!!! Tá ha hora de pegá firme no serviço. Não é no dinheiro público, não!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E o home ainda usou a rádio ontem pra atacar quem está denegrindo a sua imagem. A imagem do moço já tá mais suja que puleiro de pombo.Precisa denegrir mais???????

Sandrinha disse...

Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a política ou se vive da política.
No caso do mocinho aee de cima optou pela segunda...Espertinho, hein

Unknown disse...

Sandra... hoje atendi convite do canal 15 e concedi entrevista, onde fui questionado, dentre outras coisas, sobre as razões para o civismo temporário do brasileiro, somente em época de copa de futebol. E também sobre os motivos que levam ao aumento e manutenção da corrupção e da ingerência no setor público (leia-se, agentes políticos).
Assista ao programa "Conexão" e veja se concorda com minhas respostas...

Sandrinha disse...

Com certeza não vou somente concordar como tmb tirar muito proveito... Para mim será um grande aprendizado
Vc Edilvo sem sombra de duvidas é um
SER ABENÇOADO
Valew e bjus

Anônimo disse...

Nossa!!! aquele panfretos dizem que tem 80% de verdade, e o povo sabe...

Anônimo disse...

O governo das raposas e raposão !!!! do Astérico ou estérico kkkkkkkkkk seu jornaleco ...

Anônimo disse...

DEVIAM FAZER UMA PESQUISA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO,OU NOVO TRAPALHÕES DA ADMINISTRAÇÃO... é Límírio VCS PENSAM que nos ENGANAM e nós fingimos que acreditamos...SE JUBERSON DEPENDER DE apoio de marcão é melhor por que sua popularidade é baixa,cada dia uma surpresa,fora os falsos que passam de amigos...

Anônimo disse...

Aee povo araguarino esses ratos que acompanham o primo coelho ja estão a ponto de abandonar o barco... ahhhh... barquinho de papel ta afundando rapido demais
Salve se Jubão

Anônimo disse...

Astério cada jornal é um ... não adianta astério seu jornalzinho é sem credibilidade cada noticia é um mergulho de puxa saco ,com notícia totalmente política mentirosa,premeditada copia do jornal triângulo é só verdade e seu inverdade,se não fosse padrinho din din seu jornalzinho está frim frim.

Anônimo disse...

Não existe imprenssa em Araguari, é fato. Desde a repugnante programação do canal 15 até jornalecos como o correio. è de dar nojo.
Sobre a administração atual, há quem diga, que nem o Mãe Preta foi tão ruim...Isso é que é nivelar por baixo. Tolo de juberson com sua pretensão política. Ligado á esse governo, não ganharia nem para sindico de condomínio.

Anônimo disse...

o senhor asterio passa a vida inteira mamando nos prefeitos e secretario. iso e digno de do, mas todos merecem cadeia.

Alessandre Campos disse...

Veja a condenação em: http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/inteiro_teor.jsp?tipoTribunal=1&comrCodigo=0&ano=0&txt_processo=246897&complemento=0&sequencial=0&palavrasConsulta=%22Limirio%20Martins%20Parreira%22&todas=&expressao=&qualquer=&sem=&radical=

Alessandre Campos disse...

Veja a condenação em: http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/inteiro_teor.jsp?tipoTribunal=1&comrCodigo=0&ano=0&txt_processo=246897&complemento=0&sequencial=0&palavrasConsulta=%22Limirio%20Martins%20Parreira%22&todas=&expressao=&qualquer=&sem=&radical=

Anônimo disse...

Marcos Coelho,Jubão,Limirio,Eunice Mendes, Silvio Póvoa, Tibá, Giuliano Tibá, Clever Lima, Levi Siqueira, Valmir Brasileiro, Tiboca, Mari(o)vone, Astério, Adriano caricaturas, ..., formam, a quadrilha que está assaltando os cofres públicos de Araguari...acorda araguarinos, marcão e jubão, cria vergonha e pede pra sair.

Anônimo disse...

asterio mota limirio ambos recebiam dinheiro extra no governo passado. sempre foram vagabundos

Anônimo disse...

adriano do diario tem empreiteira , porem esta no nome de seu pai ta ficando rico, fez aquela rotatoria perto do pronto socorro e cobrou mais de 10 mil e poir nenhum vereador denucia. vergonha

Anônimo disse...

Aqui nesta pagina do blog temos exemplos claros de dois dos maioers problemas da coisa publica araguarina na minha opinião.
1 - A corja especializada em viver das tetas públicas. Vejam que as condenações citadas no texto recorrem a 1991 e já naquela época os caras já viviam de de conxavos e negociatas com a coisa pública.
Esses caras fizeram carreira em puxar saco e mamar nas velhas tetas deixando a ética sempre de lado. entra governo e sai governo e os vermes permanecem os mesmos, corroendo o sistema publico.

2 - A falta de coragem e hombridade do araguarino em assumir posições claras e publicas. É impressionante como os "anonimos" são corajosos pela internet, mas na hora de descer do muro e declarar suas vontades, ninguém quer perder a "amizade" de fulano ou atrapalhar a "boquinha" com beltrano...

Araguari só vera alguma mudança quando essas duas posturas igualmente nefastas deixar de ser o padrão.

Atenciosamente.
Riberto de Sousa Junior.

Postagem em destaque

Prefeitura de Araguari: o combate à dengue e a arte de priorizar amizades

Enquanto a epidemia de dengue avança, a Prefeitura de Araguari parece mais empenhada em agradar amigos do que em cuidar da saúde pública. A ...