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sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Falta de cuidados no Cemitério

Pessoas que compareceram a um sepultamento no domingo (21/07) viram a imagem chocante dos restos mortais depositados em um túmulo aberto no Cemitério do Senhor Bom Jesus.

Túmulo não identificado e aberto expõe indevidamente os restos
mortais de uma pessoa (foto: Observatório).


Atendendo ao pedido de leitores, a reportagem do Observatório compareceu por duas vezes na semana passada no Cemitério do Senhor Bom Jesus para conferir denúncias sobre as más condições do local.


Na quarta (24/07), foram confirmadas algumas denúncias sobre o acúmulo de lixo, inclusive de restos de caixões, em determinados pontos do Cemitério.

Além disso, a nossa reportagem deparou-se com uma cena desagradável. Um túmulo aberto, expondo, indevidamente, os restos mortais de uma pessoa, fato que já havia chocado pessoas que compareceram a um sepultamento no domingo (21). Verificou, ainda, que a situação decorreu da aparente falta de cuidados dos parentes da pessoa falecida com a manutenção do túmulo e da ausência de atuação da direção do Cemitério no sentido de notificá-los para cuidar da última morada do seu ente querido.

Caminhando pelo cemitério, a equipe do jornal constatou ainda que o problema pode ocorrer em outros locais. Isso porque alguns túmulos foram tampados apenas com lajotas (semelhantes às lajes de muros) sem o devido processo de assentamento (cola das lajotas com massa à base de cimento).

Na ocasião, o jornal ouviu o senhor Marcos (Marquinhos), assessor da Secretaria de Obras. Ele não negou a ocorrência do fato e de situações semelhantes. Contudo, ressaltou que “somente agora estamos conseguindo controlar. Não tinha organização. Está sendo feito um banco de dados para notificar as famílias. Segundo ele, a situação é responsabilidade da família.”.

Questionado se o fato não seria de responsabilidade da empreiteira, ele respondeu que “a empresa faz apenas a varrição e limpeza. Tem que ser notificada a família. Afirmou que irá mandar fechar o túmulo e verificar se a família irá cuidar da sua manutenção, sob pena da perda do direito ao espaço no cemitério.”.

Por fim, registrou que precisa de mais um tempo para organizar o cemitério. Solicitou um pouco de paciência à população araguarina, uma vez que, “pela grande quantidade de túmulos, o trabalho não é fácil”. 

Na quinta-feira (25/07), a reportagem compareceu novamente ao local. O túmulo já estava tampado com as lajotas. Porém, a exemplo dos demais casos noticiados, não estavam devidamente assentadas. Com isso, os mesmos problemas poderão se repetir, uma vez que as lajotas poderão ser facilmente retiradas do local ou mudadas de posição, expondo novamente os restos mortais.

Sobre os problemas de manutenção, o administrador dos Cemitérios, Vanderlei Mariano, ouvido pelo blog Bastidores do Poder (www.politicaaraguarina.blogspot.com), afirmou que os serviços de manutenção ficaram prejudicados em face do vencimento do contrato anteriormente firmado com empreiteira.
 A Secretaria de Obras providenciou o fechamento do túmulo com lajotas. Entretanto, não houve o assentamento das peças, o que poderá levar a nova exposição de restos mortais. (foto: Observatório).

Transcrito do jornal Observatório (30/07).

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Revolucionando a Ciência Política


O pensador Nicolau Maquiavel, ao escrever “O Príncipe”, não tinha a menor ideia do quanto seria politicamente útil aos governantes nomear um número excessivo de cargos comissionados.

Fonte: coluna "Matutando", jornal Observatório (30/07).

Mau cheiro incomoda moradores do Monte Moriá

      Mau cheiro oriundo de estação de esgoto da SAE incomoda moradores (foto: Observatório).

A alegria de morar em casa nova tinha tudo para ser completa. Entretanto, alguns problemas ainda incomodam os moradores do Residencial Monte Moriá. A ausência dos serviços de correios, por exemplo, é um problema que atinge a todos eles.

O Observatório, atendendo ao chamado desses moradores, verificou a ocorrência de um problema específico dos que residem nas proximidades da estação de bombeamento de esgoto daquela localidade. De acordo com eles, a referida estação exala um forte mau cheiro. A senhora Divina Lúcia, por exemplo, afirma que, por causa do problema, somente é possível almoçar com as portas da casa fechadas.


Ciente desse fato, o jornal procurou informações junto à Superintendência de Água e Esgoto (SAE).  Naquela entidade, foi recebido pela engenheira Sandra Salomão, que se prontificou a comparecer ao local para verificar o ocorrido. Ressaltou que,  provavelmente, o mau cheiro oriundo da estação ocorre nos horários em que a bomba para de funcionar. Comprometeu-se a “aumentar o suspiro” (altura da saída), providência que, segundo ela, solucionaria o problema.

Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013)

CARRINHO DE COMPRAS: Gastos com lanches e eventos


A Prefeitura estima gastar mais de R$ 304 mil com lanches (salgados, quitandas, refrigerantes, tortas, etc.) de agosto a dezembro deste ano.
Tortas doces recheadas não faltarão nos eventos: 100 quilos na Saúde 
e 50 unidades no Gabinete do Prefeito.


A Prefeitura realizou ontem (29) licitação para o fornecimento de lanches tipo coffee break para reuniões e eventos oficiais realizados pelas Secretarias de Educação, Trabalho e Ação Social, Gabinete e Saúde durante o restante do ano de 2013. Estima gastar, em menos de 5 meses, a importância de R$304.336,67 (trezentos e quatro mil e trezentos e trinta e seis reais e sessenta e sete centavos).

Entre os itens que serão comprados, merecem destaque: 104.500 salgadinhos; 7.400 kg de quitandas; 4.180 garrafas de refrigerante de 2 litros (8.360 litros). Isso equivale ao consumo diário, nos próximos cinco meses, de 696 salgadinhos, 49 kg de quitandas e 55 litros de refrigerante.

O cardápio não se resume a esses itens. Também serão consumidos: sanduíches, sucos e até torta doce recheada com nozes, sonho de valsa, frutas, com cobertura de chocolate, coco, leite condensado, leite ninho e outras. Essa última iguaria (torta doce) será consumida pela Secretaria de Saúde (100 kg) e Secretaria de Gabinete (50 unidades, sem especificação de peso unitário).


O edital do Pregão nº 067/2013 está disponível no site da Prefeitura (www.araguari.mg.gov.br). Até o momento, não se sabe o nome da empresa vencedora da licitação.

Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013).

Mais um “lixão”?



Um novo depósito irregular de lixo está surgindo ao lado do Residencial Portal de Fátima (foto: Observatório).

Transcrito do jornal Observatório (30/07/2013).

Serviço mal feito



A menos de 200 metros do Palácio dos Ferroviários, a Prefeitura, como parte das mudanças no trânsito da região, criou um retorno, cortando a praça Gaioso Neves. Até aí, tudo bem.

O problema é que os serviços têm todas as características de coisa improvisada e mal acabada. O retorno não foi asfaltado. Nem sinalizado. Além disso, restos do banco da praça foram abandonados no local. É a própria Prefeitura manchando a beleza do principal cartão postal da cidade.
Fonte: jornal Observatório (30/07/2013).

sábado, 27 de julho de 2013

Caso dos e-mails anônimos: entrevista com o advogado de dois dos envolvidos


           
Dr. Thiago Araújo, que vem acompanhando os supostos envolvidos no caso da divulgação de e-mails
contendo ofensas e ameaças ao procurador-geral do município (foto: Observatório)

Na manhã de hoje, o jornal Observatório, com exclusividade, ouviu o doutor Thiago Araújo, advogado do secretário de Agricultura, Jonalvo Absair Lopes, e do diretor de Agricultura, Antônio Espigão, supostos mandantes da confecção e divulgação de e-mail ofensivo à honra e à pessoa do procurador-geral do município, Leonardo Borelli.

Inicialmente, o advogado informou que seus clientes tiveram ciência da divulgação do e-mail. Entretanto, negaram, inclusive perante a autoridade policial, ter participado desse ato.

Em seguida, informou que Leonardo Procópio prestava serviço informalmente à Secretaria de Agricultura enquanto aguardava a criação de um cargo em comissão para o qual seria nomeado. Essa prestação de serviço informal, de acordo com envolvido, ocorreu com anuência do prefeito, Raul Belém, do procurador-geral, Leonardo Borelli, e da diretora de Recursos Humanos, Mirian de Lima.

Ato contínuo, esclareceu que a pessoa que enviou o e-mail assumiu a prática do ato. Sobre a acusação de que os seus clientes teriam dado ordens para o envio do e-mail, o advogado nega veementemente. Segundo ele, à exceção do depoimento do senhor Leonardo Procópio, não existem provas nos autos de que a ordem tenha partido do secretário e do diretor. Aduziu ainda que sequer foi feita perícia nos computadores da Secretaria de Agricultura, ressaltando que as máquinas daquele órgão podem ser acessadas por qualquer funcionário.

Argumentou, ainda, que é necessário não haver precipitação por parte dos agentes políticos e da mídia. Isso para não prejudicar ainda mais a imagem dos seus clientes. “Eles não podem ser considerados culpados antes do devido processo legal”, concluiu o advogado.

Questionado sobre a possível motivação do senhor Leonardo Procópio para a prática do ato investigado, o advogado afirmou que ele não se sentia satisfeito na Secretaria, uma vez que já estava há dois meses sem receber, aguardando a nomeação para cargo em comissão.  De acordo com o advogado, ele passava por situação financeira difícil, sendo que o próprio secretário adquiriu mais de 500 reais em alimentos para ajudá-lo.

Acerca da noticiada exoneração do secretário e do diretor, o advogado informou que ainda não tinha conhecimento oficial ainda. Reconhece que os cargos são de livre nomeação e exoneração, cabendo ao prefeito tomar a decisão que entender ser a melhor. Afirma, contudo, que a exoneração pode até causar um maior desgaste político ao prefeito. Cita o exemplo da ex-secretária de Saúde Iolanda Coelho, que foi mantida no cargo pelo ex-prefeito Marcos Coelho durante as investigações do “Caso do Marmitex”. Ao final, como nada ficou provado contra ela, a sua eventual exoneração seria uma injustiça.

Por fim, quanto à alegação de que a participação do secretário nos fatos teria decorrido de uma sindicância aberta pelo procurador-geral para apurar possíveis irregularidades na pasta da Agricultura, o advogado disse que não possui informação oficial. O próprio secretário Jonalvo informou-lhe não ter sido notificado da existência dessa sindicância. Ressaltou, ainda, que o secretário Jonalvo sempre teve bom relacionamento com o prefeito e o procurador-geral, não havendo motivos para participar da prática do ato sob investigação.

O jornal Observatório continuará acompanhando as investigações. Ressaltamos que aqueles que tiveram seus nomes referidos nesta reportagem terão, se quiserem, o direito de também se manifestarem.

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