Pessoas que compareceram a um sepultamento no domingo (21/07) viram a imagem chocante dos restos mortais depositados em um túmulo aberto no Cemitério do Senhor Bom Jesus. Túmulo não identificado e aberto expõe indevidamente os restos mortais de uma pessoa (foto: Observatório).
Atendendo ao pedido de leitores, a reportagem do Observatório compareceu por duas vezes na semana passada no Cemitério do Senhor Bom Jesus para conferir denúncias sobre as más condições do local.
Na quarta (24/07), foram confirmadas algumas denúncias sobre o acúmulo de lixo, inclusive de restos de caixões, em determinados pontos do Cemitério.
Além disso, a nossa reportagem deparou-se com uma cena desagradável. Um túmulo aberto, expondo, indevidamente, os restos mortais de uma pessoa, fato que já havia chocado pessoas que compareceram a um sepultamento no domingo (21). Verificou, ainda, que a situação decorreu da aparente falta de cuidados dos parentes da pessoa falecida com a manutenção do túmulo e da ausência de atuação da direção do Cemitério no sentido de notificá-los para cuidar da última morada do seu ente querido.
Caminhando pelo cemitério, a equipe do jornal constatou ainda que o problema pode ocorrer em outros locais. Isso porque alguns túmulos foram tampados apenas com lajotas (semelhantes às lajes de muros) sem o devido processo de assentamento (cola das lajotas com massa à base de cimento).
Na ocasião, o jornal ouviu o senhor Marcos (Marquinhos), assessor da Secretaria de Obras. Ele não negou a ocorrência do fato e de situações semelhantes. Contudo, ressaltou que “somente agora estamos conseguindo controlar. Não tinha organização. Está sendo feito um banco de dados para notificar as famílias. Segundo ele, a situação é responsabilidade da família.”.
Questionado se o fato não seria de responsabilidade da empreiteira, ele respondeu que “a empresa faz apenas a varrição e limpeza. Tem que ser notificada a família. Afirmou que irá mandar fechar o túmulo e verificar se a família irá cuidar da sua manutenção, sob pena da perda do direito ao espaço no cemitério.”.
Por fim, registrou que precisa de mais um tempo para organizar o cemitério. Solicitou um pouco de paciência à população araguarina, uma vez que, “pela grande quantidade de túmulos, o trabalho não é fácil”.
Na quinta-feira (25/07), a reportagem compareceu novamente ao local. O túmulo já estava tampado com as lajotas. Porém, a exemplo dos demais casos noticiados, não estavam devidamente assentadas. Com isso, os mesmos problemas poderão se repetir, uma vez que as lajotas poderão ser facilmente retiradas do local ou mudadas de posição, expondo novamente os restos mortais.
Sobre os problemas de manutenção, o administrador dos Cemitérios, Vanderlei Mariano, ouvido pelo blog Bastidores do Poder (www.politicaaraguarina.blogspot.com), afirmou que os serviços de manutenção ficaram prejudicados em face do vencimento do contrato anteriormente firmado com empreiteira.
A Secretaria de Obras providenciou o fechamento do túmulo com lajotas. Entretanto, não houve o assentamento das peças, o que poderá levar a nova exposição de restos mortais. (foto: Observatório). |
Rádio Viola - Araguari-MG - 100% caipira!
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Falta de cuidados no Cemitério
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Revolucionando a Ciência Política
O pensador Nicolau Maquiavel, ao escrever “O Príncipe”, não tinha a menor ideia do quanto seria politicamente útil aos governantes nomear um número excessivo de cargos comissionados.
Fonte: coluna "Matutando", jornal Observatório (30/07).
Mau cheiro incomoda moradores do Monte Moriá
Mau cheiro oriundo de estação de esgoto da SAE
incomoda moradores (foto: Observatório).
A alegria de
morar em casa nova tinha tudo para ser completa. Entretanto, alguns problemas
ainda incomodam os moradores do Residencial Monte Moriá. A ausência dos
serviços de correios, por exemplo, é um problema que atinge a todos eles.
O
Observatório, atendendo ao chamado desses moradores, verificou a ocorrência de
um problema específico dos que residem nas proximidades da estação de
bombeamento de esgoto daquela localidade. De acordo com eles, a referida estação
exala um forte mau cheiro. A senhora Divina Lúcia, por exemplo, afirma que, por
causa do problema, somente é possível almoçar com as portas da casa fechadas.
Ciente desse
fato, o jornal procurou informações junto à Superintendência de Água e Esgoto
(SAE). Naquela entidade, foi recebido
pela engenheira Sandra Salomão, que se prontificou a comparecer ao local para
verificar o ocorrido. Ressaltou que,
provavelmente, o mau cheiro oriundo da estação ocorre nos horários em
que a bomba para de funcionar. Comprometeu-se a “aumentar o suspiro” (altura da
saída), providência que, segundo ela, solucionaria o problema.
Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013)
Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013)
CARRINHO DE COMPRAS: Gastos com lanches e eventos
A Prefeitura estima gastar mais de R$ 304 mil com lanches (salgados, quitandas, refrigerantes, tortas, etc.) de agosto a dezembro deste ano.
Tortas doces recheadas não faltarão nos eventos: 100 quilos
na Saúde
e 50 unidades no Gabinete do Prefeito.
A Prefeitura realizou ontem (29) licitação para o fornecimento de lanches tipo coffee break para reuniões e eventos oficiais realizados pelas Secretarias de Educação, Trabalho e Ação Social, Gabinete e Saúde durante o restante do ano de 2013. Estima gastar, em menos de 5 meses, a importância de R$304.336,67 (trezentos e quatro mil e trezentos e trinta e seis reais e sessenta e sete centavos).
A Prefeitura realizou ontem (29) licitação para o fornecimento de lanches tipo coffee break para reuniões e eventos oficiais realizados pelas Secretarias de Educação, Trabalho e Ação Social, Gabinete e Saúde durante o restante do ano de 2013. Estima gastar, em menos de 5 meses, a importância de R$304.336,67 (trezentos e quatro mil e trezentos e trinta e seis reais e sessenta e sete centavos).
Entre os itens que serão
comprados, merecem destaque: 104.500 salgadinhos; 7.400 kg de quitandas; 4.180
garrafas de refrigerante de 2 litros (8.360 litros). Isso equivale ao consumo
diário, nos próximos cinco meses, de 696 salgadinhos, 49 kg de quitandas e 55
litros de refrigerante.
O cardápio não se resume a esses
itens. Também serão consumidos: sanduíches, sucos e até torta doce recheada com
nozes, sonho de valsa, frutas, com cobertura de chocolate, coco, leite
condensado, leite ninho e outras. Essa última iguaria (torta doce) será
consumida pela Secretaria de Saúde (100 kg) e Secretaria de Gabinete (50
unidades, sem especificação de peso unitário).
O edital do Pregão nº 067/2013
está disponível no site da Prefeitura (www.araguari.mg.gov.br).
Até o momento, não se sabe o nome da empresa vencedora da licitação.
Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013).
Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013).
Mais um “lixão”?
Um novo depósito irregular de lixo está surgindo ao lado do Residencial Portal
de Fátima (foto: Observatório).
Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013).
Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013).
Serviço mal feito
A menos de 200 metros do Palácio
dos Ferroviários, a Prefeitura, como parte das mudanças no trânsito da região,
criou um retorno, cortando a praça Gaioso Neves. Até aí, tudo bem.
O problema é que os serviços têm
todas as características de coisa improvisada e mal acabada. O retorno não foi
asfaltado. Nem sinalizado. Além disso, restos do banco da praça foram abandonados
no local. É a própria Prefeitura manchando a beleza do principal cartão postal
da cidade.
Fonte: jornal Observatório (30/07/2013).
Fonte: jornal Observatório (30/07/2013).
sábado, 27 de julho de 2013
Caso dos e-mails anônimos: entrevista com o advogado de dois dos envolvidos
Dr. Thiago Araújo, que vem acompanhando os supostos envolvidos no caso da divulgação de e-mails
contendo ofensas e ameaças ao procurador-geral do município (foto: Observatório)
Na
manhã de hoje, o jornal Observatório, com exclusividade, ouviu o doutor Thiago Araújo,
advogado do secretário de Agricultura, Jonalvo Absair Lopes, e do diretor de
Agricultura, Antônio Espigão, supostos mandantes da confecção e divulgação de
e-mail ofensivo à honra e à pessoa do procurador-geral do município, Leonardo
Borelli.
Inicialmente,
o advogado informou que seus clientes tiveram ciência da divulgação do e-mail.
Entretanto, negaram, inclusive perante a autoridade policial, ter participado desse
ato.
Em
seguida, informou que Leonardo Procópio prestava serviço informalmente à
Secretaria de Agricultura enquanto aguardava a criação de um cargo em comissão
para o qual seria nomeado. Essa prestação de serviço informal, de acordo com
envolvido, ocorreu com anuência do prefeito, Raul Belém, do procurador-geral,
Leonardo Borelli, e da diretora de Recursos Humanos, Mirian de Lima.
Ato
contínuo, esclareceu que a pessoa que enviou o e-mail assumiu a prática do ato.
Sobre a acusação de que os seus clientes teriam dado ordens para o envio do e-mail,
o advogado nega veementemente. Segundo ele, à exceção do depoimento do senhor
Leonardo Procópio, não existem provas nos autos de que a ordem tenha partido do
secretário e do diretor. Aduziu ainda que sequer foi feita perícia nos
computadores da Secretaria de Agricultura, ressaltando que as máquinas daquele
órgão podem ser acessadas por qualquer funcionário.
Argumentou,
ainda, que é necessário não haver precipitação por parte dos agentes políticos
e da mídia. Isso para não prejudicar ainda mais a imagem dos seus clientes. “Eles
não podem ser considerados culpados antes do devido processo legal”, concluiu o
advogado.
Questionado
sobre a possível motivação do senhor Leonardo Procópio para a prática do ato
investigado, o advogado afirmou que ele não se sentia satisfeito na Secretaria,
uma vez que já estava há dois meses sem receber, aguardando a nomeação para
cargo em comissão. De acordo com o
advogado, ele passava por situação financeira difícil, sendo que o próprio
secretário adquiriu mais de 500 reais em alimentos para ajudá-lo.
Acerca
da noticiada exoneração do secretário e do diretor, o advogado informou que ainda
não tinha conhecimento oficial ainda. Reconhece que os cargos são de livre
nomeação e exoneração, cabendo ao prefeito tomar a decisão que entender ser a
melhor. Afirma, contudo, que a exoneração pode até causar um maior desgaste
político ao prefeito. Cita o exemplo da ex-secretária de Saúde Iolanda Coelho,
que foi mantida no cargo pelo ex-prefeito Marcos Coelho durante as
investigações do “Caso do Marmitex”. Ao final, como nada ficou provado contra ela,
a sua eventual exoneração seria uma injustiça.
Por
fim, quanto à alegação de que a participação do secretário nos fatos teria
decorrido de uma sindicância aberta pelo procurador-geral para apurar possíveis
irregularidades na pasta da Agricultura, o advogado disse que não possui
informação oficial. O próprio secretário Jonalvo informou-lhe não ter sido
notificado da existência dessa sindicância. Ressaltou, ainda, que o secretário Jonalvo
sempre teve bom relacionamento com o prefeito e o procurador-geral, não havendo
motivos para participar da prática do ato sob investigação.
O jornal
Observatório continuará acompanhando as investigações. Ressaltamos que aqueles
que tiveram seus nomes referidos nesta reportagem terão, se quiserem, o direito
de também se manifestarem.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Jovem grávida morta após defender irmão autista: investigação revelará a verdade?
Uma jovem de 18 anos, grávida de 4 meses, perdeu a vida após uma abordagem da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na madrugada do dia 15 ...
-
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais abriu um procedimento para investigar possíveis ilegalidade e inconstitucionalidade em concur...
-
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) instaurou o processo nº 1112617/2021 para avaliar o Edital de Pregão Eletrônico nº 11...
-
Convênio firmado com a Sociedade Beneficente Sagrada Família (assinado pelo prefeito e o responsável pela entidade, ambos investigados por a...